Como fazer overclock de RAM para Ryzen usando a calculadora DRAM Ryzen



Os entusiastas do desempenho no mundo do PC, em primeiro lugar, olham para o processador da CPU e seus recursos de funcionamento para determinar o tipo de desempenho que irão obter. Em configurações de PC para jogos ou configurações com uso intensivo de gráficos, a placa de vídeo na GPU é algo que eles olham em seguida ao trabalhar em overclock em sua configuração. Embora o overclock da CPU e GPU aumentem enormemente a velocidade com que seu processador executa suas tarefas gerais de computação ou processamento gráfico, seu desempenho será prejudicado se seu módulo de memória não estiver operando em sua capacidade máxima. Isso significa que mesmo depois de fazer o overclock de sua CPU ou GPU, ainda há uma janela para melhorias adicionais que é controlada diretamente pelo quanto você fez o overclock de sua RAM. Portanto, é evidente que gastar algum tempo com overclock do seu módulo de memória vale a pena no esforço de otimizar o desempenho do seu PC.



Os quatro passos tradicionais a seguir quando se trata de overclock de qualquer componente modular de processamento ou memória são:



  • Verifique os valores básicos
  • Ajuste ligeiramente os parâmetros de relógio e frequência
  • Faça um teste de estresse
  • Repita até atingir o nível ideal

Embora aplicativos de software de terceiros, como CPU-Z funcionem bem para ter uma noção dos parâmetros que você já está operando e ajustando-os repetidamente para ver até onde você pode ir, uma boa notícia para os usuários do AMD Ryzen é que 1usmus foi em frente e criou uma calculadora DRAM que você pode usar para ter uma noção de seus valores operacionais padrão e os melhores valores para fazer o overclock do seu módulo de memória. No layout das etapas tradicionais, você precisará usar a calculadora DRAM para verificar seus valores de base e ter uma noção de seus valores de overclocking ideais, acessar o BIOS do sistema para fazer os ajustes e ajustes necessários e, em seguida, inicializar o dispositivo para verificar seu desempenho atualizado.



O básico de overclocking de RAM

Existem algumas coisas que você deve saber ao entrar nos procedimentos de overclocking da RAM para ter uma noção fundamental dos parâmetros que você estará ajustando e quais são os valores básicos esperados.

Em primeiro lugar, saiba que o overclocking da RAM é um pouco mais complexo do que o overclocking da CPU e GPU, MAS é notavelmente mais seguro porque você não precisa se preocupar tanto com o superaquecimento dos sistemas e o aumento das temperaturas. RAMs produzem significativamente menos calor em comparação com as unidades de CPU e GPU.

Em segundo lugar, saiba que para RAMs DDR4 e semelhantes, a velocidade padrão de aproximadamente 2.400 MHz que o módulo de memória deve operar não é, na verdade, a velocidade com que ele funciona. A velocidade real é a metade disso porque o valor estipulado é o dobro da taxa de dados.



Terceiro, voltando à noção da complexidade envolvida, existem mais de duas dúzias de parâmetros diferentes que você precisará ajustar para melhorar a latência de sua RAM (que impacta diretamente o desempenho do seu módulo de memória). Os ciclos de clock de latência do CAS irão ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Quarto, se você é alguém que não quer entrar no âmago da questão de overclocking manual de sua RAM, muitos fabricantes criaram perfis de memória extremos, como o XMP da Intel, que você pode aplicar através do BIOS do seu sistema para implementar um overclock moderado que seja seguro recomendado pelo fabricante. Se você quiser fazer isso sozinho, no entanto, terá muito mais capacidade de personalização e também poderá empurrar seu módulo de RAM além das configurações XMP.

Usando a calculadora DRAM para encontrar os parâmetros ideais

Os usuários do AMD Ryzen estão com sorte porque 1usmus criou uma calculadora de DRAM para dizer exatamente quais serão os valores ideais para sua atividade de overclock. O aplicativo não é o mais divertido de usar porque requer uma quantidade razoável de testes para obter o melhor conjunto de valores, mas iremos dividi-lo para você para torná-lo mais simples.

A página principal da calculadora DRAM permite que você calcule os valores dos parâmetros SAFE, FAST e EXTREME.

  1. Baixe e instale o Ryzen DRAM Calculator. Siga as instruções na tela com privilégios de administrador até que isso seja concluído. Agora, inicie o aplicativo.
  2. Na tela inicial, você poderá ver os detalhes da memória Ryzen que está executando. Você pode verificar qualquer documentação do fabricante para identificar e confirmar seu tipo também. Seus valores operacionais se tornarão visíveis
  3. Na parte inferior da janela, você encontrará um botão roxo que diz “R-XMP”. Clique aqui.
  4. Digite seu tipo de memória Ryzen e a versão que você está usando e clique no botão verde na parte inferior da janela que diz “Calculate SAFE”. Isso lhe dará uma noção dos valores seguros para ajustar seus parâmetros. Esses parâmetros seguros sempre funcionarão bem após overclock, mas não serão o máximo para o qual você pode fazer o overclock do seu módulo de memória.
  5. Se você quiser levar esses valores ainda mais, aperte o botão laranja na parte inferior que diz “Calcular RÁPIDO”. Esses valores irão aumentar o overclock de sua RAM, mas nem sempre podem ser estáveis. Os testes de resistência serão importantes para identificar quais valores funcionam bem para o seu sistema.
  6. Também existe uma opção para “Calcular valores EXTREMOS” na parte inferior na forma de um botão vermelho, mas lembre-se de que esses valores podem não ser necessariamente estáveis ​​como os valores “Calcular RÁPIDO”.
  7. Depois de obter seus valores para qualquer configuração que você deseja (sugerimos fazer capturas de tela dos valores R-XMP, SAFE e FAST), envie essas capturas de tela para você mesmo para que possa abri-las em um dispositivo separado enquanto você entra no BIOS do seu sistema para fazer os ajustes.

