Controlador de barramento SM e seus drivers

O controlador de barramento de gerenciamento de sistema (geralmente abreviado para barramento SM, SMBus ou SMB) é um barramento de dois fios de terminação única que é bastante simples e projetado para fins de comunicação leve. O SM Bus Controller é um componente que permite a comunicação eficiente e contínua entre um computador e alguns de seus componentes de hardware mais integrados, como a Unidade de fonte de alimentação (PSU) e seus ventiladores de resfriamento. O SM Bus Controller basicamente permite que um computador controle e execute comandos com sucesso, como ligar ou desligar sua unidade de fonte de alimentação e controlar seus ventiladores de resfriamento.

No entanto, a funcionalidade do SM Bus Controller não termina em simplesmente permitir que um sistema operacional se comunique e controle os componentes de hardware, como PSUs e ventiladores. O SM Bus Controller também pode ser usado por um computador para fins de monitoramento, já que muitos laptops usam seus SM Bus Controllers para manter os níveis de bateria e temperatura sob controle. Além disso, o SM Bus Controller também tem um grande potencial para ser adaptado a uma série de outros propósitos, como evidenciado pelo fato de que alguns desenvolvedores conseguiram usá-lo para carregar e instalar firmware em dispositivos com mais facilidade.

Como atualizar os drivers do controlador de barramento SM

Se os drivers para o SM Bus Controller de um computador estiverem instalados corretamente e o componente estiver funcionando como deveria, é quase totalmente imperceptível. No entanto, se esse não for o caso, o controlador de barramento SM aparece no Gerenciador de Dispositivos do computador em questão, junto com um ponto de exclamação que basicamente indica que o próprio controlador de barramento SM ou seus drivers não estão instalados corretamente. Embora este não seja um problema particularmente importante na maioria dos computadores, ser constantemente lembrado do fato de que o controlador de barramento SM ou seus drivers não estão instalados corretamente pode ser bastante irritante para o usuário médio de computador.

Felizmente, consertar esse problema e fazer com que seu SM Bus Controller volte ao que era antes (sendo imperceptível ao assumir o rótulo e a aparência dos dispositivos monitorados aos quais está se conectando) é muito fácil. Tudo que você precisa fazer é atualize os drivers do seu controlador de barramento SM para a versão mais recente, e a seguir estão os dois métodos que você pode usar para fazer isso:

Baixe os drivers de chipset mais recentes do site oficial do fabricante

Descubra o modelo da placa-mãe do seu computador e quem o fabricou. Se não for uma construção personalizada, você pode obter facilmente os drivers acessando o site do fabricante e digitando o número do modelo do seu sistema. O número do modelo geralmente está localizado na parte frontal ou traseira.

Capturar

Vou ao Apoio, suporte , Produtos ou Transferências página do site oficial do fabricante da placa-mãe.

Procure o número do modelo da sua placa-mãe e você verá uma lista de todos os drivers mais recentes disponíveis para ela. Por exemplo, esta é uma página da web que lista todos os drivers mais recentes disponíveis para o Gigabyte GA-H81M-DS2V

Baixar e instalar todas as últimas Chipset drivers para sua placa-mãe.

Depois de instalar o mais recente Chipset drivers, o SM Bus Controller (e o ponto de exclamação nele) deve desaparecer do Gerenciador de Dispositivos e você não deve mais receber nenhum lembrete ou mensagem de aviso.