Análise do SSD para jogos WD Black SN750 NVMe

Componentes / Análise do SSD para jogos WD Black SN750 NVMe 7 minutos lidos

Com o passar do tempo, os entusiastas do PC estão procurando mais maneiras de aprimorar sua experiência de todas as maneiras possíveis. Na maioria das vezes, essas compras de hardware de ponta vêm com alguns problemas indesejados que devem ser levados em consideração. Para ajudar esses fanáticos em sua busca pelas melhores peças, a Western Digital apresentou o SN750 NVMe. O SN750 é caro e poderoso com o alvo do mercado consumidor de jogadores em sua mira. Ele oferece desempenho de alta qualidade não apenas para os jogadores, mas também para os entusiastas de hardware.



WD Black SN750 NVMe

Excelente desempenho

  • Vem com Acronis True Image que permite clonar a unidade existente
  • Velocidades de transferência sequencial muito altas
  • Consumo de energia e controle de temperatura muito eficientes
  • O modo de jogo permite desempenho ainda melhor em alta potência constante
  • Nenhum aumento significativo de desempenho em relação ao modelo anterior

Flash NAND : SanDisk 64 layer 3D | Controlador: Sandisk 20-82-007011 | Interface: PCIe 3.0 x4 NVMe | Fator de forma: M.2 2280 | Capacidades Disponíveis : 256 GB, 500 GB, 1 TB, 2 TB



VEREDITO: Um SSD extremamente bem projetado com o controlador Sandisk 20-82-007011 e NAND de 64 camadas. O SN750 funciona bem sob pressão e consegue controlar a temperatura com gerenciamento de energia eficiente. Embora não tenha muito aumento de desempenho do modelo anterior, este novo funcionará maravilhosamente por horas contínuas com estrangulamento mínimo.



Verifique o preço

Não sai barato, entretanto, o SN750 NVMe consegue atingir níveis de desempenho extremamente altos. Esta unidade não apenas fala do desempenho máximo, mas também tem uma boa aparência ao fazê-lo. As cores disponíveis com a opção de modificação do dissipador de calor não prejudicam em nada a estética.



WD Black SN750 NVMe em toda a sua glória!

O SN750 NVMe vem com vários tamanhos que vão até 2 TB, com os de menor capacidade de armazenamento sendo bastante amigáveis ​​no bolso. Após o lançamento do SSD da geração atual, a WD também anunciou que essas unidades estarão disponíveis com e sem o dissipador de calor. Para o público que procura cada grama de suco no SN750, também há um 'modo de jogo'. Isso ajuda a minimizar o atraso de alternar para desempenho máximo a partir de um estado inicial de baixa energia. Além disso, as atualizações de firmware ajudam a maximizar as classificações de desempenho, dando a este SSD o impulso de que ele precisa. Com tudo isso e o NAND 3D de 64 camadas, o SN750 é capaz de superar muitos de seus rivais. O aumento de desempenho, juntamente com as velocidades de leitura e gravação de mais de 3 Gb / s, ajudam o SN750 a deixar sua marca.

Embora o SN750 ofereça velocidades de leitura e gravação sequenciais muito maiores do que a geração anterior, descobrimos que, na verdade, não houve um aumento significativo no desempenho. A Western Digital usou o mesmo controlador Sandisk da geração anterior, com alguns bônus adicionais. Isso resultou em aumentos de desempenho que realmente não se destacaram da geração anterior. As velocidades de leitura e gravação sequenciais excedem 3 Gbps, mas, com a tecnologia atual, apenas a pista PCIe 3.0 x4 pode aproveitar totalmente essa velocidade. Portanto, certifique-se de ter essa interface disponível, caso contrário, o SN750 será apenas uma perda de dinheiro.



O SN750 faz muito mais, então vamos mergulhar em detalhes e ver o que a WD criou com sua unidade de nova geração.

