Por que o Steam não tem Mass Effect 3?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Steam é definitivamente a plataforma mais popular para distribuição de jogos do mundo, com mais de 30 milhões de usuários ativos. O Steam foi originalmente lançado em setembro de 2003. A Valve queria criar uma plataforma que tornasse mais fácil para os usuários baixar e gerenciar atualizações para seus jogos. O primeiro jogo que exigiu o Steam foi o Counter Strike 1.6 e a popularidade dos últimos jogos da Valve fez com que o Steam se tornasse cada vez mais popular. Desenvolvedores de jogos terceirizados começaram a distribuir seus jogos no Steam e o Steam tornou-se o que é hoje.



O Steam é o principal motivo pelo qual a indústria de jogos se concentra no mercado digital



No entanto, nem todos os jogos podem ser encontrados no Steam, já que nem todos os distribuidores de videogames achavam que lançar seus produtos através do Steam era a ideia mais lucrativa. O Steam ganha dinheiro com as vendas que cada usuário faz e mantém uma porcentagem de pelo menos 30%. Considerando o fato de que é a plataforma de distribuição mais popular para videogames, muitos fabricantes de videogames pequenos e independentes decidem lançar seus produtos através do Steam, já que seu público é simplesmente vasto.



A EA, por outro lado, decidiu implementar uma abordagem diferente. Muitos jogadores sempre se perguntaram por que quase não há títulos mais novos da EA no Steam e por que certos jogos, como Dragon Age II, foram removidos pelo Steam de seus serviços completamente. A resposta a esta pergunta só pode ser adivinhada, pois nem o Steam nem a EA decidiram falar sobre o assunto em público.

A resposta para Mass Effect 3 ausente no Steam é simplesmente porque quase nenhum novo título da EA está chegando ao Steam devido à nova plataforma da EA chamada Origin. Origin implementa um sistema semelhante ao Steam. É um programa ou cliente que permite que seus usuários comprem jogos, baixem e atualizem todos em um só lugar. A diferença é que a Origin distribuía apenas jogos da EA. Parece que os cortes do Steam e certas políticas impediram a EA de distribuir seus novos jogos no Steam. De certa forma, é compreensível porque eles estão obviamente procurando atrair novos usuários para sua plataforma Origin e tornar seus jogos disponíveis exclusivamente no Origin deve fazer sentido.

A lista atual de jogos da EA no Steam



EA e Steam são bastante silenciosos quando se trata desse problema, mas a EA falou sobre a retirada de Dragon Age II. Parece que o Steam não permite que qualquer conteúdo para download seja comprado de dentro do jogo e eles só permitem que isso seja feito usando seu cliente. Dragon Age II ofereceu aos jogadores a compra de DLC de dentro do jogo e isso foi uma violação direta dos termos e serviços da Valve. A segunda razão para a ausência da EA do Steam seria o fato de que as microtransações no jogo também são controladas pelo Steam e usam a carteira Steam.

Cada grande empresa do mundo escolhe o caminho e a opção que parece mais lucrativa. A Electronic Arts é uma grande empresa com muitos títulos e séries populares e pode parecer natural que eles de alguma forma queiram se livrar do intermediário e promover sua própria plataforma. Jogos como Mass Effect 3 e qualquer outro título novo podem nunca estar disponíveis no Steam novamente e as pessoas que quiserem jogá-los terão que usar o Origin. Os jogadores que acabam tendo que usar o Steam e o Origin podem ficar irritados, pois não terão a mesma comunidade e os mesmos amigos para convidar, o que pode impedi-los de usar um dos serviços. O Steam é definitivamente maior e mais popular, mas os jogadores que estão determinados a jogar um jogo farão de tudo para colocar as mãos nele.

2 minutos lidos