A última atualização cumulativa do Windows 10 1903 da Microsoft adiciona bugs ao Windows Server, mas há soluções rápidas disponíveis

janelas / A última atualização cumulativa do Windows 10 1903 da Microsoft adiciona bugs ao Windows Server, mas há soluções rápidas disponíveis 4 minutos lidos

Windows 10



A mais recente atualização estável e cumulativa da Microsoft para o sistema operacional Windows 10, a atualização do Windows 10 de maio de 2019 lançada no início deste ano. Embora a implantação da atualização tenha sido bastante tranquila, vários usuários estão enfrentando bugs e problemas estranhos . Embora tal ocorrência não seja nova para grandes atualizações de recursos do Windows 10, os usuários afirmam que a última atualização do Windows 10 de maio de 2019 ou 1903 é particularmente perturbadora. O bug mais recente descoberto na atualização do Windows 1903 não afeta um grande número de usuários. No entanto, não importa quão poucos usuários possam ser potencialmente afetados, as atualizações para o sistema operacional Windows mais recente devem abordar bugs e trazer correções, e não adicionar problemas, lamentam os usuários.

O problema mais recente enfrentado por um pequeno grupo de usuários é com as imagens do Pre-boot Execution Environment (PXE) do Windows Deployment Services (WDS) ou do System Center Configuration Manager (SCCM). Estas são plataformas essencialmente especiais. Em palavras simples, o problema pode ser potencialmente enfrentado por usuários que usam o Windows Server, uma versão especializada do sistema operacional Windows que os administradores de servidor usam.



Desnecessário acrescentar que certamente não são usuários comuns do sistema operacional Windows. No entanto, para esses cenários de casos especiais, quando eles são necessários, alguns usuários do Windows 10 Server afirmam que a última atualização do Windows 10 de maio de 2019 ou 1903 impede o carregamento correto das plataformas. Além disso, o problema afeta todas as versões estáveis ​​do Windows 10, incluindo 1903, 1809 e 1709.



Aliás, A Microsoft reconheceu oficialmente o problema . No entanto, a ocorrência deste novo problema é potencialmente enfrentada por muito poucos usuários selecionados, a correção pode não ser priorizada, temem alguns especialistas. Ainda assim, os engenheiros da Microsoft foram bastante rápidos em oferecer uma solução alternativa para o problema que os usuários podem enfrentar no PXE e no SCCM.



A atualização do Windows 10 de maio de 2019 1903 faz com que plataformas de casos especiais como PXE e SCCM falhem na inicialização:

Após a instalação da última atualização do Windows 10 de maio de 2019 1903, alguns usuários que contam com imagens do Pre-boot Execution Environment (PXE) do Windows Deployment Services (WDS) ou System Center Configuration Manager (SCCM), alegaram que o sistema simplesmente falhou para arrancar. A falha de inicialização resulta no aparecimento do erro 0xc0000001 mais temido e enigmático. Esse erro pode ser o resultado de vários problemas estranhos, muitos dos quais não têm nada a ver com as ações do usuário. Algumas das causas mais comuns para o erro 0xc0000001 aparecer são arquivos de sistema corrompidos ou memória danificada. Este erro também pode ser causado por um arquivo de sistema SAM (Security Account Manager) danificado ou ausente.

A propósito, existem várias soluções recomendadas para corrigir o temido erro 0xc0000001. Remover um componente de hardware recém-conectado ou desinstalar o software instalado recentemente é o mais comum. A Microsoft recomenda o uso de sua ferramenta ‘Reparo de inicialização’ e também no ambiente de recuperação do Windows. Desnecessário mencionar que esta etapa requer a criação de uma mídia de inicialização especial. Uma das soluções menos recomendadas, mas viáveis, que os usuários podem experimentar no final, é usar o recurso 'Restauração do Sistema' que reverte a instalação do Windows para o último estado estável e funcional conhecido.

