Tecnologia / Benchmarks Intel Iris Plus 940 Gen 11 iGPU vazados, traz o Radeon Vega 10 da AMD de joelhos 2 minutos lidos

Intel Gen 11 Graphics

No ano passado, a Intel subiu ao palco em seu Dia da Arquitetura para anunciar o design de gráficos integrados Gen 11 baseado na arquitetura Sunny Cove. Eles anunciaram que estariam trazendo ao mercado iGPUs com mais de 1 TFLOPs de poder de computação. Para colocar isso em perspectiva, uma GTX 1050 Ti tem 2.1 TFLOPs. Além de iGPUs, a empresa também revelou seus planos de lançar a marca ‘Xe’ placas gráficas discretas alinhar.

Primeiro da Sunny Cove Gen 11 Graphics - Intel Iris Plus 940

Os primeiros benchmarks do que supostamente está sendo chamado de Intel Iris Plus Graphics 940 iGPU chegaram à Internet e os resultados são surpreendentes. UMA Reddit usuário com o nome de dylan522p postou alguns benchmarks do Gen 11 Iris Plus 940 iGPU comparando o desempenho com os gráficos integrados 9 / 9.5 Gen Intel existentes e também seus equivalentes AMD, o Radeon Vega 10 e Vega 11 iGPUs.

Benchmarks Intel Gen 11 vs Gen 9.5 iGPU

Comparando o alegado chip Iris Plus 940 com as soluções integradas atuais da Intel com os processadores Coffee Lake e Whiskey Lake, vemos uma enorme Ganho de ~ 76% no desempenho em média. Em raros casos de uso, a diferença chega a 130%, o que é tremendo, na minha opinião. O Gen 11 iGPU duplica o desempenho dos chips existentes, no mínimo.

Intel Gen 11 vs AMD Radeon Vega 10, comparativos de mercado Vega 11

Dizendo que o Iris Plus 940 esmaga o Radeon Vega 10 seria um eufemismo. O chip Gen 11 Intel rodando ao lado de um CPU desconhecido do futuro deixa o Ryzen 7 2700U com Vega 10 Graphics literalmente de joelhos. A Intel assume a liderança com um grande Desempenho geral 63% mais rápido . Observe que o chip testado aqui parece ser uma primeira amostra de engenharia, portanto, é seguro esperar que o desempenho do produto real quando chegar ao mercado seja ainda melhor com software de driver maduro.

No entanto, o Vega 11 gráficos no Ryzen 5 2400G processador não ceda ao novo garoto legal da cidade. Consegue se manter à frente na maioria dos resultados de benchmark. Isso é esperado na maior parte, o 2400G é um CPU de desktop afinal. O chip Intel Iris deve ser introduzido na próxima geração de CPUs de laptop e não temos certeza se a Intel irá adicionar o mesmo à sua linha de desktops ou se tem algo mais guardado para usuários de desktops.

Roteiro de GPU da Intel

A Intel nunca tentou pular as métricas de desempenho em iGPUs até agora. Os resultados do benchmark, por enquanto, parecem muito promissores. O maior desafio, talvez, seja a eficiência energética. Os novos chips integrados entrarão no mercado principal CPUs de laptop série U que funciona em um 15W TDP e poder ultrabooks . A Intel tinha todos os recursos para ganhos de desempenho, mas eficiência e refrigeração era o que tornava as coisas difíceis. Parece que a Intel encontrou uma maneira de contornar.

De acordo com relatos, os gráficos Gen 11 serão revelados com a próxima geração de processadores para laptop em algum momento de 2019 . Dito isso, teremos que esperar pela palavra oficial da Intel para apoiar as reivindicações.

Tag GPU intel