Observe que quando você calcula esses valores, sua calculadora DRAM permite compará-los com seu perfil XMP e valores de base padrão para ver o quão longe você os empurrou. Este é um bom indicador para ter uma noção de como as faixas de overclock funcionam e até onde é seguro para você empurrar.

Implementando os ajustes na BIOS do seu sistema

Agora se trata de realmente implementar os ajustes que você anotou em sua calculadora DRAM. Inicialize seu dispositivo e acesse o BIOS. Para a maioria dos dispositivos, isso requer que você reinicie o dispositivo e pressione a tecla F2 ou Del repetidamente.

As configurações de memória no BIOS do sistema. Imagem: Tecnologia Power Up

Depois de entrar em seu BIOS, faça o seguinte:

  1. Procure onde as configurações de memória estão localizadas e aplique os valores do perfil XMP.
  2. Procure a seção que diz 'DRAM Timing Control After Training'. Vá para isso e comece a digitar os valores que você obteve de sua calculadora DRAM.
  3. Dependendo da placa-mãe, os nomes de alguns desses parâmetros de valor podem ser diferentes. Compare-os com os valores que você tirou de sua calculadora DRAM e preencha-os todos. Alguns dos parâmetros que você irá ajustar incluem latência CAS, atrasos de leitura / gravação, tempo de pré-carga RAS e tempo ativo de RAS.
  4. Depois de digitar os parâmetros relacionados ao relógio da memória e à frequência na seção de memória acima, encontre a seção que trata das configurações de tensão do módulo de memória. Insira a voltagem recomendada na saída da calculadora DRAM. Esteja ciente do fato de que tensões acima de 1,45 V podem ser perigosas, então, enquanto você permanecer abaixo desse valor, você estará seguro.
  5. Salve os ajustes de configuração feitos e reinicie o computador. Se o seu computador não reiniciar neste momento, não entre em pânico. Aguarde trinta segundos e inicie no modo de segurança. Reverta suas configurações para as últimas configurações seguras e reinicie novamente. Isso pode acontecer se seus valores não forem ideais e seu sistema falhar no autoteste de inicialização. Se a inicialização do modo de segurança também não funcionar, novamente, não entre em pânico. Limpe seu CMOS removendo a bateria conectada à placa-mãe e reiniciando-a.

Essas etapas acima são o que você precisa repetir para empurrar seus valores ainda mais depois de verificar a estabilidade do seu sistema e garantir que você não esteja indo para a tela azul da morte ou qualquer outro erro fatal.

Verificando a estabilidade

Usando a ferramenta Membench da Calculadora DRAM para verificar se há instabilidade no módulo de memória, causando falhas ou erros.

Depois de reiniciar o computador, volte para a calculadora DRAM e vá para a guia “MEMbench” no topo. Aqui, você poderá testar sua RAM para ver se há algum erro presente. Defina o modo nesta guia como personalizado e digite 300 para o escopo da tarefa (para verificar três vezes apenas para ter certeza extra). Clique em “MAX RAM” e depois em “Run” para realizar o teste. Dependendo do tamanho do seu módulo de memória em tamanho de armazenamento, seu dispositivo levará mais ou menos tempo para testá-lo três vezes.

Se o seu sistema sobreviver ao teste de estabilidade ileso e sem erros, você pode voltar para o BIOS e tentar implementar os valores FAST calculados pela calculadora DRAM. Você pode repetir o teste de estabilidade conforme explicado aqui e ir ainda mais longe, se necessário. Você também pode fazer ajustes manuais nos valores dos parâmetros com base em seu próprio entendimento dos parâmetros, mas isso não é recomendado. O aplicativo de calculadora DRAM geralmente fornece valores bastante decentes com os quais trabalhar para fazer overclock do seu módulo de memória Ryzen.

Pensamentos finais

A Ryzen DRAM Calculator torna significativamente mais fácil o que, de outra forma, exigiria imensa tentativa e erro, bem como uma compreensão profunda dos valores dos parâmetros para realizar. Este aplicativo fornece um conjunto de valores em relação aos seus valores padrão para os perfis de overclocking XMP, SAFE, FAST e EXTREME. Você pode simplesmente acessar sua BIOS e implementar os valores sugeridos. Os valores SAFE têm garantia de funcionamento, mas se você quiser ir além, correndo o risco de cair em valores instáveis ​​(que é algo que você pode facilmente reverter, então não entre em pânico), você pode implementar os valores FAST ou EXTREME sugeridos pela calculadora DRAM.

O aplicativo de calculadora também possui seu próprio verificador de memória embutido, que permite executar um teste no módulo para verificar se há erros que possam torná-lo instável. Essa solução completa é uma ótima ferramenta para os usuários do AMD Ryzen fazerem overclock em seus módulos de memória sem ter que entrar nos meandros e complexidades dos parâmetros do módulo de memória. Por último, se você está procurando o carneiro perfeito para a sua construção Ryzen, vá para nosso artigo .

7 minutos lidos