Como executar um aplicativo como um usuário diferente no Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Windows permite que você execute aplicativos da sua conta como uma conta de usuário diferente, desde que você tenha as credenciais da outra conta. Essa funcionalidade está disponível em todas as versões do Windows, ou seja, Windows 7, 8 e 10. Embora estejamos cobrindo o Windows 10 apenas neste artigo, as mesmas instruções também podem ser seguidas em outras versões. Com a ajuda deste recurso, você pode não apenas executar aplicativos que tenham a extensão .exe, mas também executar quase tudo e todas as extensões de arquivo que encontrar. Sejam arquivos em lote para instaladores diferentes, você pode executá-los como um usuário diferente.



Exemplo de programa RunAs



Essa funcionalidade é habilitada pelo programa RunAs que vem integrado no Windows. O programa RunAs é amplamente utilizado para esse propósito. Isso pode ser acessado por meio do prompt de comando junto com o Windows Explorer, portanto, se você preferir uma interface gráfica de usuário, há algo para você também. Para fazer uso deste programa, existe um serviço que precisa ser executado em segundo plano. O programa RunAs depende do serviço de logon secundário para poder executar vários arquivos como um usuário diferente. Se o serviço não estiver funcionando e for interrompido, você não conseguirá obter o resultado pretendido. Portanto, certifique-se de que o serviço esteja em execução procurando-o na janela Serviços do Windows.



Acontece que existem várias maneiras de executar um aplicativo como um usuário diferente . Estaremos cobrindo vários métodos diferentes para que você possa escolher usar qualquer um que achar mais fácil e rápido. Com isso dito, vamos entrar nisso.

Método 1: usando o Windows Explorer

Uma maneira de executar o aplicativo como um usuário diferente pode ser alcançada por meio do explorador de janelas . Esta é antes uma das maneiras mais fáceis de fazer isso, pois coincide com a maneira normal de iniciar um programa. Da mesma forma que você lançaria um programa em sua conta atual, você pode iniciá-lo de uma conta de usuário diferente da mesma maneira. A única diferença é que você terá que escolher uma opção diferente em vez de clicar duas vezes no aplicativo ou escolher Abrir no menu suspenso.

Agora, em alguns casos, a opção necessária para executar um programa como um usuário diferente pode não estar disponível para você no menu suspenso. Isso se deve às políticas locais do Windows. Nesse caso, você simplesmente terá que alterar uma política na janela Editor de Política de Grupo Local e estará pronto para prosseguir. Para isso, siga as instruções abaixo:



  1. Em primeiro lugar, teremos que nos certificar de que “ Executar como um usuário diferente ”Opção está visível para você. Para isso, abra a caixa de diálogo Executar pressionando o botão Tecla Windows + R .
  2. Em seguida, na caixa de diálogo Executar, digite gpedit.msc e pressione o Entrar chave.
  3. Isso abrirá a janela Editor de Política de Grupo Local. Lá, navegue até o seguinte caminho:
Configuração do computador> Modelos administrativos> Componentes do Windows> Interface de usuário de credencial
  1. Em seguida, no painel direito, clique duas vezes no Caminho confiável necessário para entrada de credencial política.

    Políticas de interface de usuário de credencial

  2. Certifique-se de que está definido para Não configurado . Clique Aplique e então bateu ESTÁ BEM.

    Exigir caminho confiável para configurações de política de entrada de credencial

  3. Depois de fazer isso, navegue até o diretório onde existe o aplicativo que você deseja executar.
  4. Clique com o botão direito no aplicativo enquanto pressiona o Mudança e escolha a chave “ Executar como um usuário diferente ”Opção do menu suspenso.

    Executando o Notepad ++ como um usuário diferente

  5. Depois disso, forneça o nome de usuário e senha da outra conta de usuário e clique em ESTÁ BEM. Isso executará o aplicativo como o usuário fornecido.

Método 2: usando o prompt de comando

Outra maneira de usar o programa RunAs para executar um aplicativo como um usuário diferente é por meio do prompt de comando . O utilitário RunAs pode ser usado no prompt de comando como você usaria qualquer outro comando. Com a ajuda disso, você pode até criar um arquivo em lote que executará um determinado aplicativo para você como um usuário diferente a cada vez que você executá-lo. Para fazer isso, siga as instruções abaixo:

  1. Primeiro de tudo, abra o Menu Iniciar e procure o prompt de comando para abri-lo.
  2. Depois que a janela do prompt de comando for iniciada, digite o seguinte comando para executar um programa como um usuário diferente:
runas / usuário: USERNAME 'PathToFile' UserPassword

Executando o Notepad como Admin

  1. Antes de pressionar o Entrar chave, certifique-se de substituir a USERNAME, PathToFile e Senha do usuário variáveis ​​com seus respectivos valores.
  2. Depois de fazer isso, pressione o Entrar chave e o programa deve ser executado como o usuário especificado.
  3. Além disso, você pode criar um arquivo em lote com o comando acima para que não precise abrir o prompt de comando e inserir o comando toda vez que desejar executar um programa como um usuário diferente.
  4. Para fazer isso, crie um documento de texto e cole o comando acima dentro do documento de texto.
  5. Depois disso, salve o documento como um arquivo em lote, ou seja, com um .1 extensão.
  6. Agora, toda vez que você desejar iniciar o aplicativo, basta executar este arquivo .bat e ele fará o trabalho para você.

Método 3: usando o menu Iniciar

Finalmente, você também pode usar o famoso Menu Iniciar para executar um aplicativo como um usuário diferente. No entanto, para poder fazer isso, você terá que editar uma política na janela Editor de Política de Grupo Local. Depois de fazer isso, você poderá ver a opção “Executar como usuário diferente” ao clicar com o botão direito do mouse no aplicativo no Menu Iniciar. Para fazer isso, siga as instruções abaixo:

  1. Primeiro de tudo, abra o Editor de política de grupo local procurando por ele no Menu Iniciar .
  2. Depois de abrir o editor, siga o seguinte caminho:
Configuração do usuário  Modelos administrativos  Menu Iniciar e Barra de Tarefas
  1. Lá, clique duas vezes no Mostrar o comando “Executar como diferente” no Iniciar política no painel direito.

    Política do Menu Iniciar

  2. Defina a política para Ativado, clique Aplique e então bateu ESTÁ BEM.

    Editando as configurações de política do menu Iniciar

  3. Depois de fazer isso, reinicie o sistema para que as alterações tenham efeito.
  4. Assim que o seu PC inicializar, procure um aplicativo no menu Iniciar e clique com o botão direito nele. Você deve ser capaz de ver o “ Executar como um usuário diferente ”Opção no menu suspenso.

    Menu Iniciar - Executar como usuário diferente

Tag janelas 4 minutos lidos