Como consertar alto uso de CPU e disco pelo servidor Broadcast DVR (bcastdvr.exe)

Você deve ter notado que o Windows 10 tem um processo bastante duvidoso chamado Servidor de transmissão de DVR (bcastdvr.exe) . Se você está preocupado em ser um malware disfarçado, não o faça. É um processo legítimo do Windows 10.

Transmitir DVR servidor é parte de um recurso legítimo do Windows 10 chamado Game DVR. O objetivo deste serviço é permitir que os usuários capturem e gravem o jogo por meio do aplicativo Xbox. No PC, o recurso Game DVR é quase idêntico ao que o Xbox One e o PS4 têm há anos. Dá-lhe a possibilidade de gravar silenciosamente a jogabilidade do PC em segundo plano enquanto joga os seus jogos favoritos. O Broadcast DVR fará todo o trabalho, mesmo se você optar por transmitir diretamente o seu jogo online.

Normalmente, o bcastdvr.exe só consumirá recursos do sistema quando você gravar algo. Caso contrário, ele deve ser executado silenciosamente em segundo plano, sem afetar o desempenho geral do PC. No entanto, o recurso acabou sendo problemático para muitos usuários. Mesmo que você feche o processo do Gerenciador de Tarefas, ele se abrirá assim que você retornar ao jogo. Você pode tolerar esse processo se tiver um equipamento estelar, mas se estiver trabalhando com um PC de gama média a baixa, você realmente pode pagar um devorador de memória como este.

A culpa é do DVR do jogo?

Se você estiver experimentando um lag paralisante durante o jogo, vale a pena determinar se o DVR do jogo está realmente consumindo os recursos do sistema. Uma maneira rápida de determinar se esse é o caso é abrindo Gerenciador de tarefas (Ctrl + Shift + Esc) e veja se você consegue identificá-lo sob Processos em segundo plano. Lembre-se de que este recurso pode ser desativado pelo Windows se determinar que o seu PC não atende aos requisitos de hardware para usar o DVR do jogo.

Lembre-se de que o processo está programado para fechar automaticamente quando não estiver em uso. Você literalmente tem segundos para ver o uso de memória antes de fechar sozinho. Mesmo se você conseguir fechar o processo manualmente no Gerenciador de Tarefas durante esse curto período, ele será reaberto depois de apenas alguns segundos.

Se você identificar que o servidor Broadcast DVR está consumindo muitos recursos do sistema, provavelmente é porque o Game DVR está configurado para gravar automaticamente o jogo em segundo plano assim que você iniciar um jogo. Também pode ser que você tenha habilitado o serviço por engano na barra de jogo.

Nota: Se você não atualizou o Windows 10 com o Fall Creators Update, o consumo excessivo de memória por Game DVR também pode ser o resultado de uma falha. A Microsoft anunciou que o problema foi corrigido com uma atualização de segurança. Antes de fazer qualquer outra coisa, verifique se você está executando a versão mais recente do Windows 10.

Desativando o servidor Broadcast DVR (bcastdvr.exe)

Se você é um usuário ativo do Game DVR e o usa para fins de gravação ou transmissão, não é recomendável desativar o serviço. Mesmo que consuma muitos recursos, ainda é muito melhor do que qualquer outra solução de terceiros capaz de gravar a jogabilidade.

Mas se você não usar o serviço de forma alguma, não faz sentido continuar permitindo que ele consuma recursos do sistema. Felizmente, você pode desativá-lo facilmente com algumas etapas simples. Aqui está um guia rápido:

Nota: Desligar a função Game DVR não prejudicará ou limitará o seu sistema de forma alguma.

1. Clique no Ícone de início no canto inferior esquerdo e acesse o Configurações aplicativo.
  2. Depois de entrar Configurações do Windows , role totalmente para baixo e clique em Jogos .
  3. Clique no Barra de jogo guia e desabilite a alternância em Grave clipes de jogos, capturas de tela e transmita usando a barra de jogos.
  4. Agora mude para o DVR do jogo aba. Desligue a chave em Gravação de fundo e aquele sob Áudio gravado .
  5. Reinicie o seu PC ou saia e faça login novamente para que as alterações tenham efeito.

É isso aí. O DVR do jogo agora está permanentemente desativado. Se decidir usá-lo, você pode facilmente fazer a engenharia reversa das etapas acima e reativar o recurso novamente.