Hardware / APU AMD Ryzen 5000 ‘Cezanne’ 7nm ZEN 3 com chip gráfico integrado Vega com suporte para soquete AM4 manchado em slide vazado 2 minutos lidos AMD Ryzen 2000 Series

AMD Ryzen

A próxima geração de processadores AMD Ryzen 5000, com o codinome ‘Cezanne’, e baseada na arquitetura 7nm ZEN 3 com Vega GPU integrada, foi encontrada online. AMD recentemente confirmou que o CPUs ‘Vermeer’ seriam lançadas antes do final do ano atual . Portanto, as próximas CPUs versáteis, poderosas e ainda assim altamente eficientes da empresa, baseadas na arquitetura ZEN 3, podem ser lançadas no próximo ano. Curiosamente, essas APUs ainda não anunciadas com GPU Vega integrada podem ser acomodadas em placas-mãe com soquetes AM4.

A próxima geração de APUs Ryzen 5000 da AMD, com codinome ‘Cezanne’, foi novamente localizada online. Essas APUs usarão uma combinação de tecnologias novas e refinadas na forma de ZEN 3 e Vega. O vazamento mais recente inclui a ID do dispositivo dos chips, quase confirmando a natureza, tipo, arquitetura e desempenho das APUs AMD de próxima geração. Curiosamente, sempre que os chips forem lançados, eles podem ser inseridos nos soquetes AM4 padrão e altamente desenvolvidos.

APUs AMD Ryzen 5000 'Cezanne' e suporte de soquete revelados:

As APUs AMD Ryzen 5000 Series, pertencentes à família Cezanne, substituirão a família Renoir Ryzen 4000 APU da AMD. A AMD e suas empresas parceiras lançaram recentemente os laptops AMD Ryzen 4000 APU. Tem havido relatórios persistentes que A AMD está redirecionando a plataforma de mobilidade AMD Ryzen 4000 para uso em desktop , e o mesmo se aplica às APUs AMD Ryzen série 5000.

As APUs AMD Cezanne supostamente se enquadrarão na 1638 Device ID. Houve pelo menos 13 IDs de PCI para a família específica. A família Renoir da AMD usa os IDs PCI de 1636, enquanto a linha Van Gogh de APUs de baixa potência personalizada usará os IDs PCI 163F.

As APUs Cezanne ainda são baseadas na arquitetura GFX9 um pouco mais antiga. Isso significa que a AMD ainda está refinando as GPUs Vega. No entanto, as APUs Ryzen 5000 devem apresentar um núcleo de CPU totalmente novo, assim como a geração atual de APUs de mobilidade AMD Ryzen 4000 Renoir, mas terão uma revisão aprimorada de um núcleo de GPU existente.

A informação mais segura sobre as APUs AMD Ryzen 5000 para desktop ainda não anunciadas é sua compatibilidade com a plataforma AM4. Isso também significa que os chips serão lançados bem antes de 2021. Isso ocorre porque a AMD deve evoluir seus processadores para o soquete AM5 por volta de 2022. A propósito, a AMD indicou que Os chips para desktop ZEN 3 ‘Vermeer’ serão lançados ainda este ano . E ainda há tempo antes da chegada das APUs AMD Cezanne. Isso significa que a AMD pode estar planejando mais algumas CPUs para preencher a grande lacuna.

Especificações e recursos das APUs AMD Cezanne ‘Ryzen 5000’:

As APUs AMD Cezanne ‘Ryzen 5000’ destinam-se principalmente a laptops e outros dispositivos de computação móvel. Assim como a linha atual de Ryzen 4000 ‘Renoir’, essas APUs também serão segmentadas em dois tipos. Aqueles com um perfil de TDP um pouco mais alto devem ser marcados como Cezanne-H e serão destinados a laptops de alto desempenho destinados a entusiastas e jogadores. Enquanto isso, o Cezanne-U será destinado a laptops de escritório e estações de trabalho diárias que priorizam a eficiência e a duração da bateria.

[Crédito da imagem: WCCFTech]

Curiosamente, as APUs AMD Cezanne ‘Ryzen 5000’ apresentarão o pacote FP6 / AM4, que é idêntico às APUs de Mobilidade AMD Ryzen 4000. Essencialmente, a AMD está mantendo a plataforma BGA que se destina a fazer os fabricantes de laptop realizarem a atualização sem qualquer modificação importante na placa-mãe. Da mesma forma, o design também tornará muito fácil para os usuários de desktop realizarem uma atualização rápida sem a necessidade de comprar uma nova placa-mãe.

Tag amd