As placas gráficas AMD RDNA2 ‘Big Navi’ têm ‘Infinity Cache’ para reduzir a latência e aumentar a largura de banda?

Hardware / As placas gráficas AMD RDNA2 ‘Big Navi’ têm ‘Infinity Cache’ para reduzir a latência e aumentar a largura de banda? 3 minutos lidos

Evolução do logotipo Radeon ao longo dos anos



A AMD parece estar preparando um recurso há muito esperado e muito aguardado em placas de vídeo. As próximas GPUs AMD RDNA 2 ou Big Navi poderiam ter uma iteração inicial do ‘Infinity Cache’ que reduziria significativamente a latência e aumentaria a largura de banda se implementada corretamente.

A AMD pode ter feito o ajuste fino do Infinity Cache, um recurso que tem o potencial de reduzir significativamente a solicitação constante e a troca de dados que ocorre entre uma GPU e o VRAM a bordo . Embora não haja confirmação oficial da AMD, parece que a empresa está desenvolvendo e pensando em incorporar o novo AMD Infinity Cache em suas placas de vídeo Big Navi ou Navi 2X.



AMD vai aumentar o cache de GPU para obter cache infinito em suas placas gráficas RDNA 2?

Um novo vazamento sugere que a AMD poderia estar implementando o Infinity Cache, uma tecnologia que tem o potencial de reduzir a latência, melhorar a largura de banda e até aumentar a eficiência das placas de vídeo. A tecnologia não era viável na geração anterior de GPUs AMD, mas a próxima geração RDNA 2 ou GPUs Big Navi parecem ter o hardware e a arquitetura necessários para suportar o recurso.



O nome Infinity Cache se correlaciona com a tecnologia AMD ZEN chamada Infinity Fabric, que é a arquitetura de sistema de interconexão de propriedade da empresa para núcleos de CPU e GPU. No entanto, o Infinity Cache pode ser uma nova tecnologia chegando às placas de vídeo AMD Radeon.



O Tweet acima aponta para uma página de marca registrada onde claramente afirma 'AMD Infinity Cache'. É importante observar que este não é um pedido de patente. É apenas um aplicativo de marca registrada, o que indica que a AMD poderia usar a marca registrada Infinity Cache, muito possivelmente nos próximos ou iterações futuras de placas gráficas . No entanto, também é provável que a AMD esteja apenas registrando o nome e pode não usar o mesmo.



Independentemente do mesmo, o Infinity Cache possui muito potencial no mundo dos gráficos de alta intensidade e ultra-alta resolução. O recurso, se implementado corretamente, pode resolver vários problemas que estão atrapalhando as GPUs e forçando as empresas a implantar outras soluções para resolver os gargalos comuns de largura de banda e latência.

[Crédito da imagem: Justia]

Há muito há rumores de que a AMD está projetando as próximas placas de vídeo baseadas em RDNA 2 com 128 MB de Infinity Cache. Até recentemente, o tipo de arquitetura nas placas gráficas não suportava o recurso. Mas a nova arquitetura RDNA 2 da AMD pode, e não vai precisar, do GDDR6X mais recente, e até mesmo da memória HBM2 para oferecer suporte ao Infinity Cache.

O que é o cache AMD Infinity para placas de vídeo?

Tradicionalmente, as CPUs têm três tipos de caches: L1, L2 e L3. O cache L1 é extremamente rápido, mas muito pequeno, o cache L2 é proporcionalmente maior, mas mais lento. O cache L3 e a RAM seguem a mesma tendência geral. As GPUs geralmente têm apenas até o cache L2 e nenhum cache L3. Parece que a AMD decidiu ou conseguiu incorporar o cache L3 e está denominado como AMD Infinity Cache. Como esta é uma memória cache em vez da VRAM normal, a latência é significativamente reduzida e há um impacto positivo na largura de banda.

https://twitter.com/Michael38794809/status/1295812319662895104

O cache amplifica a largura de banda, especialmente quando comparado com VRAM. Isso ocorre porque, em vez de a GPU buscar dados da memória VRAM, se os dados necessários estiverem no cache, os jogos podem buscar os dados diretamente de lá. Isso reduz diretamente a demanda de largura de banda porque os jogos estão usando o link de dados do cache em vez do barramento de memória.

As GPUs têm tradicionalmente um cache bastante baixo, na faixa de apenas 4 MB, mas dizem que a AMD está incorporando 128 MB. Este grande aumento no tamanho do cache deve certamente garantir que a demanda de largura de banda possa ser reduzida significativamente a partir da VRAM.

Para que o AMD Infinity Cache funcione bem, os desenvolvedores de jogos também precisam de algoritmos de suporte para preencher o cache. Todo o malabarismo de dados pode ser tão complexo quanto algoritmos de previsão de ramificação para CPUs. Portanto, não está claro se o próximo Big Navi teria uma iteração finalizada e polida do Infinity Cache.

Tag amd Radeon