Como corrigir o erro de parada 0x0000009f no Windows?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários do Windows têm nos contactado com perguntas após encontrarem constantes Erro de parada 0x0000009f que no final das contas leva a um BSOD (tela azul da morte) que efetivamente trava o sistema. Alguns usuários estão relatando que só veem esse erro ao executar uma determinada ação, enquanto outros estão dizendo que para eles as falhas são completamente aleatórias. Embora o problema seja mais comum no Windows 7, também conseguimos encontrar algumas ocorrências dele ocorrendo no Windows 8.1 e no Windows 10.



Erro de parada 0x0000009f



O que está causando o erro de parada 0x0000009f?

Investigamos esse problema específico analisando vários relatórios de usuários e testando as várias estratégias de reparo que os usuários afetados usaram com sucesso para resolver o problema. Acontece que vários cenários diferentes podem acabar produzindo esse problema específico. Aqui está uma lista de possíveis culpados que podem estar envolvidos:



  • Interferência AV de terceiros - Acontece que um culpado bastante comum que pode acabar causando esse problema é um conjunto de segurança superprotetor. Avast e Comodo são frequentemente responsáveis ​​por causar esse problema depois que acabam interferindo em um componente crítico do sistema operacional. Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema desativando a proteção em tempo real ou desinstalando o pacote de terceiros completamente.
  • Falha de BIOS de baixo nível - Vários usuários confirmaram que, em seu caso, o problema ocorreu devido a um problema com a versão do BIOS ou com os drivers do chipset de baixo nível. Nesse caso, o problema pode ser corrigido substituindo a versão do BIOS pela mais recente.
  • Arquivo corrompido do sistema - Em certas circunstâncias, esse comportamento pode ser facilitado por um problema de corrupção de arquivo que acabou afetando uma série de serviços ou processos críticos para a estabilidade do sistema. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de resolver o problema por meio de alguns utilitários de reparo integrados (DISM e SFC) ou atualizando cada componente do sistema operacional com uma instalação limpa ou procedimento de instalação de reparo.
  • Driver Intel corrompido - Se você estiver usando drivers de rede fornecidos pela Intel Corp., pode ser isso que está causando a instabilidade do sistema. Existem dois drivers bastante comuns (driver de conexão de rede Intel (R) Gigabit ou driver de link WiFi) que podem desencadear esse comportamento. Se este cenário for aplicável, você pode resolver os BSODs aleatórios substituindo os drivers por suas versões mais recentes ou substituindo-os por versões genéricas.
  • Interferência do driver de emulação - Como foi confirmado por vários usuários afetados, esse problema também pode ocorrer devido a um ou dois drivers de emulação pertencentes ao Daemon Tools ( Sptd.sys e amm9h5at.sys). Se este cenário parecer aplicável, você poderá resolver o problema desinstalando todo o pacote Daemon Tools ou substituindo-o pela versão mais recente.

Método 1: desinstalar o pacote de segurança de terceiros (se aplicável)

Acontece que esse erro de parada aleatória pode ser causado por um pacote AV superprotetor que de alguma forma está travando o sistema ao interferir em um componente crítico. Na maioria dos casos, a interferência ocorre no nível do kernel.

Se você estiver usando um pacote de segurança de terceiros e suspeitar que este cenário pode ser aplicável, você pode confirmar ou desmentir suas suspeitas, desativando a proteção em tempo real do seu pacote antivírus ou desinstalando-o completamente.

O ideal é começar desativando a proteção em tempo real. Mas tenha em mente que este procedimento será diferente dependendo do tipo de pacote AV de terceiros que você está usando. No entanto, na maioria dos casos, você poderá fazer isso diretamente do ícone da barra de tarefas do seu antivírus ou pacote de firewall.



Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Depois de fazer isso, repita a ação que estava causando o Erro de parada 0x0000009f e veja se o problema foi resolvido.

Se o problema persistir, você deve garantir que elimine essa possibilidade fazendo uma desinstalação completa e certificando-se de não deixar para trás nenhum arquivo restante que ainda possa causar o problema. Para fazer isso, siga este artigo ( aqui ) para obter instruções passo a passo sobre como desinstalar o pacote de terceiros de quaisquer arquivos remanescentes em potencial.

NOTA: Se você fizer isso e descobrir que o problema foi resolvido, não é necessário migrar para um pacote de terceiros diferente. O Windows Defender iniciará automaticamente e tomará o lugar do pacote de terceiros desinstalado.

No entanto, se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo mesmo depois de desativar o pacote de segurança de terceiros ou se este método não se aplicar ao seu cenário, vá para o próximo método abaixo.

Método 2: Atualizar a versão do BIOS

Um problema com a versão do BIOS ou com os drivers do chipset de baixo nível também pode facilitar a instabilidade geral do sistema que pode levar ao aparecimento do Erro de parada 0x0000009f. Vários usuários afetados relataram que finalmente conseguiram resolver o problema após atualizar a versão do BIOS em seus PCs.

