A tecnologia Turbo Boost é automática ou precisa de entrada manual?

Componentes / A tecnologia Turbo Boost é automática ou precisa de entrada manual? 3 minutos lidos

O desempenho de um PC poderoso depende de seus componentes velozes na maior parte do tempo. O mais importante deles é a CPU ou o processador. É responsável por lidar com grande parte do fluxo de trabalho em andamento no sistema. Especialmente em aplicativos com uso intensivo de CPU, a velocidade do processador é o que determina a rapidez e a eficiência com que ele pode executar a tarefa em questão.



A maioria das CPUs modernas da Intel está equipada com a tecnologia Turbo Boost para ajudar nos momentos em que é necessário poder de processamento puro. Turbo Boost é basicamente a operação usada pelas CPUs da Intel para aprimorar o desempenho aumentando a velocidade do clock da CPU. Discutiremos brevemente como essa tecnologia funciona e como você pode controlá-la.

Como o Turbo Boost realmente funciona?



Um benefício dos modernos processadores Intel mainstream é que eles funcionam até seu limite absoluto apenas quando a velocidade pode realmente ser utilizada de forma adequada. Portanto, ao realizar tarefas do dia a dia, como escrever um documento ou visualizar um vídeo, o processador está realmente funcionando na velocidade mais lenta possível, conhecida como clock base. Como o processador conserva sua energia dessa forma, ele realmente ajuda no desempenho térmico, na eficiência e na vida útil de uma CPU.



No entanto, nesses momentos de desempenho tão necessário, o Turbo Boost entra em ação. Isso funciona monitorando o headroom térmico e o TDP máximo (Thermal Design Power) do processador, de modo que quando você precisar daquele impulso extra, ele pode aumentar a base relógio para o que é conhecido como relógio de impulso. A explicação está basicamente no próprio nome. Essa tecnologia aumenta o clock base real do processador em alguns incrementos (enquanto mantém a temperatura e a energia em mente) para o que é conhecido como clock de boost. Basicamente, quando você precisa de potência bruta, o Turbo Boost ajuda você com isso aumentando a velocidade do processador.



Outra coisa importante a se notar é que quando o Turbo Boost está habilitado, ele aumenta a velocidade do clock de todos os núcleos. Não importa se o aplicativo em questão requer desempenho single-threaded ou desempenho multi-threaded. Se um único núcleo estiver ativo, ele aumentará todos os núcleos físicos restantes.

Quando o Turbo Boost entra em ação? É ativado automaticamente?

Se o Turbo Boost está ativado ou não depende de muitos aspectos. Em primeiro lugar, é o problema se o aplicativo em questão pode realmente utilizar todo o potencial da velocidade do processador. Se o aplicativo pode realmente usar a velocidade em todo o seu potencial, o Turbo boost é ativado automaticamente para fornecer aquele impulso extra no desempenho.



O turbo boost também não diminui a vida útil ou a eficiência de uma CPU em uma quantidade significativa. Ele aumenta o desempenho e a temperatura do núcleo em relação ao TDP máximo do processador. Ele mantém a temperatura, a potência e a eficiência da CPU em mente ao aumentar as coisas. Claro, quando seu processador usa turbo boost com freqüência, as térmicas vão aumentar um pouco e você vai precisar de um cooler de CPU decente o suficiente para combater isso.

Embora a operação já esteja habilitada no BIOS da maioria das placas-mãe Intel de antemão, você pode desligá-la acessando as configurações do BIOS e desligando-a completamente. Aparentemente, você não pode controlar o turbo boost decidindo quanto desempenho extra você precisa. O CPU decide por si mesmo quão alto pode ir sem afogar devido a térmicas. Você não pode controlar a velocidade quando está ativado. A única opção aqui para o usuário é deixá-lo habilitado e fazê-lo funcionar sozinho ou desabilitá-lo inteiramente no BIOS da placa-mãe. Você pode monitorar quando o Turbo boost está habilitado por meio de um software de terceiros ou simplesmente saberá como está operando quando os ventiladores realmente entrarem em ação.

É compatível com as séries de processadores Intel Core i5, Core i7 e Core-X. Ele funciona independentemente do sistema operacional instalado. Todas as placas-mãe Intel convencionais têm suporte para Turbo Boost e o habilitam por padrão no BIOS.

Conclusão

Para resumir, Turbo boost é uma tecnologia realmente útil que definitivamente ajuda nas tarefas intensivas do processador. Para simplesmente responder à pergunta, sim, o Turbo boost é habilitado automaticamente na maioria das placas-mãe Intel, mas se você estiver se preocupando muito com vida útil e eficiência, você pode desligá-lo nas configurações do BIOS da placa-mãe.