Terceira atualização de manutenção do projeto KDE para o Plasma 5.13 conta com 33 alterações

Linux-Unix / Terceira atualização de manutenção do projeto KDE para o Plasma 5.13 conta com 33 alterações 1 minuto lido

Tendo lançado a terceira atualização de manutenção para o ambiente de desktop Linux de código aberto KDE Plasma 5.13 apenas duas semanas após o lançamento do 5.13.2, os desenvolvedores se mantêm fiéis à sua tradição de ciclos de lançamento rápidos. A última versão do KDE Plasma melhora ainda mais a estabilidade e a segurança por meio de várias correções e melhorias em vários componentes, incluindo Plasma Desktop, Plasma Workspace, KWin, Plasma Discover e mais. O anúncio de lançamento do próprio KDE é o seguinte:



Terça-feira, 10 de julho de 2018. Hoje o KDE lança uma atualização de correção de bug para o KDE Plasma 5, versão 5.13.3. O Plasma 5.13 foi lançado em junho com muitos refinamentos de recursos e novos módulos para completar a experiência do desktop. Esta versão adiciona 2 semanas de novas traduções e correções dos contribuidores do KDE. As correções de bugs são normalmente pequenas, mas importantes.

KDE Plasma 5.13.3 Destaques do Changelog

Uma rápida visão geral das principais alterações / correções introduzidas com esta versão:



  • Correção para travamento das configurações QtCurve ao usar o menu global
  • Configuração do KDE GTK: não exibe mais itens de tema de ícone de ícone duplicados
  • Corrigir o local do corredor para abrir a pesquisa, linha do tempo e dispositivos adequadamente
  • Correções para estabilidade e usabilidade no Plasma Discover
  • Tamanho correto da visualização da pasta e comportamento da troca de representação

Próximo lançamento já agendado para o final deste mês

O quarto lançamento de atualização de manutenção do KDE Plasma 5.13 é esperado em 31 de julho de 2018, seguido pela quinta e última atualização de manutenção, KDE Plasma 5.13.5 neste outono, marcando efetivamente o fim da vida útil do ambiente de desktop KDE Plasma 5.13. Dado seu cronograma de lançamento bem planejado e acelerado, a falta de informações sobre o progresso relacionado ao Wayland é uma decepção. O KDE reconhece a necessidade de suporte ao Wayland no Plasma devido a constantemente atingir as limitações do X. Atualmente, o suporte ao Wayland nos espaços de trabalho do KDE Plasma permanecem em um estado de visualização técnica, pois foram desenvolvidos para funcionar com o X11 e muitas funcionalidades ainda dependem do X11 . O uso adequado do Wayland requer que esses bits sejam reescritos. Embora a mudança para uma solução 100% Wayland pareça estar demorando muito, o KDE está trabalhando duro para atingir esse objetivo e provavelmente se tornará um pioneiro nessa empreitada.