Especificações e recursos

O SN750 SSD está disponível em tamanhos de volume de 250 GB, 500 GB, 1 TB e 2 TB. Este SSD oferece um pico de velocidade de leitura de até 3.400 Mbps e um pico de velocidade de gravação de 2.800 Mbps. Se compreender a magnitude desses números é um pouco exagerado para você, compare-os com a velocidade de leitura e gravação sequencial do SATA III, que oferece apenas um máximo de 600 Mbps. Nossos testes descobriram que as classificações de desempenho e velocidade parecem variar conforme aumentamos o tamanho de 250 GB para 1 TB. No entanto, o desempenho será como nenhum outro e você não ficará insatisfeito. Ele usa slots de interface PCIe 3.0 x4 M.2, então você pode precisar ter certeza de que sua placa-mãe suporta isso. As interfaces M.2 são capazes de entreter larguras de banda muito maiores com as pistas PCIe de suas contrapartes SATA.

Desenho Físico

A Sandisk usa seu próprio controlador, o controlador Sandisk 20-82-007011, e seu próprio NAND IP com os protocolos NVMe mais recentes. Há pouco mais de dois anos, a WD adquiriu com sucesso a Sandisk na esperança de colocar as mãos nesta tecnologia mais recente. Isso resultou na WD nos dando altas velocidades de mais de 3 Gbps nas interfaces PCIe 3.0 x4. Anteriormente, a WD havia declarado que eles usarão esses controladores recém-adquiridos para suas unidades de geração futura. Esta compra provou ser muito proveitosa para a WD, pois eles têm se mantido atualizados com o melhor hardware. O SN750 NVMe usa este controlador 20-82-007011 e o NAND 3D de 64 camadas da Sandisk.

No lançamento do SN750 NVMe, a WD também anunciou que lançará um modelo mais tarde com um dissipador de calor, o que eles fizeram. O dissipador de calor é feito de alumínio que mantém as baixas temperaturas por mais tempo. WD afirmou que, com o modelo de dissipador de calor, o SN750 será capaz de conduzir cargas mais altas e desempenho de pico por períodos de tempo 3 vezes mais longos. Os testes mostraram que o modelo com dissipador de calor foi capaz de manter a temperatura operacional de carga normal 20 ° C mais baixa do que o modelo sem dissipador de calor. Com o dissipador de calor adicionado, não é apenas o melhor controle de temperatura, mas também o design elegante do alumínio que o acompanha. O dissipador de calor fica ótimo com as cores branca e preta e é capaz de complementar os outros componentes do seu PC de design geral.

O software

A unidade SN750 apresenta um painel mais novo e atualizado chamado WD Black SSD Dashboard. Anteriormente, isso era conhecido como Sandisk Dashboard, mas mudou quando a WD adquiriu a Sandisk. Este modelo atualizado oferece todos os recursos necessários que você esperaria para monitorar o status do SSD. Isso inclui as atualizações ocasionais de firmware da WD, formatação e exclusão seguras, monitoramento S.M.A.R.T, temperatura e consumo de energia e muito mais. Junto com estes, a saúde, capacidade restante e volumes também podem ser observados. Ele também mostra a interface conectada, porcentagem de vida restante, capacidade e volumes na unidade.

Como o público-alvo do SN750 era principalmente a comunidade de jogos, a WD pensou nos desafios mais exigentes que esse SSD terá que enfrentar. Por esse motivo, e talvez uma atração, integraram um modo de jogo. Normalmente, os SSDs mudam automaticamente de um modo de baixa energia para um modo de alta energia, dependendo do uso. Nesta transição, há um atraso de latência enquanto o SSD muda para o modo de alta potência. Com o modo de jogo habilitado, o SN750 garante que o drive funcione em alta potência o tempo todo. Isso reduz significativamente o atraso de transição observado dos modos de baixa para alta potência. Obviamente, isso significa que as temperaturas e os consumos de energia serão maiores do que o normal. No entanto, a mudança com o modo de jogo habilitado certamente soa alguns sinos na direção certa.

atuação

O SSD WD SN750 oferece melhorias em relação ao modelo da geração anterior, o WD Black NVMe. Essas melhorias não são nada significativas e isso porque ambas as gerações fazem uso do mesmo controlador Sandisk. As melhorias, portanto, nas velocidades de leitura e gravação sequenciais não são nada para perder o sono, mas estão lá mesmo assim. Para monitorá-lo, testamos o SN750 executando-o em diferentes testes de benchmark e comparando-o com concorrentes próximos. E para quantificar totalmente a melhoria da unidade da geração anterior, comparamos os resultados com ela também. Depois disso, alguns testes de desempenho estritamente SN750 foram realizados em diferentes benchmarks que iremos analisar também.

