Como montar sua GPU verticalmente em qualquer caixa de PC

A montagem vertical de sua GPU é uma das coisas mais extravagantes que você pode fazer para deixar seu PC esteticamente bonito. Se sua placa gráfica possui iluminação RGB, ou se você se esforçou e instalou um refrigerante de água personalizado, provavelmente não o quer voltado para baixo.

GPU montada verticalmente

Muitos gabinetes de PC suportam montagem de GPU vertical, mas eles são bastante caros, e se você já tem um gabinete de que gosta, as chances de trocá-lo são muito baixas.

Isso deixa você com apenas uma opção - encontrar uma maneira mágica de montar sua GPU verticalmente. Se você é um desses entusiastas, não se preocupe, estamos aqui para orientá-lo.

Então, sem mais delongas, vamos começar!

Por que você montaria sua GPU verticalmente?

Se você tem os gráficos mais recentes com iluminação RGB sofisticada e um design bonito, a melhor maneira de exibir sua beleza é montá-lo verticalmente. No entanto, vale ressaltar que não apresenta nenhuma vantagem particular além da estética.

GPU de montagem vertical ocupando muito espaço.

Embora a placa de vídeo montada verticalmente tenha um certo apelo, ela pode bloquear todos os slots PCIe da placa-mãe. Além disso, você pode bloquear o fluxo de ar potencial para sua placa de vídeo, porque pode ficar um pouco quente, especialmente no verão.

Mas hey, você não está aqui para ouvir todos os aspectos negativos da montagem vertical de sua GPU. Então, vamos pular para o curso principal.

Dicas para montar GPU verticalmente

Antes de embarcar nessa jornada, existem algumas dicas que você deve levar em consideração antes de montar sua GPU verticalmente.

• A placa gráfica montada verticalmente tende a bloquear o fluxo de ar potencial no gabinete do PC. Para evitar isso, é melhor instalar um exaustor na parte traseira e dois ventiladores de admissão na parte frontal do gabinete.
  • A largura da sua placa gráfica não deve exceder 2,5 a 2,7 da largura do slot. Se a sua placa gráfica for maior, recomendamos comprar outro gabinete com suporte de montagem vertical para evitar o bloqueio do fluxo de ar. Isso ocorre porque se sua GPU bloquear mais espaço, seus ventiladores irão operar em uma frequência e voltagem mais altas devido ao congestionamento. Como consequência, sua placa de vídeo sofrerá com temperaturas mais altas.

Agora que você sabe o que deve ser considerado, vamos passar para o jogo principal!

Como fazer isso?

Há alguns problemas com alguns casos ao montar sua GPU verticalmente - ou eles ficam muito próximos dos painéis laterais ou obstruem sua placa de vídeo se você tiver uma placa de dois slots.

Mas como você não quer mudar o seu gabinete e quer uma montagem vertical de qualquer maneira, a melhor maneira de fazer isso é usar um adaptador de montagem vertical pós-venda.

Existem muitas opções para escolher, então tudo depende de sua preferência pessoal. Depois de selecionar um adaptador de montagem vertical pós-venda que melhor se adapte ao seu orçamento, podemos prosseguir para a próxima etapa.

Etapa 1: Unboxing

Esta é uma etapa bastante genérica em que você apenas desembala seu adaptador de montagem vertical de reposição. Por que estamos mencionando esta etapa? Porque você deve saber quais peças de equipamento você receberá.

O primeiro componente que você encontrará é uma placa riser - cabo PCIe expresso que conectará sua placa de vídeo à placa-mãe.

Em seguida, você verá uma porta de tela de 90 graus porque, da maneira como sua GPU será montada, ela ficará um pouco recuada no gabinete, então você precisa ser capaz de alcançá-la para acessibilidade. Dependendo do produto pós-venda que você escolher, você pode obter dois cabos de porta de tela de 90 graus, o que é bom.

Depois disso, você encontrará a própria placa adaptadora com alguns parafusos. Muito legal, certo?

Observe que a maioria dos adaptadores de reposição ocupam cerca de sete slots, então você precisa se certificar de que seu gabinete tem sete slots disponíveis . Depois disso, vamos passar para a próxima etapa.

Etapa 2: anexando a placa adaptadora

Os entalhes na placa ficarão de frente para o lado da placa-mãe e ela se encaixará no seu gabinete. Você saberá quando ele estiver conectado perfeitamente. Em seguida, você aparafusa a placa com os parafusos normais que usaria para montar qualquer adaptador PCIe.

Antes de colocar a placa, certifique-se de conectar a parte inferior da placa à placa adaptadora. Esta parte inferior é essencial porque é onde sua placa riser será montada.

Alinhe os orifícios dos parafusos em ambas as placas e use os parafusos fornecidos para conectar as duas placas. Muito simples, certo?

Placa riser conectada à placa inferior.

Etapa 3: conectar a placa riser

Depois de conectar a peça inferior, alinhe os orifícios da placa riser com a peça inferior. Certifique-se de que a placa riser esteja alinhada perfeitamente. Em seguida, basta usar os parafusos para apertar.

Etapa 4: Conecte a placa gráfica

Até agora, tudo bem, certo? Esta etapa é muito simples. Conecte sua placa gráfica à placa riser e use parafusos para apertá-la.

O processo de conexão é muito semelhante ao da conexão horizontal da GPU. Depois de fazer isso, sua montagem vertical está pronta para ser instalada em seu gabinete.

Conexão da GPU na placa riser.

Etapa 5: o final

A última etapa requer que você conecte a fita do cabo riser à placa-mãe. Quando você tiver feito isso, simplesmente conecte o suporte de montagem em sua caixa e aperte-o com parafusos.

Parabéns! Você transformou o visual do seu PC da idade da pedra para um visual mais moderno e chamativo!

Pensamentos finais

Agora que você sabe como montar sua GPU verticalmente em qualquer caixa de PC, pode exibi-la para seus amigos ou assinantes.

Então, o que você está esperando? Obtenha um adaptador de montagem vertical e torne o seu PC esteticamente agradável com OCD.