Essencialmente, o erro 0xc0000001 não oferece muita clareza sobre o que poderia ter dado errado. Portanto, os poucos usuários que enfrentaram esse problema após instalar a última atualização do Windows 10 de maio de 2019 1903 ficaram bastante confusos. A Microsoft tomou conhecimento do problema. O fabricante do sistema operacional Windows adicionou o problema à lista de problemas conhecidos. Aliás, o problema surgiu depois que os usuários do Windows 10 instalaram a grande atualização cumulativa marcada oficialmente como KB4507453 . Apesar de reconhecer o problema, a Microsoft observou,

“Dispositivos que inicializam usando imagens Preboot Execution Environment (PXE) dos Serviços de Implantação do Windows (WDS) ou System Center Configuration Manager (SCCM) podem falhar ao iniciar com o erro“ Status: 0xc0000001, Info: Um dispositivo necessário não está conectado ou não pode ser acessado ”após instalar esta atualização em um servidor WDS.”

A Microsoft promete resolução do problema de ‘Falha ao inicializar no PXE e SCCM’:

O problema claramente não será enfrentado por usuários comuns. Conforme mencionado acima, muito poucos usuários do sistema operacional Windows 10 provavelmente encontrarão o erro 0xc0000001 após instalar a atualização mais recente do Windows 10 de maio de 2019 1903. No entanto, a Microsoft não apenas reconheceu rapidamente o problema, mas também confirmou que está trabalhando em uma resolução e fornecerá uma atualização em um próximo lançamento. Além disso, os engenheiros da Microsoft ofereceram uma solução temporária para garantir que as plataformas específicas inicializassem o sistema operacional Windows 10 Server.

Solução alternativa para sistemas em um servidor SCCM:

  1. Verifique se a extensão da janela variável está ativada. (Esta configuração não está disponível no Windows Server 2008 SP2 ou Windows Server 2008 R2 SP1)
  2. Defina os valores de Tamanho do bloco TFTP para 4096 e Tamanho da janela TFTP para 1 . Para obter orientação sobre como configurá-los, Vejo Personalize o bloco TFTP RamDisk e os tamanhos de janela em pontos de distribuição habilitados para PXE.

Observação: tente os valores padrão para Tamanho do bloco TFTP e Tamanho da janela TFTP primeiro, mas dependendo do ambiente e das configurações gerais, pode ser necessário ajustá-los para sua configuração. Você também pode tentar o Habilite um PXE responder sem serviço de implantação do Windows configuração. Para obter mais informações sobre esta configuração, Vejo Instale e configure pontos de distribuição no Configuration Manager.

Solução alternativa para sistemas que dependem do servidor WDS sem SCCM:

  1. Nas configurações WDS TFTP, verifique se a extensão da janela variável está ativada. (Esta configuração não está disponível no Windows Server 2008 SP2 ou Windows Server 2008 R2 SP1)
  2. Nos dados de configuração de inicialização (BCD) da imagem importada, defina RamDiskTFTPBlockSize como 1456.
  3. No BCD da imagem importada, defina RamDiskTFTPWindowSize como 4.

Observação: tente os valores padrão para RamDiskTFTPBlockSize e RamDiskTFTPWindowSize primeiro, mas dependendo do ambiente e das configurações gerais, pode ser necessário ajustá-los para sua configuração.

Com a atualização do Windows 10 de maio de 2019 1903, a Microsoft basicamente transferiu o controle sobre a instalação:

A Microsoft testou o Windows 10 versão 1903 rigorosamente por meses. A última atualização de recurso do Windows 10 passou algumas semanas adicionais no Release Preview Ring também, antes de ser lançada para a população em geral. Em palavras simples, a Microsoft foi excepcionalmente cuidadosa ao desenvolver, testar e entregar a última atualização estável para o Windows 10 OS.

Com a atualização do Windows 10 de maio de 2019 1903, a Microsoft devolveu o controle aos usuários. Ele prometeu acabar com a instalação automática ou aparentemente forçada de atualizações. Os usuários do Windows 10 agora podem escolher explicitamente se desejam atualizar seu dispositivo ao clicar no botão “verificar se há atualizações”. Eles podem optar por atrasar a instalação das atualizações, mas por 35 dias no máximo.

Tag Microsoft janelas