A última versão estável do Firefox 68 oferece sobre: ​​Compat, um novo espaço para encontrar e editar ajustes de compatibilidade específicos de sites

Tecnologia / A última versão estável do Firefox 68 oferece sobre: ​​Compat, um novo espaço para encontrar e editar ajustes de compatibilidade específicos de sites 4 minutos lidos

Mozilla Firefox versão 68 traz com ele vários recursos importantes , correções de bugs e melhorias de desempenho e confiabilidade. No entanto, o popular navegador da web agora também contém um espaço interessante para visualizar soluções personalizadas para sites específicos. O navegador Firefox mais recente sobre: ​​recurso compat é um espaço que menciona todos os ajustes personalizados e soluções alternativas que garantem que determinados sites e plataformas online funcionem de forma confiável no navegador. A nova guia pode ser acessada facilmente e deve incluir correções personalizadas que são temporárias por natureza. A Mozilla oferece atualmente muito poucos controles. Os usuários podem simplesmente escolher manter ativos os ajustes personalizados específicos do site ou desativá-los. No entanto, é bastante provável que no futuro haja um recurso que permita a edição ou adição de novas soluções alternativas para outros sites.



O Firefox é um dos navegadores da web mais populares. A maioria dos sites carrega rapidamente e tem um desempenho confiável. No entanto, existem alguns sites que não apresentam um desempenho ideal. Existem problemas estranhos que os usuários enfrentam, mesmo ao visitar sites legítimos e populares. A Mozilla geralmente toma nota dos problemas e ajusta o Firefox para promover compatibilidade e confiabilidade. Isso se deve aos desenvolvedores dos sites que priorizam a compatibilidade com o Google Chrome baseado em Chromium ou outros navegadores populares. Nessas circunstâncias, os sites que não foram totalmente testados quanto à confiabilidade em outros navegadores podem não funcionar como desejado.

Em uma tentativa de garantir compatibilidade, desempenho e estabilidade de sites quando acessado através do navegador Mozilla Firefox , agora existe uma nova guia. O novo recurso, entre vários outros na nova versão 68 do Firefox, foi implantado para visualizar ou desativar soluções alternativas personalizadas. Esses ajustes são soluções altamente específicas e funcionam apenas em determinados sites. Embora os usuários não possam adicionar ou editar esses ajustes personalizados, eles certamente podem desativá-los. Atualmente, a lista é bem pequena. No entanto, é evidente que a Mozilla planeja manter o recurso, possivelmente para sempre. A guia about: compat no Firefox pode em breve começar a ser preenchida por outros ajustes e soluções alternativas específicas de sites. A Mozilla ainda não confirmou quando começará a adicioná-los. No entanto, é muito provável que dependa de sua grande e crescente comunidade de usuários.



Por que o Mozilla Firefox precisa de um recurso About: Compat?

A Mozilla introduziu pela primeira vez a guia about: compat no Firefox na versão Nightly do navegador da web. A página interna serve essencialmente como um repositório de ajustes de compatibilidade que o Firefox faz quando se conecta a determinados sites. Em outras palavras, a página contém uma lista simples de correções que a Mozilla desenvolveu para garantir que determinados sites sejam carregados e executados de maneira confiável no navegador.



Vários desenvolvedores são conhecidos por desenvolver seus sites com um conjunto de preferências. Basicamente, eles se esforçam para otimizar seus sites apenas para um navegador da web específico. Devido à sua enorme base de usuários em constante ascensão, o Google Chrome é um desses navegadores. Resumindo, os desenvolvedores da web se esforçam muito para garantir que seus sites funcionem perfeitamente no Google Chrome. No entanto, eles tendem a marginalizar o Mozilla Firefox. Os desenvolvedores da Web devem garantir que suas plataformas carreguem rapidamente e funcionem de maneira confiável em todos os navegadores da Web principais ou convencionais. No entanto, muitas vezes, isso não acontece. Os desenvolvedores podem ser limitados por tipos de dispositivos ou demandas do cliente. Em várias ocasiões, os prazos apertados impedem os desenvolvedores da web de testar e ajustar seus sites para garantir o desempenho ideal em todos os navegadores populares. Nesse caso, eles garantem que os sites funcionem melhor pelo menos no Google Chrome.