Atualizando sua versão do BIOS

Mas antes de prosseguir com essa estratégia de reparo, saiba que um procedimento de instalação incorreto do BIOS pode acabar produzindo outros problemas, incluindo problemas de inicialização. Se você quiser tentar essa correção, faça-o por sua própria conta e risco! E se você decidir fazê-lo, siga as instruções ao pé da letra.

Lembre-se de que a interface do BIOS e o processo exato por trás dessa operação serão diferentes dependendo da configuração que você está usando. Mas, independentemente do fabricante da placa-mãe, siga as instruções cuidadosamente.

Esta é a documentação oficial para atualização do BIOS quando se trata dos fabricantes de placas-mãe mais populares:

  • Dell
  • ASUS
  • Acer
  • Lenovo
  • Sony vayo

Se você seguiu as instruções acima sem sucesso ou se este método não se aplica à sua situação atual, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Execução de varreduras DISM e SFC

Como foi confirmado por muitos usuários afetados, a causa mais comum que irá gerar este Erro de parada 0x0000009f é um processo crítico que é afetado por algum tipo de corrupção de arquivo do sistema.

Se esse cenário for aplicável, a maneira mais eficiente de resolver esse problema é executar uma série de utilitários integrados capazes de corrigir erros locais e corrupção de arquivos do sistema. Ambos DISM (Manutenção e gerenciamento de imagens de implantação) e SFC (verificador de arquivos do sistema) são capazes de fazer isso.

Nota: Sinta-se à vontade para usar alternativas de terceiros, se tiver alguma em mente. Mas se você não quiser instalar software adicional, esta é sua melhor opção.

Lembre-se de que, embora ambos os utilitários se concentrem na mesma coisa, eles têm abordagens diferentes para lidar com a corrupção de arquivos do sistema. Por exemplo, o DISM depende do componente WU (Windows Update) para substituir instâncias corrompidas por cópias íntegras. O SFC, por outro lado, é totalmente local e usa um arquivo armazenado localmente para lidar com a corrupção de arquivos do sistema.

Por causa disso, nosso conselho é executar os dois utilitários para maximizar suas chances de corrigir instâncias corrompidas que podem estar causando o Pare o erro 0x0000009f. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar. Em seguida, digite ‘Cmd’ dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando com acesso de administrador. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Abrindo o Prompt de Comando

  2. Uma vez dentro da janela elevada do CMD, digite o seguinte comando em ordem e pressione Entrar após cada comando para iniciar uma varredura DISM:
    Dism.exe / online / cleanup-image / scanhealth Dism.exe / online / cleanup-image / restorehealth

    Nota Observação: lembre-se de que, como o DISM usa o Windows Update para baixar cópias íntegras dos arquivos corrompidos, você precisa garantir que sua conexão com a Internet esteja estável antes de iniciar este procedimento. O primeiro comando (scanhealth) irá analisar seus arquivos de sistema enquanto o segundo (restaurar saúde) irá iniciar o processo de reparação.

  3. Assim que a varredura do DISM for concluída, reinicie o computador imediatamente e aguarde pacientemente até que a próxima sequência de inicialização seja concluída. Em seguida, siga a etapa 1 novamente para abrir outro prompt de comando elevado. Depois de retornar ao CMD elevado, digite o seguinte comando e pressione Enter mais uma vez para iniciar outra varredura SFC:
    sfc / scannow

    Nota : Sob nenhuma circunstância você deve interromper este procedimento após iniciar a operação de digitalização SFC. Fechar a janela CMD ou facilitar uma interrupção inesperada da máquina pode deixar seu sistema exposto a erros lógicos adicionais.

  4. Reinicie o computador mais uma vez quando a operação for concluída, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do computador, repetindo a ação que estava causando a falha crítica do sistema.

Se você ainda está encontrando Erro de parada 0x0000009f erros, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: Instalando o driver Intel Internet mais recente (se aplicável)

Depois de ver esse cenário se repetir algumas vezes, fica claro que o problema também pode ocorrer devido a um componente do sistema pertencente ao Intel Internet Driver. Nos casos mais comuns, os culpados relatados são Driver de conexão de rede Intel (R) Gigabit ou Driver de link WiFi . Se você usar um desses dois drivers sem fio, há uma chance de que seja isso que esteja causando a instabilidade do sistema.

Vários usuários afetados que se encontram em uma situação semelhante relataram que finalmente conseguiram resolver o problema. A maioria deles fez isso desinstalando o driver por completo (deixando o driver genérico assumir o controle), enquanto outros fizeram isso reinstalando a versão mais recente do driver da Intel no site do fabricante.

Se este cenário específico se aplicar à sua situação atual, siga as instruções abaixo para remover ou reinstalar o Driver Intel Wireless e impedir que as falhas do BSOD ocorram novamente. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite ‘Devmgmt.msc’ e pressione Entrar para abrir o Gerenciador de dispositivos. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Running Device Manager

  2. Assim que estiver dentro Gerenciador de Dispositivos , role pela lista de aplicativos instalados e expanda o menu suspenso associado a Adaptadores de rede .
  3. Depois de chegar ao correto Adaptadores de rede submenu, clique com o botão direito em Driver Intel Wireless WiFi Link ou Driver de conexão de rede Intel (R) Gigabit e então escolher Desinstalar dispositivo no menu de contexto recém-exibido. Quando for solicitada a confirmação, clique em Desinstalar mais uma vez para fazê-lo e iniciar o procedimento.

