Com o Ryzen 9 3950X, a AMD traz uma CPU de 16 núcleos para o mercado principal

Hardware / Com o Ryzen 9 3950X, a AMD traz uma CPU de 16 núcleos para o mercado principal 2 minutos lidos

Ryzen 9 3950X



Juntamente com o Threadripper de terceira geração lineup e TRX40 lineup de placas-mãe, a AMD também apresentou o principal processador da linha mainstream Ryzen. O AMD Ryzen 9 3950X é o último processador a ser lançado na família Ryzen 3000. É também o processador principal mais caro da AMD, uma vez que custa US $ 749. Estará disponível nas prateleiras no dia 25 de novembro.

Bem como qualquer outra coisa no mundo da tecnologia de hoje, o Ryzen 9 3950X vazou muito. Já sabíamos o que o processador teria, mas finalmente está aqui para sempre. O processador compete diretamente com o Intel Core i9 9900K e 9920X a um custo menor. Se olharmos meras especificações, vemos que a oferta da AMD pode realmente ser melhor em termos de preço e desempenho.



Especificações

Vamos tirar as especificações do processador do caminho primeiro. O Ryzen 9 3950X, como todos os outros processadores da série Ryzen 3000, é baseado na arquitetura Zen 2.0 de 7 nm. Ele contém três chips em um único dado, dois deles são dados Zen 2 e o último é o dado de E / S, que é baseado no nó de processo de 14 nm. Estamos vendo esse tipo de configuração pela primeira vez no mercado convencional. Ele torna as CPUs de alto núcleo mais acessíveis com uma desvantagem inerente de latência adicional. A matriz de E / S está presente para limitar a lacuna de latência; sua funcionalidade é a mesma do segmento infinito que vemos na programação HEDT.



Refrigerador líquido para Ryzen 9 3950X



Ele permite que a AMD coloque 16 núcleos e 32 threads em um único processador. A velocidade de clock base é de 3,5 GHz, e a velocidade de clock de reforço é de 4,7 GHz, que é a mais alta entre os 3000s. É a vantagem direta da maturidade do nó de processo. O processador suporta um total de 72 MB de cache e um TDP de 105W, que é consistente com os outros processadores Ryzen 9. O processador será desbloqueado para overclock, e a AMD optou por um design soldado, que ajuda a manter as temperaturas sob controle. Por último, a AMD recomenda um refrigerador líquido para melhor desempenho.

Benchmarks de jogos

atuação

Os benchmarks iniciais fornecidos pela AMD mostram bons ganhos em relação aos processadores Intel nas cargas de trabalho do criador. Vemos uma lacuna de desempenho de 79%, o que é insano nesta faixa. Vimos que a AMD cobriu muitas lacunas de desempenho ou até mesmo ultrapassou a Intel em aplicativos específicos para criadores; entretanto, a indústria de jogos ainda favorece a Intel. Nos benchmarks de jogos que a AMD forneceu, podemos ver que muitos jogos ainda preferem o hardware Intel, mas a AMD está muito perto. Uma pequena ajuda na otimização de jogos para contagens de núcleo mais altas pode minimizar a diferença aqui também.



Tag amd Ryzen