https://twitter.com/MediaMaster007/status/1147649949175341056

A falta de testes de desempenho e confiabilidade suficientes pode levar a problemas de carregamento, confiabilidade ou até mesmo funcionalidade. Em outras palavras, sites que parecem funcionar ou carregar corretamente em outros navegadores da web, como o Google Chrome, podem funcionar de forma incorreta no Mozilla Firefox. Isso causa confusão nas mentes dos usuários porque não há uma explicação lógica óbvia. Os desenvolvedores de sites privados ou empresas raramente oferecem uma nota de advertência solicitando aos usuários que acessem o site apenas em um site específico para obter os melhores resultados. Afinal, esses desenvolvedores ou plataformas não podem mostrar abertamente sua preferência por um navegador da web específico.

O Google, por outro lado, é conhecido por usar técnicas que garantem que o Google Chrome continue sendo uma escolha popular entre os usuários da Internet. O gigante das buscas pode permitir apenas alguns navegadores, por exemplo, Chrome, por “farejar” os agentes do usuário de dispositivos de conexão. Vários usuários tiveram problemas ao tentar usar produtos da web feitos pelo Google em outros navegadores.



No passado, o Google havia tentado tornar seu popular aplicativo do Google Earth exclusivo para o Chrome. Concedido que o Google eventualmente cedeu e removeu a restrição, mas por dois anos, o Google Earth só poderia funcionar de forma otimizada no navegador Google Chrome. Por outro lado, ao impor restrições, o Google Docs não funcionou no Microsoft Edge. Além disso, as tentativas de acessar o Google Docs de outro navegador da Web muitas vezes eram recebidas com uma mensagem que indicava que os usuários estavam usando um navegador da Web “não compatível”. Até mesmo a plataforma do YouTube havia bloqueado anteriormente os usuários do Microsoft Edge de usar o novo design do site. Os usuários do navegador da Web desenvolvido pela Microsoft experimentaram o YouTube em um formato visual significativamente diferente ou mais antigo.

Como funciona o recurso about: compat na última versão estável do Firefox?

A Mozilla foi forçada a implementar recursos não padrão no Firefox por motivos de compatibilidade. Essas soluções alternativas geralmente vêm com o prefixo -webkit. A principal intenção da Mozilla é adicionar suporte para recursos que o Firefox não suporta por padrão porque eles não são padrões . Curiosamente, apenas adicionar suporte para esses recursos não padrão pode não ser suficiente para garantir que os sites e as plataformas da web funcionem de maneira ideal. Isso ocorre porque muitos sites e plataformas investigam ativamente qual navegador da web está sendo usado para acessá-los.

Os sites podem usar a detecção de “Agente do Usuário” para determinar a compatibilidade. Em outras palavras, sempre que um usuário insere o endereço de um site na barra de endereços e clica em enter, o site primeiro determina qual navegador está fazendo a solicitação. Dependendo do navegador da web, o site pode ou não optar por funcionar corretamente. Curiosamente, a Mozilla está constantemente lutando uma guerra contra essas táticas, principalmente porque um site não deve tratar os navegadores de maneira diferente. Embora a Fundação Mozilla, sem fins lucrativos, opte por ignorar sites que não são populares, ela precisa encontrar maneiras de garantir que sites populares funcionem corretamente. A organização opta por chamá-los de ferramentas de compatibilidade da Web. Eles são segregados como intervenções e substituições do agente do usuário.

Em essência, o Mozilla Firefox pode optar por se mascarar como um navegador da web diferente ou usar seus próprios truques para garantir a funcionalidade ideal. A nova página about: compat destaca e separa as duas abordagens diferentes.

Além da guia about: compat, a Mozilla também lançou um novo Site Web Compat recentemente. A organização está oferecendo aos usuários de seu navegador Firefox a capacidade de navegar pela lista de bugs ou relatar um novo bug de compatibilidade ao Mozilla. Nem é preciso mencionar que a lista não para de crescer.

Tag Raposa de fogo