Correção: o Firewall do Windows bloqueou alguns recursos deste programa ou aplicativo



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Firewall do Windows 10 pode bloquear a execução de determinados aplicativos e programas quando eles disparam contra as regras definidas no firewall do Windows. Um dos problemas mais comuns para o “ O Firewall do Windows bloqueou alguns recursos deste programa ou aplicativo ”É para aplicativos de terceiros, principalmente VPNs, por exemplo. HotSpot VPN, TunnelBear etc, quando eles são instalados, eles devem ser totalmente permitidos em seu Firewall (de acordo com o Método 1) ou devem ser desinstalados porque interferem nas capacidades do firewall e acionam falsos sinalizadores em relação a 'o que permitir e o que não permitir ”pelo seu Firewall.



Quando você se conecta a uma VPN, todo o tráfego é criptografado.



Este erro costuma ser muito incômodo porque aparece diariamente e também em intervalos aleatórios que deixam o usuário confuso sobre sua origem. O erro não é exclusivo do Windows 10 e também pode aparecer em versões anteriores do Windows, pois todas contêm o Firewall do Windows.



Quando novos programas são instalados, o Firewall do Windows não sabe como reagir a eles e exibe a mensagem abaixo. A mensagem geralmente está relacionada a determinados videogames multijogador online, navegadores da Internet, etc. O problema não deve ser difícil de resolver se você seguir as soluções abaixo com atenção!

Solução 1: Adicionar um programa às exceções do Firewall do Windows

Para que cada aplicativo tenha permissão para acessar a Internet, ele precisa ser permitido por meio de seu firewall. Você deve sempre prestar atenção ao tipo de aplicativos que está permitindo através do firewall, pois os aplicativos maliciosos terão acesso à Internet e também ao seu computador.



Siga as instruções abaixo para permitir um aplicativo ou recurso por meio do Firewall do Windows:

  1. Abra o Painel de Controle pesquisando-o no botão Iniciar ou clicando no botão Pesquisar à esquerda da barra de tarefas.

  1. Depois que o Painel de Controle abrir, mude a exibição para ícones Grandes ou Pequenos e navegue até a parte inferior dele para localizar as configurações do Firewall do Windows.

  1. Clique em Firewall do Windows e clique na opção Permitir e aplicativo ou recurso através do Firewall do Windows. Uma lista de aplicativos deve ser aberta. Localize o aplicativo que deseja permitir e marque as caixas ao lado de Redes Privadas e Públicas.

  1. Clique em OK e reinicie o computador para verificar se a mensagem ainda aparece.

Solução 2: desinstale drivers ou programas de rede de terceiros

Às vezes, esse erro específico aparece quando os usuários baixam e usam ferramentas VPN de terceiros, como Tunnelbear, Hotspot Shield ou algum outro. Esses programas às vezes instalam um dispositivo no Gerenciador de Dispositivos, o que causa esses problemas com o Firewall do Windows. Remover o programa e o driver não é um processo difícil, portanto, certifique-se de seguir as instruções abaixo.

  1. Abra o Painel de Controle pesquisando-o na barra de Pesquisa. Alternativamente, você pode abrir Configurações clicando no logotipo do Windows localizado no canto inferior esquerdo e clicando no ícone de engrenagem.

  1. Mude para a visualização por categoria no Painel de controle e clique em Desinstalar um programa em Programas e recursos.

  1. Se você estiver usando Configurações, simplesmente clique na seção Aplicativos localizada assim que você entrar em Configurações.
  2. Depois de dar uma olhada em toda a lista de aplicativos instalados, localize a ferramenta que está usando como VPN. Além disso, se você usa ferramentas semelhantes, também pode tentar desinstalá-las se não precisar mais delas.

  1. Siga as instruções na tela.
  2. Abra a caixa de diálogo Pesquisar ou Executar e digite “regedit” em qualquer uma delas.

  1. Pesquise e exclua tudo relacionado ao programa que acabou de desinstalar, pesquisando seu nome.
  2. Reinicie seu computador e você não deverá ter mais problemas relacionados ao Firewall do Windows.

Depois de desinstalar o programa, seu driver pode ter permanecido em seu computador e problemas ainda podem aparecer se você não desinstalá-lo usando o Gerenciador de dispositivos. Siga as instruções abaixo.

  1. Inicie o Painel de Controle pesquisando-o na barra Pesquisar localizada à esquerda da barra de tarefas, clique em Hardware e Sons e em Gerenciador de Dispositivos.

  1. Expanda o nó próximo a Adaptadores de rede, clique com o botão direito do mouse na entrada que deve ter um nome semelhante ao programa que o instalou. Se você não tiver certeza, faça uma pesquisa no Google para cada um dos dispositivos que você vê na seção Adaptadores de rede e conclua apenas qual deles você deve desinstalar, clicando com o botão direito sobre ele e selecionando a opção Desinstalar dispositivo.

  1. Na caixa de diálogo Confirmar remoção do dispositivo, clique em OK para iniciar o processo de desinstalação.
  2. Quando o processo de desinstalação for concluído, reinicie o computador e verifique se o problema aparece novamente.

Solução 3: verifique se há malware em seu computador

Esse problema também pode ocorrer se o computador do usuário estiver infectado por aplicativos maliciosos porque eles redefinem as alterações feitas nas configurações do Firewall do Windows, mesmo depois de permitir que seus aplicativos passem várias vezes.

Esses aplicativos maliciosos precisam ser resolvidos o mais rápido possível porque o pop-up irritante do Firewall do Windows é provavelmente apenas a ponta do iceberg no que diz respeito a possíveis danos ao seu computador. Siga as instruções abaixo para verificar seu computador.

  1. Você pode baixar o Malwarebytes de seu site oficial gratuitamente (versão de teste). Quando o download do Malwarebytes terminar, clique duas vezes no arquivo “mb3-setup-consumer” para instalar o Malwarebytes no seu computador.

  1. Pode ser exibida uma janela pop-up de Controle de conta de usuário perguntando se deseja permitir que o Malwarebytes faça alterações em seu dispositivo. Se isso acontecer, você deve clicar em “Sim” para continuar com a instalação.
  2. Quando a instalação do Malwarebytes começar, você verá o Malwarebytes Setup Wizard, que o guiará pelo processo de instalação.

  1. Para instalar o Malwarebytes em sua máquina, continue seguindo as instruções clicando no botão “Avançar”.
  2. Depois de instalado, o Malwarebytes iniciará e atualizará automaticamente o banco de dados de antivírus. Para iniciar uma verificação do sistema, você pode clicar no botão “Verificar agora”.

  1. O Malwarebytes agora começará a escanear seu computador em busca de programas maliciosos.
  2. Esse processo pode levar alguns minutos, portanto, sugerimos que você faça outra coisa e verifique periodicamente o status da verificação para ver quando está concluída.
  3. Quando a varredura for concluída, será exibida uma tela mostrando as infecções por malware que o Malwarebytes detectou.
  4. Para remover os programas maliciosos que o Malwarebytes encontrou, clique no botão “Quarentena selecionada”.

  1. O Malwarebytes irá agora colocar em quarentena todos os arquivos maliciosos e chaves de registro que encontrar.
  2. Para concluir o processo de remoção do malware, o Malwarebytes pode solicitar que você reinicie o computador.
4 minutos lidos