Como instalar o Compiz no Xubuntu



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Xubuntu é compatível com a versão mais recente de todos os pacotes compiz. Isso é verdade para o Xfce4 como um todo, então aqueles que usam outras distribuições Linux baseadas no ambiente de desktop relativamente leve do Xfce4 podem instalar o compositor de maneira semelhante. A única peculiaridade que o Xubuntu e outros usuários do Xfce4 provavelmente encontrarão é o fato de que a instalação do X Windows já usa o xfwm4 como gerenciador de janelas. O Compiz, embora seja uma ferramenta de composição, opera como um gerenciador de janelas secundário.



Isso pode significar que todos os temas que você instalou atualmente para xfwm4 não estarão disponíveis depois que você terminar de instalar o Compiz. Então, novamente, isso pode ser exatamente o que você deseja, porque o Compiz tem uma quantidade bastante extrema de opções de personalização. O gerenciador de janelas xfwm4 realmente fornece alguns recursos de composição, que também podem ser desativados para economizar energia da GPU, mas o Compiz pode fazer um trabalho muito mais pesado. Escolha alguns temas e certifique-se de que, se você tinha um tema GTK2 instalado no Xubuntu antes, você esteja pronto para adicionar suporte a GTK3.



Instalando Compiz no Xubuntu

Abra uma janela de terminal na área de trabalho abrindo-a no menu Whisker ou mantendo pressionadas as teclas Ctrl, Alt e T ao mesmo tempo. No prompt da CLI, digite sudo apt-get install compizconfig-settings-manager e pressione a tecla Enter. Sua senha pode ser solicitada se você ainda não usou o comando sudo no terminal que abriu. Assim que esse processo for concluído, você precisará executar sudo apt-get install compiz para instalar o pacote principal.



O Compiz é grande, então isso pode levar alguns minutos. Assim que seu prompt for retornado, você pode digitar ccsm para abrir o menu de configuração do plugin Compiz. Se tudo correr de acordo com o planejado, você pode manter pressionados Ctrl e R ao mesmo tempo para abrir o Localizador de Aplicativos para iniciar este programa. Você também pode procurá-lo no menu Whisker. Ele pode aparecer em Aplicativos se você não tiver o menu Whisker ativado.

Os plug-ins disponíveis nesta janela dependem de quais pacotes foram instalados quando você instalou o Compiz. Existem vários que você certamente desejará habilitar para ter certeza de que o Compiz funciona como a maioria dos usuários do Xubuntu espera. Certifique-se de que as caixas de seleção ao lado de Composto, OpenGL e Animações estejam selecionadas, caso contrário, quase todos os outros recursos não serão ativados. Essas bibliotecas são necessárias para permitir que o Compiz anime as janelas na área de trabalho.

Maximizar e posicionar janelas também precisam estar ativados se você quiser mover as janelas pela área de trabalho normalmente. O alternador de aplicativos deve estar ativado se você planeja usar Alt + Tab para alternar entre janelas diferentes. Mover janela é necessário para mover as janelas com o mouse. Você deve ativar o Cubo se planeja usar qualquer tipo de efeito de cubo 3D para exibir vários espaços de trabalho. A maioria das pessoas associa este plugin ao Compiz. Alguns usuários realmente começaram a chamar o plugin do cubo simplesmente de Compiz, porque é a razão principal pela qual instalaram o gerenciador de janelas de composição em primeiro lugar.



A decoração da janela ativa a barra de título e os botões das janelas, o que significa que quase todos os usuários desejam ativar este plugin. A única vez que você pode querer desabilitar isso é se estiver configurando um ambiente de mosaico puro. Provavelmente, você também desejará ativar a escala para permitir que você redimensione as janelas.

Agora você deve ter uma instalação de instalação Compiz totalmente funcional. Se algo deu errado durante a instalação, ou se o apt-get não conseguiu encontrar os repositórios corretos, certifique-se de que você está conectado à Internet e execute sudo apt-get update para atualizar os repositórios. Você também pode tentar sudo apt-get upgrade ou executar o Xubuntu Software Upgrader a partir do menu Whisker para garantir que você está trabalhando com todos os pacotes mais recentes. Se você ainda tiver dificuldades, tente sudo apt-cache policy compiz-fusion-plugins-extra para ter certeza de que o software apt-get está encontrando os repositórios corretamente.

Considere a questão do peso, uma vez que o Compiz parece estar funcionando corretamente. À primeira vista, pode parecer que o Compiz usa menos recursos do sistema do que o xfwm4, mas isso ocorre porque ele força sua GPU a fazer o trabalho pesado. Isso significa que você terá mais RAM e potência de CPU para aplicativos e jogos, mas sua GPU pode ser tributada. O Compiz faz uso intenso de rotinas de renderização de gráficos, portanto, uma maneira fácil de testar isso é rodar um programa que usa OpenGL. Alguns usuários gostam de testá-lo com os aplicativos GLtron ou Kobo Deluxe, se instalados. Inicie um deles no menu de aplicativos do Xfce.

Execute um jogo de GLtron se você o instalou e verifique se ele funciona instável. Em caso afirmativo, pressione o botão Esc e verifique as configurações de vídeo interno. Se forem aceitáveis ​​para o seu hardware gráfico, o Compiz pode precisar de mais ajustes.

Se você instalou o Kobo Deluxe como muitos usuários do Xubuntu, pressione Esc em um jogo, abra as Opções de jogo e certifique-se de que o modo Starfield esteja configurado como Parallax. Se estiver, e o jogo não parecer instável, então você provavelmente tem o Compiz fazendo interface com sua GPU perfeitamente. Você pode até tentar o modo Insane Starfield Density e ver se tem algum efeito. Embora possa ser difícil para você jogar com esta tela ligada, o hardware de vídeo moderno funcionando corretamente deve ser capaz de lidar com esses efeitos enquanto ainda gerencia os efeitos do Compiz, desde que você tenha a aceleração de hardware adequada.

Se o seu tema estiver desatualizado e suportar apenas o tema gtk-2.0, você precisará encontrar um com um tema gtk-3.0 adequado. Da mesma forma, se você achar que o Docky está borrado depois de instalar o Compiz, certifique-se de ter o plugin Blur desativado. O Compiz suporta isso, na verdade, como mais um efeito OpenGL, embora alguns usuários tenham pensado nisso incorretamente como um bug.

4 minutos lidos