Correção: o Safari não consegue estabelecer uma conexão segura com o servidor

Houve relatos estranhos sobre como o Safari simplesmente para de funcionar (ou decide trabalhar seletivamente) após um determinado período. É estranho como um navegador funcionaria perfeitamente e, de repente, decidisse escolher onde e quando funcionar. Muitos usuários de Mac encontraram esse bug / engate estranho. Alguns sites abririam sem problemas no Safari, enquanto em outros diretamente você será atingido pelo agora famoso “O Safari não consegue estabelecer uma conexão segura com o servidor” erro.

2016-04-27_101628

Possível causa 1: DNS dos ISPs

Clique no ícone Apple e escolha Preferências do Sistema. Em seguida, clique no ícone Rede e escolha Avançado. Clique na guia DNS e remova todas as entradas do painel esquerdo, clique no símbolo + e adicione 8.8.8.8 e clique no símbolo mais novamente para adicionar 8.8.4.4.

Possível causa 2: criptografia fraca

Quando uma criptografia fraca é detectada, o Safari é cortado instantaneamente da conexão (ainda não foi determinado o que detecta a criptografia fraca primeiro entre o Safari e o sistema Mac). Mas todos sabemos que, para nossa privacidade e segurança, os sites devem ser acoplados a uma criptografia forte antes que uma conexão com a web possa ser estabelecida incondicionalmente. Isso foi especialmente enfatizado depois que os esforços do OS X Yosemite (Versão 10.10.4) e do iOS 8.4 foram aprimorados com aprimoramentos de segurança extras. Portanto, uma vez que as criptografias fracas (ou o que quer que o sistema presuma ser fraco) sejam atendidas, o Safari não poderá se conectar. É assim que “O Safari não pode estabelecer uma conexão segura para o servidor ” o erro acontece.

Agora vamos ver se podemos resolver isso de uma vez por todas. Depois que uma questão sobre criptografia é resolvida, o primeiro lugar para buscar uma explicação são os certificados. Veja como contornar isso

Você enfrenta o erro no Safari, mas não em outros navegadores. Abra o site bloqueado (Facebook e Twitter são suspeitos populares) em outro navegador. Raposa de fogo. Uma vez aberto, próximo ao URL, você identificará um pequeno cadeado verde. Clique nisso. Na janela emergente, clique no botão “mais informações”.

2016-04-27_140920

Você deve pousar em outra janela. Aqui, também clique na guia Segurança situada no lado direito. Agora clique em “mostrar certificado”. Alterne para a guia Detalhes.

Você verá o certificado atual do site que abriu. A sintaxe deve ser mais ou menos assim: “Autoridade de certificação primária pública VeriSign Classe 3 - certificado G5”

2016-04-27_141342

Em seguida, abra o chaveiro. Você pode fazer isso clicando em CMD + Barra de Espaço; em seguida, insira “Keychain”. OU vá para Utilitários e acesse Chaveiro de lá.

Então clique em raízes do sistema para todas as entradas. Você encontrará aqui seu certificado e terá uma cruz azul marcada nele. Clique duas vezes nele e outra janela aparecerá. Você tem a opção de escolher um configuração de sistema , sempre aprovar ou sempre rejeite .

Você perceberá que o problema era o certificado o tempo todo. Normalmente, um certificado será bloqueado no servidor de e-mail e impedirá que qualquer outro site o use. (Seu servidor de e-mail deve ser a entrada começando com “ smtp 'Prefixo e terminando com um' .dk ”Sufixo. Por que o certificado seria bloqueado para o servidor de e-mail é tão bom quanto se possa imaginar.

Altere a autenticação do certificado para “Configuração do sistema”

Ai está! Todas as páginas de que você precisa serão carregadas perfeitamente no Safari. Problema resolvido.

NOTA: As etapas acima podem variar ligeiramente dependendo do tipo de navegador em uso (é claro, exceto o próprio Safari)

Possível causa 3: Antivírus

Se você não tem a tarefa de mexer com os certificados, pode ser uma boa ideia primeiro verificar o antivírus instalado em sua máquina. Usualmente, Avast é um culpado notório nesta frente. Desligue o Web Shield e veja o que acontece. Provavelmente, o Safari se conectará instantaneamente aos sites proibidos anteriormente. Você estará instalado e funcionando, mas ainda assim, não há explicação de por que o Safari funcionou antes e parou repentinamente. Boa sorte com isso.

Possível causa 4: IPv6

Se a opção 2 ainda não funcionou para você e você não quer se aprofundar em certificados e outras coisas, tente isolar o dispositivo da rede wi-fi que está usando. Conecte-o a outra rede Wi-Fi e veja se tudo abre perfeitamente. Se você puder se conectar a todos os sites, incluindo os previamente bloqueados, desligue o IPv6 no seu roteador (se disponível) e via Preferências do Sistema -> Rede -> Sua rede -> Avançado -> Desative o IPv6 aqui selecionando-o como “Manualmente”

2016-04-27_142017