Mozilla Firefox obtém novo design de barra de endereços QuantumBar e método para confundir anunciantes poluindo dados de rastreamento de usuários

Programas / Mozilla Firefox obtém novo design de barra de endereços QuantumBar e método para confundir anunciantes poluindo dados de rastreamento de usuários 3 minutos lidos

Navegador Mozilla Firefox. Mozilla



O Mozilla Firefox efetivamente mudou da Awesome Bar para QuantumBar. O redesenho da barra de endereço deve ter um impacto significativo na usabilidade do navegador da web. Além disso, o fabricante do navegador está oferecendo uma maneira interessante de confundir os anunciantes, poluindo os dados de rastreamento do usuário.

Mozilla Firefox versão 68 é a primeira versão estável que apresenta uma barra de endereços fundamentalmente reescrita e redesenhada. O recurso, oficialmente chamado de QuantumBar, corresponde tecnicamente ao nome Quantum que a Mozilla usa para o navegador Firefox desde que a versão 57 do Firefox adotou ‘Quantum’. A propósito, os usuários podem não sentir muita diferença. Esta é uma estratégia intencional para garantir que os usuários se sintam familiarizados e não sobrecarregados com o redesenho.



As mudanças, no entanto, do Awesome Bar e QuantumBar são bastante significativas no backend e sob o capô. Usado até agora, o Awesome Bar dependia muito de componentes clássicos do Firefox, como XUL e XBL. Avançando com o QuantumBar, o Mozilla não usa mais esses componentes. Essencialmente, a Mozilla reformulou o design e agora usa as tecnologias da web QuantumBar.



Firefox ganha nova QuantumBar que substitui a barra incrível

A Mozilla abandonou deliberadamente vários elementos visuais do Bar Awesome. A empresa observou que pretendia que a nova implementação tivesse a aparência e a sensação do antigo na primeira versão, que é a versão 68 do Firefox. A Mozilla inicialmente ativou o QuantumBar no Firefox 68. Ela planeja introduzir gradualmente novos elementos visuais e operacionais no futuro versões do navegador da web.



Recentemente, relatamos como a Mozilla ativou um novo recurso chamado ‘Project Fission’ no Firefox Nightly build versão 69. Este recurso funciona em segundo plano para isolar componentes do site em um esforço para aumentar a confiabilidade e estabilidade. Enquanto isso, o QuantumBar deve simplificar significativamente a navegação, principalmente por meio da barra de endereço. Em palavras simples, a Mozilla está tentando aumentar a funcionalidade tanto na parte posterior quanto na dianteira.

Uma das mudanças mais importantes que os usuários do Firefox observarão é o redimensionamento dinâmico da barra de endereço. A barra de endereço no QuantumBar fica um pouco maior quando é selecionada ou quando uma nova página de guia é aberta. Este é um indicador visual simples, mas eficaz, de que a barra está selecionada. A lista dinâmica de sugestões e pesquisas únicas com mecanismos de pesquisa alternativos agora será bem menor. Em outras palavras, as sugestões ocupariam a mesma largura que a barra de endereço.

No novo QuantumBar Mozilla está tentando demarcar claramente o texto digitado pelo usuário e as sugestões de pesquisa. Aparentemente, houve alguma confusão devido às semelhanças visuais e à maneira como o Firefox destaca o texto. Um recurso importante que vem com a nova barra de endereço é que o Firefox “lembra” o estado atual da entrada. Até recentemente, o Firefox esquecia o que os usuários digitavam se clicassem fora da área ou trocassem de guia acidentalmente. O novo QuantumBar exibirá o último estado automaticamente. Isso permitirá que os usuários retomem instantaneamente de onde pararam acidentalmente.

A nova barra de endereço vem com ícones de pesquisa únicos, além do mecanismo de pesquisa preferido. Esses ícones agora virão com um texto descritivo que menciona que as pesquisas realizadas ao clicar neles são para uso único ou apenas pesquisa. Em outras palavras, usá-los não alterará o provedor de pesquisa padrão no navegador Firefox.

Mozilla oferece o recurso 'Rastreie isso' para poluir o comportamento de rastreamento do usuário

A próxima versão estável do Mozilla Firefox, que é a versão 68, será lançada em 9ºJulho de 2019. Além do QuantumBar, a Mozilla também está oferecendo um novo recurso experimental projetado para poluir o que os anunciantes sabem sobre o usuário, abrindo um grande número de sites não relacionados na Internet. Essencialmente, o método de “enganar” os anunciantes abrindo vários sites que os usuários normalmente não abrem é bastante antigo. Normalmente, os anunciantes contam com grandes conjuntos de dados sobre o histórico e o padrão de navegação dos usuários para personalizar anúncios e mensagens promocionais. Trilha do Mozilla Este experimento carrega 100 sites diferentes nas guias do navegador para adicionar dados ao perfil que não estão relacionados ao comportamento online de um usuário.

É interessante notar que o Mozilla's Track This experiment pode ser usado em todos os navegadores modernos. No entanto, existem algumas regras e pré-requisitos importantes. Rastrear Isso funciona melhor se nenhuma ferramenta de bloqueio de conteúdo for usada. Os usuários que realizam o experimento devem esperar anúncios não relacionados. A eficácia depende dos serviços de publicidade e rastreamento usados ​​pelos 100 sites selecionados. Desnecessário acrescentar que os usuários que visitam sites que usam diferentes provedores de publicidade podem não precisar do recurso.

Track Isso vem com quatro perfis: Hyperbeast, Filthy Rich, Doomsday ou Influencer. Clicar em qualquer um dos perfis abre primeiro uma página de aviso que avisa os usuários de que 100 guias serão abertas no navegador. Depois que a janela do navegador é inundada com 100 abas, os usuários podem escolher fechar manualmente cada uma ou usar “fechar abas à direita ou esquerda”.

Tag Raposa de fogo