Correção: a operação não foi concluída com sucesso porque o arquivo contém um vírus

Avast : Home >> Configurações >> Geral >> Exclusões

Em cada caso, certifique-se de escolher o local da pasta corretamente. Além disso, não clique no arquivo diretamente, porque a maioria dos usuários alegou que você realmente precisa selecionar a pasta e não o arquivo que deseja adicionar às exceções.

Solução 3: problemas com o Windows Explorer

Definitivamente parece estranho, mas às vezes até mesmo o processo do Windows Explorer é sinalizado como malware em potencial e impede que você use o computador corretamente enquanto exibe o erro “A operação não foi concluída com êxito porque o arquivo contém um vírus“. Como o explorer.exe é um processo genuíno do Windows, talvez você não consiga resolver o problema desativando o antivírus ou adicionando o explorer.exe às exceções. Felizmente, existe um método ainda mais fácil:

1. Procure por “Prompt de Comando”, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Executar como administrador”. Copie e cole os seguintes comandos e certifique-se de clicar em Enter após cada um.

sfc /SCANFILE=c:windowsexplorer.exe
sfc /SCANFILE=C:WindowsSysWow64explorer.exe

1. Se tudo correr como deveria, você receberá uma mensagem que deve ao longo da linha:

A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito.

1. Mesmo que esta mensagem não apareça, o problema ainda pode estar resolvido, portanto, certifique-se de reiniciar o computador depois e verifique se o problema ainda aparece.

Solução 4: problema com o backup do Windows

Este erro também pode aparecer ao executar o Backup do Windows e o erro é exibido quando o Backup é executado no arquivo problemático. Se você seguiu as instruções acima e verificou seu computador várias vezes e tem 100% de certeza de que não está infectado, o falso positivo pode ser causado por arquivos temporários da Internet e de cache.

Esses arquivos devem ser excluídos de todos os navegadores que você está usando antes de continuar com a execução do backup do Windows novamente. Siga as instruções abaixo para limpar os dados de navegação do Internet Explorer e do Edge ao mesmo tempo.

1. Digite “Painel de Controle” na barra de pesquisa localizada na barra de tarefas e clique no primeiro resultado.
  2. Altere a opção Exibir por para ícones grandes e localize a seção Opções da Internet. Abra.

1. Permaneça na guia Geral e procure na seção Histórico de navegação.
  2. Clique em Excluir… e escolha o que deseja excluir do seu navegador.
  4. Clique em Excluir e saia do Painel de Controle.

1. Reinicie o computador e verifique se o pop-up irritante ainda aparece.
  2. Abra seu navegador Edge clicando em seu ícone na barra de tarefas ou procurando por ele no menu Iniciar.
  3. Depois que o navegador for aberto, clique nos três pontos horizontais localizados na parte superior direita do navegador e selecione Configurações.
  4. Na seção Limpar dados de navegação, clique em Escolha o que limpar.

1. Mantenha as primeiras quatro opções marcadas e limpe esses dados.
  2. O problema deve desaparecer em nenhum momento.