O que é: Mrtstub



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você for um usuário do Windows, poderá ver mrt.exe_p e mtrstub.exe em uma de suas unidades. Esses arquivos estarão em uma pasta com um nome alfanumérico como 890fhg08erut (ou uma variação dele). Você pode notar que esses arquivos / pastas aparecem e desaparecem por conta própria. E, se você tentar excluir esses arquivos, você não conseguirá. Em alguns casos, você pode conseguir excluir esses arquivos, mas notará que eles voltam sozinhos. Outra coisa que você pode notar é que esses arquivos também estão presentes em seu disco rígido externo. Nesses casos, você pode ver que todos os arquivos originais são colocados em uma nova pasta junto com esses dois arquivos. No entanto, isso não é comum para todos com o disco rígido externo.



Os arquivos mrt.exe e mtrstub são arquivos próprios do Windows. Esses arquivos estão associados à Ferramenta de Remoção de Software Malicioso. Como esses arquivos fazem parte do Microsoft Windows, é comum encontrá-los na unidade C (ou na unidade onde você instalou o Windows). A localização normal desses arquivos é C: Windows System32. Se você estiver vendo esses arquivos em alguma outra unidade, pode ser um sinalizador vermelho. Agora, a razão pela qual você está vendo os arquivos desaparecendo e se repetindo, é na verdade porque a Ferramenta de Remoção de Software Malicioso do Windows é executada em cada atualização do Windows e exclui automaticamente os arquivos que cria durante sua execução / verificação. Portanto, se você vir os arquivos e eles desaparecerem, isso geralmente significa que a ferramenta estava em execução e excluiu os arquivos assim que terminou de funcionar. No entanto, também pode ser um vírus / malware agindo como a ferramenta original, mas há uma maneira de verificar isso também (fornecido nos métodos abaixo). Isso também explica por que os arquivos reaparecem depois de excluídos. Por último, se você está se perguntando por que não consegue excluir os arquivos, pode ser simplesmente porque a ferramenta pode estar em execução naquele momento.



Resumindo, o mrtstub é um arquivo próprio do Windows, mas pode ser um vírus / malware dependendo de seu comportamento e localização. Os métodos fornecidos a seguir o ajudarão a determinar se o arquivo é legítimo ou um vírus / malware.



Método 1: verificar a assinatura digital

A melhor maneira de verificar se o arquivo é legítimo ou um vírus é verificar as propriedades. Nas propriedades, você pode verificar a Assinatura Digital do arquivo. Se a assinatura digital pertencer à Microsoft, não se preocupe.

Aqui estão as etapas para verificar a assinatura digital

  1. Vá para o local onde você está vendo os arquivos.
  2. Clique com o botão direito no mrtstub.exe e selecione Propriedades
  3. Clique no Assinaturas digitais aba
  4. Verifique se o Nome do Signatário é Microsoft Windows . Se for, então o arquivo está bom. Se houver mais alguma coisa, você deve baixar uma boa ferramenta antivírus / malware e verificar o seu PC imediatamente.



Método 2: verifique Mrt.log

Sempre que a Ferramenta de Remoção de Software Malicioso do Windows é executada, ela relata as descobertas no arquivo mrt.log. Se você está vendo o arquivo aparecendo e desaparecendo e não tem certeza se os arquivos são legítimos ou não, este método funcionará para você. Você pode simplesmente verificar o arquivo mrt.log e ver se os relatórios foram fornecidos no momento em que os arquivos apareceram. Isso faz sentido porque, sempre que os arquivos aparecem, isso significa que a Ferramenta de Remoção de Software Malicioso do Windows está em execução e, sempre que essa ferramenta é executada, ela cria um relatório no mrt.log. Portanto, se não houver relatório no mrt.log no momento em que você viu os arquivos, é um sinalizador vermelho.

Este método também deve ser útil para pessoas que não conseguem ver a assinatura dos arquivos porque eles desaparecem rapidamente. Portanto, se você não conseguiu seguir as instruções do método 1, isso também deve resolver o problema.

Estas são as etapas para localização e verificação do arquivo mrt.log

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo % systemroot% debug e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes no arquivo chamado registro

Verifique o carimbo de hora no relatório. Se a hora da verificação corresponder à hora em que você viu os arquivos, não há necessidade de se preocupar. Caso contrário, verifique o seu computador imediatamente.

Método 3: analise o seu computador

Isso deve ser feito sem dizer, mas você deve verificar o seu computador nesta situação. Mesmo que você tenha seguido as instruções nos métodos fornecidos acima, é aconselhável realizar uma verificação completa do sistema apenas para estar no lado seguro. O pior que pode acontecer é você perder algumas horas do seu dia.

Portanto, baixe um antivírus e ferramentas de detecção de malware de sua escolha e execute uma verificação completa do sistema. Se você não tiver certeza, recomendamos o Malwarebytes.

  1. Clique aqui para baixar o Malwarebytes para Windows.
  2. Uma vez baixado, execute o Malwarebytes e verifique seu sistema.

Uma vez feito isso, seu sistema deve estar livre de qualquer malware.

Nota: Se você viu os arquivos aparecendo em seu disco rígido externo, não há necessidade de pânico. Faça a varredura de sua unidade externa também. Você pode verificar as assinaturas dos arquivos e verificar a hora no mrt.log também. Todos esses métodos funcionarão também para uma unidade externa.

4 minutos lidos