O benchmarking de disco permite medir diferentes velocidades de transferência (como sequencial, aleatório de 4K, etc.) e fazê-lo em vários cenários de acesso ao disco. Os resultados obtidos estão em MB / s que ajudam a resumir o desempenho da unidade quando colocada sob o microscópio. Os seguintes testes são realizados no modelo SN750 de 1 TB sem o dissipador de calor.

Para nosso primeiro teste, experimentamos o WD SN750 e comparamos os resultados com alguns de seus concorrentes no Crystal Disk Mark. Este utilitário leva em consideração 8 leituras diferentes - velocidades de leitura e gravação para disco sequencial, aleatório de 4K, 512 kB e 4kB paralelo. Nos resultados postados acima, pode-se ver que o WD SN750 teve um desempenho melhor do que seus concorrentes no teste Read. As atualizações de firmware ajudaram o SN750 a ter um desempenho ligeiramente melhor do que o ADATA XPG SX8200 Pro e o WD NVMe. O WD NVMe é o drive da geração anterior e, como mostrado, o SN750 não oferece um aumento muito significativo no desempenho de leitura (MB / s).

Em seguida, é o teste de velocidade de gravação no Crystal Disk Mark. Novamente, o SN750 sai por cima com um ganho líquido de 200 MB / s em relação ao modelo anterior. O aumento de velocidade de gravação de 200 MB / s não é muito, entretanto, está lá. Essas diferenças geralmente não são facilmente perceptíveis em transferências de arquivos maiores. Em vez disso, eles são melhores no armazenamento de arquivos menores. Todos os outros concorrentes ficam aquém, pois o SN750 claramente cumpre sua marca de velocidade de gravação sequencial de 3 GB / s.

Benchmarks CrystalDiskMark

Para concluir o teste do Crystal Disk Mark do SN750, pode ser visto nos resultados acima como o drive foi executado. Os resultados são muito semelhantes às afirmações da WD sobre o que o SN750 deve oferecer e isso é um alívio. Os resultados, conforme mostrado, são de todas as 8 leituras que o Crystal Disk Mark faz. Velocidades de leitura e gravação de 4K sequencial e aleatório tão altas quanto esperávamos. Esses testes mostram claramente que o SN750 não fica aquém de suas afirmações e tem um desempenho incrivelmente bem em testes.

ACT Disk Benchmark

Para a verificação final dos resultados alcançados acima, testamos o SN750 no benchmark ATTO. ATTO é uma das mais antigas ferramentas de benchmarking de disco disponíveis e ainda é uma das mais confiáveis. Ele mede as taxas de transferência em diferentes comprimentos que precisam ser definidos antes do teste. Em nosso caso, o tamanho varia de 0,5 Mb a 64 Mb em um tamanho de arquivo de 256 Mb. Houve um pequeno afogamento na marca de 128 kB, mas todos os outros resultados foram precisos e conforme o esperado.

Veredito

O SN750, embora faça uso do mesmo hardware de geração anterior, oferece velocidades notáveis. O controlador Sandisk e o NAND 3D de 64 camadas trabalham para oferecer alta velocidade de transferência. Esperávamos ver a WD adotar o NAND 3D de 96 camadas, no entanto, como o NAND de 64 camadas é relativamente novo, a WD decidiu mantê-lo. O SN750 é capaz de funcionar muito bem em testes difíceis e não sofre de um caso de afogamento precoce. Além disso, com o modelo com dissipador de calor, esse drive é capaz de funcionar por mais horas sem aquecer.

O armazenamento de elite

Em suma, estamos muito satisfeitos com os resultados do SSD SN750 da WD e o recomendamos. Lembre-se de que as velocidades de transferência variam dependendo do tamanho da unidade. Para comprar este drive, clique no link e observe o seu PC subir a alturas.

Preço no momento da análise: $ 499,99 para 2 TB, $ 227,28 para 1 TB, $ 109,95 para 500 GB, $ 69,99 para 250 GB

Design - 9,5
Recursos - 9,5
Qualidade - 10
Desempenho - 9,6
Valor - 7

9,1

Avaliação do utilizador: 4,6(2votos)