Correção: este aplicativo foi desligado e não está monitorando seu computador



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Windows Defender é a ferramenta de segurança e antivírus padrão que vem pré-instalada no Windows 10 e a maioria das pessoas concordaria que a ferramenta em si é suficiente e pode definitivamente manter seu computador seguro na maioria das ocasiões.



No entanto, há um certo problema que vem sob esta mensagem de erro e requer sua atenção porque a mensagem diz que a ferramenta foi desligada. Usar seu PC sem nenhuma ferramenta de segurança instalada é muito perigoso e é muito importante que você leve esta mensagem a sério e siga este artigo para descobrir como resolver esse problema facilmente.



Solução 1: Reinicie o seu computador

Às vezes, esse erro é causado por um bug simples que pode ser corrigido tão facilmente quanto reiniciar o computador. Você pode nunca saber o que causou o problema em primeiro lugar, mas certifique-se de se livrar dele facilmente seguindo as instruções abaixo:



  1. No PC em execução, clique em Iniciar >> botão Liga / desliga na parte inferior do menu e escolha a opção Desligar.

  1. Depois que o PC desligar completamente, desconecte o cabo Ethernet do PC se estiver usando para se conectar à Internet e deixe o cabo desconectado por pelo menos alguns minutos antes de conectá-lo novamente. Enquanto isso, reinicie o roteador e seu modem clicando nos botões liga / desliga localizados neles antes de conectar o cabo de volta ao computador.
  2. Ligue o PC normalmente pressionando o botão liga / desliga e verifique se o Windows Defender agora pode ser ligado.
  3. Clique com o botão direito no ícone de escudo na barra de tarefas e clique em Abrir.

  1. Quando a Central de Segurança do Windows Defender abrir, clique no ícone de escudo abaixo do botão home, abra as configurações de proteção contra vírus e ameaças e ative tudo que está desligado que você pode considerar útil
  2. Navegue até o ícone do navegador (o segundo a partir do final) e ative a opção Verificar aplicativos e arquivos.

Solução 2: Para usuários McAfee com ferramentas pré-instaladas

Se o seu computador veio com ferramentas antivírus pré-instaladas, como o McAfee, você pode enfrentar esse problema com mais frequência do que qualquer outra pessoa. O motivo pelo qual o McAfee foi nomeado, entre outros, é porque essa ferramenta antivírus é a culpada em 90% dos casos em que as pessoas receberam essa mensagem de erro.



Se o McAfee veio pré-instalado em seu computador, provavelmente ele inchou o PC com seus recursos e o Windows Defender não consegue realizar todas as ações que deseja e não consegue estabelecer o controle sobre a proteção do seu computador. É por isso que você não consegue iniciar o serviço Windows Defender, mesmo que tenha desativado o McAfee em seu computador. Siga as instruções abaixo para remover totalmente o antivírus McAfee do seu computador:

  1. Clique no menu Iniciar e abra o Painel de Controle procurando por ele. Como alternativa, você pode clicar no ícone de engrenagem para abrir as configurações se estiver usando o Windows 10.
  2. No Painel de Controle, selecione Exibir como: Categoria no canto superior direito e clique em Desinstalar um Programa na seção Programas.

  1. Se você estiver usando o aplicativo Configurações, clicar em Aplicativos deve abrir imediatamente uma lista de todos os programas instalados em seu PC.
  2. Localize McAfee no Painel de Controle ou Configurações e clique em Desinstalar.
  3. Seu assistente de desinstalação deve abrir com duas opções: Reparar e Remover. Selecione Remover e clique em Avançar para desinstalar o programa.
  4. Uma mensagem aparecerá perguntando “Deseja remover completamente o McAfee para Windows?” Escolha sim.

  1. Clique em Concluir quando o desinstalado concluir o processo e reinicie o computador para ver se os erros ainda aparecerão.

Para limpar o restante dos arquivos deixados pela McAfee, considere usar a McAfee Consumer Product Removal Tool (MCPR), que pode ser usada facilmente seguindo as instruções abaixo:

  1. Baixe a ferramenta MCPR do funcionário da McAFee local na rede Internet .
  2. Clique duas vezes em MCPR.exe, que é o arquivo que você acabou de baixar. Ele deve estar na pasta Downloads por padrão, mas você também pode abri-lo clicando duas vezes no arquivo na página Downloads do seu navegador.
  3. Se você vir um aviso de segurança perguntando se você permite que o aplicativo faça alterações no seu PC, clique em Sim, Continuar ou Executar, dependendo da versão do Windows instalada.
  4. Na tela de remoção de software da McAfee, clique em Avançar e clique em Concordo para aceitar o Contrato de licença do usuário final (EULA).

  1. Na tela de validação de segurança, digite os caracteres exatamente como mostrados na tela (a validação diferencia maiúsculas de minúsculas).
  2. Clique em Avançar. Esta etapa evita o uso acidental de MCPR.
  3. Após a conclusão do processo de remoção, você deverá ver a mensagem Remoção concluída, o que significa que os produtos McAfee foram removidos com êxito do computador.

  1. No entanto, se você vir a mensagem Limpeza sem êxito, a limpeza falhou e você deve reiniciar o PC e tentar todo o processo novamente.
  2. Reinicie o computador após a conclusão do processo e verifique se o McAfee Antivirus foi removido do computador. Tente ativar o Windows Defender seguindo as etapas do método anterior!

Nota Observação: Se você estiver executando qualquer outra ferramenta antivírus e quiser optar pelo Windows Defender, considere a remoção completa da respectiva ferramenta antivírus, procurando informações sobre como fazê-lo corretamente.

Solução 3: Reinstale o Windows

Reinicializar nosso PC é considerado o último recurso para esse problema, mas é definitivamente eficiente e pode corrigir a maioria dos problemas semelhantes, incluindo o descrito neste artigo. Veja como redefinir seu PC no Windows 10.

  1. Navegue até Configurações. Você pode acessá-lo clicando no ícone de engrenagem no menu Iniciar.
  2. Selecione “Atualização e segurança” e clique em Recuperação no painel esquerdo.

  1. O Windows apresenta três opções principais: Reinicializar este PC, Voltar para uma construção anterior e Inicialização avançada. Reiniciar este PC é a melhor opção para começar do zero. A inicialização avançada permite inicializar a partir de uma unidade ou disco USB de recuperação e “Ir para uma versão anterior” é feito para Windows Insiders que desejam reverter para uma versão anterior do sistema operacional.
  2. Clique em Começar em Redefinir este PC.
  3. Clique em “Manter meus arquivos” ou “Remover tudo”, dependendo se você deseja manter seus arquivos de dados intactos. De qualquer forma, todas as suas configurações retornarão aos padrões e os aplicativos serão desinstalados.
  4. Selecione “Apenas remover meus arquivos” ou “Remover arquivos e limpar a unidade” se você escolheu “remover tudo” na etapa anterior. A limpeza da unidade leva muito mais tempo, mas garante que, se você estiver entregando o computador, a próxima pessoa terá dificuldade em recuperar seus arquivos apagados. Se você estiver mantendo o computador, escolha “Apenas remover meus arquivos”.
  5. Clique em Avançar se o Windows avisar que você não poderá reverter para uma versão anterior do sistema operacional. Clique em Redefinir quando solicitado.
  6. O Windows será reiniciado e levará vários minutos para se reinicializar. Clique em Continuar quando solicitado.
5 minutos lidos