    Desinstalando o driver de rede Realtek

  4. Assim que o procedimento for concluído, reinicie o computador para permitir que a operação seja concluída. Depois que a próxima sequência de inicialização for concluída, você terá duas opções - Se você não fizer mais nada, seu sistema operacional usará um driver genérico para substituir o que você desinstalou anteriormente na etapa 3.
    Nota: Se você insiste em usar o driver Intel dedicado, navegue até o site do fabricante e baixe a versão mais recente do driver que você desinstalou. Em seguida, clique duas vezes no executável e siga as instruções na tela para instalar o driver em seu computador.
  5. Após a instalação do novo driver, use o computador normalmente e monitore a situação para ver se os sintomas do BSOD foram resolvidos.

Se você ainda está encontrando Erro de parada 0x0000009f durante intervalos fixos ou aleatórios, vá para o próximo método abaixo.

Método 5: Desinstalando o Daemon Tools (se aplicável)

Outro raro, mas provável culpado que pode acabar causando o Erro de parada 0x0000009f é um I / O pendente em sptd.sys . Acontece que Sptd.sys é um driver de emulação de CD-ROM com defeito que pertence às ferramentas Daemon. Mas com base em alguns outros relatórios, também há um driver diferente do Daemon Tools ( amm9h5at.sys ) que pode acabar causando o mesmo comportamento.

Vários usuários afetados que também estavam lutando com este problema relataram que conseguiram parar o BSOD desencadeado pelo Erro de parada 0x0000009f de ocorrer desinstalando ou atualizando a instalação do Daemon Tools.

Se este cenário for aplicável, siga as instruções abaixo para obter instruções passo a passo sobre como resolver o problema lidando com a instalação do Daemon Tools. Aqui está um guia rápido com o que você precisa fazer:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite “Appwiz.cpl” dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Programas e características janela.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Assim que estiver dentro da janela Programas e Arquivos, role para baixo pela lista de aplicativos instalados e localize a instalação do Daemon Tools. Depois de ver, clique com o botão direito sobre ele e escolha Desinstalar no menu de contexto.

    Desinstalando o aplicativo Daemon Tools

  3. Siga as instruções na tela para concluir a desinstalação e reinicie o computador para concluir o processo.
  4. Na próxima inicialização, monitore seu computador e veja se o problema ainda está ocorrendo. Se você não está mais experimentando Erro de parada 0x0000009f, você pode concluir com segurança que a instalação do Daemon Tools estava causando o problema.
    Nota: Se você confia muito na ferramenta, pode tentar instalar a versão mais recente deste link ( aqui ) e veja se a estabilidade do sistema é preservada.

Caso este cenário não seja aplicável ou você tenha seguido as instruções acima e ainda esteja encontrando o erro de parada 0x0000009f, vá para o próximo método abaixo.

Método 6: Executar uma instalação de reparo / instalação limpa

Se você seguiu todas as possíveis correções acima sem sucesso, provavelmente está lidando com algum tipo de problema de corrupção que não pode ser resolvido de maneira convencional. Se você chegou até aqui sem nenhum alívio para seus problemas, a única solução viável com o potencial de resolver os BSODs causados ​​pelo Erro de parada 0x0000009f é redefinir todos os componentes do Windows.

Vários usuários que têm enfrentado esse problema relataram que conseguiram consertar o problema atualizando todos os componentes do Windows executando uma instalação de reparo ou uma instalação limpa.

Lembre-se de que os dois utilitários irão ajudá-lo a atingir o mesmo objetivo, mas eles têm abordagens diferentes:

  • Instalação limpa - Este procedimento é extremamente direto e fácil de realizar. Embora você não precise de nenhum pré-requisito como uma mídia de instalação, a principal desvantagem de seguir esse caminho é que você perderá todos os seus dados, incluindo aplicativos, jogos, mídia pessoal e todas as preferências do usuário se não fizer backup deles com antecedência.
  • Instalação de reparo (reparo no local) - Essa abordagem é mais tediosa, pois envolve mais etapas e exige que você tenha (ou crie) uma mídia de instalação do Windows compatível. Mas a grande vantagem deste método é que ele permitirá que você mantenha todos os seus arquivos (incluindo aplicativos, jogos, documentos, músicas, vídeos e até mesmo algumas preferências do usuário).

Independentemente da opção, você acaba escolhendo, siga as instruções ao pé da letra e veja se elas acabam resolvendo o Pare o erro 0x0000009f. Se o mesmo problema persistir, você pode concluir que o problema está sendo causado por um componente de hardware (neste caso, você deve levar seu PC a um técnico qualificado para investigações).

8 minutos lidos