O que é Zam.exe e devo removê-lo?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows têm nos encontrado com perguntas após descobrir um processo (Zam.exe) que parece usar continuamente uma quantidade sólida de recursos do sistema que afetam o desempenho geral do sistema ou tornam a conexão com a Internet mais lenta. Por causa desse comportamento, alguns usuários se perguntam se estão lidando com um executável malicioso. O arquivo Zam.exe não é exclusivo para uma determinada versão do Windows, pois é encontrado no Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.



Exemplo de uso de Zam.exe no Gerenciador de Tarefas



O que é ZAM.exe?

O arquivo zam.exe genuíno é o principal executável pertencente ao Zemana AntiMalware - um kit de remoção de malware muito apreciado. Claro, o executável zam.exe não é essencial para o seu sistema operacional, pois é apenas um componente de terceiros sem relação com os serviços do sistema.



Também é possível que este executável tenha sido trazido pelo Zemana AntiLogger (mesmo se você não tiver o Zemana AntiMalware instalado).

ATUALIZAR: Acontece que este executável também pode ser usado em alguns outros aplicativos: League of Legend, Watchdog Anti-Malware, Malware Killer, MalwareFox AntiMalware

Se o arquivo pertencer ao Zemana AntiMalware, o objetivo deste executável é solicitar e gerenciar os serviços envolvidos na operação de verificação e remoção de malware, adware e outro tipo de vírus (manipulados pelo Zemana AntiMalware).



Confirmamos que este executável tem o potencial de usar muitos recursos do sistema, mas apenas nos cenários onde o Zemana Antimalware ou Zemana AntiLogger está ativamente executando uma verificação.

O ZAM.exe é seguro?

O executável zam.exe genuíno é uma parte integrada de um componente antimalware (se você tiver o Zemana AntiMalware instalado), então você não precisa se preocupar quando se trata de uma violação de segurança. Mas a parte principal aqui é descobrir se o executável com o qual você está lidando é realmente genuíno.

No entanto, a maioria dos produtos de malware modernos bem-sucedidos são projetados com recursos de camuflagem para evitar a detecção por suítes de segurança - isso significa que eles são programados para se camuflar como outros processos confiáveis ​​para evitar a detecção.

Com isso em mente, é altamente recomendável que você reserve um tempo para investigar se o executável com o qual está lidando é genuíno ou não. O melhor lugar para começar aqui é ver se você instalou algum dos aplicativos pais que podem instalar o zam.exe. Aqui está uma lista de softwares que possuem este executável (zam.exe):

  • Liga da Lenda
  • Watchdog Anti-Malware
  • Malware Killer
  • MalwareFox AntiMalware
  • Zemana AntiLogger
  • Zemana AntiMalware

Se nenhum desses softwares estiver instalado no seu computador (e não foi instalado em algum ponto), você pode começar a considerar a possibilidade de um executável não autorizado.

Nota: Se você conseguir identificar o aplicativo pai e confirmar que o executável zam.exe é genuíno, você pode mover diretamente para o Devo remover o Zam.exe? seção.

No caso de nenhum dos aplicativos pai estar instalado, você deve começar a investigar o local para ver se o arquivo é um arquivo remanescente de um aplicativo instalado anteriormente. Para fazer isso, pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir uma janela do Gerenciador de Tarefas.

Dentro do Gerenciador de Tarefas, selecione o Processos na guia do menu horizontal, role para baixo até a lista de processos em segundo plano e localize zam.exe .

Abrindo o local do arquivo zam.exe

Se o local não estiver localizado em uma subpasta de Arquivos de programa ou Arquivos de programa (x86) e você não o instalou em um local personalizado, é provável que você esteja lidando com um pacote de segurança. Se o local for um caminho do sistema como C: Windows ou C: Windows System32, as chances de lidar com um executável de malware são altas.

Se o arquivo estiver localizado em um local suspeito, é altamente recomendável que você carregue o arquivo zam.exe em um banco de dados de vírus para ser analisado. Este processo permitirá que você determine se o arquivo está realmente infectado ou não. Vários bancos de dados de vírus diferentes permitirão que você faça isso, mas recomendamos o VIrusTotal, pois é essencialmente um agregador que engloba a maioria dos bancos de dados de vírus atualmente no mercado.

Para carregar o arquivo no VirusTotal, basta acessar este link ( aqui ), carregue o arquivo e aguarde a conclusão da análise.

Nenhuma ameaça detectada com o VirusTotal

Se a análise não revelou nenhuma inconsistência com o arquivo zam.exe, você pode mover com segurança diretamente para o Devo remover o Zam.exe? seção.

Mas caso a análise do VirusTotal esteja apontando para uma infecção de segurança, você deve continuar com a próxima seção abaixo para obter instruções passo a passo sobre como resolver a infecção por vírus.

Lidando com a ameaça à segurança

Se as investigações acima levantaram algumas suspeitas sobre a legitimidade do zam.exe, você deve realizar uma série de tarefas de limpeza para remover todos os vestígios de infecção por malware (incluindo zam.exe).

Lembre-se de que, no caso de ocultar arquivos de malware, detectá-los e lidar com eles é notoriamente mais difícil do que com arquivos de malware tradicionais. Nem todos os pacotes de segurança são capazes de detectá-los e removê-los adequadamente. Se você tiver uma assinatura de scanner de segurança Premium, poderá iniciar uma varredura com ela.

Mas se não o fizer e está procurando uma alternativa que não custará nada, você deve instalar e usar o Malwarebytes. Este scanner de segurança é gratuito e permitirá que você remova a grande maioria dos malwares com recursos de camuflagem.

O ponto chave ao usar o Malwarebytes é implantar uma varredura profunda (não uma varredura padrão). Para garantir que você está fazendo isso direito, você pode seguir este artigo aqui .

Digitalize a tela concluída no Malwarebytes

Se a varredura conseguiu identificar e remover os itens infectados, reinicie o computador e monitore a situação para ver se o zam.exe ainda está consumindo muitos recursos do sistema.

No caso de o mesmo problema persistir, vá para o próximo método abaixo para obter instruções sobre como evitar que o executável legítimo limite o desempenho do sistema.

Devo remover ‘ZAM.exe’?

Se as investigações acima não revelaram nenhum problema de segurança, você pode assumir com segurança que o executável com o qual está lidando é genuíno. Se o consumo de recursos do zam.exe ainda for alto, você poderá removê-lo com segurança, sem temer que afete qualquer um dos componentes do Windows.

Mas tenha em mente que, para remover o Zam.exe de forma eficaz, você precisará desinstalar o aplicativo pai, que provavelmente é um pacote de segurança. No entanto, desinstalar o pacote de segurança não significa que você deixará seu sistema exposto a outras infecções por malware - Assim que o pacote AV de terceiros for removido, o Windows irá reativar automaticamente a opção de segurança integrada (Windows Defender) .

Caso você esteja determinado a remover o zam.exe junto com seu aplicativo pai, vá para o próximo método abaixo.

Como remover ‘ZAM.exe’?

Se todas as investigações realizadas acima tiverem confirmado que o executável não é malicioso, mas você ainda perceber que zam.exe está consumindo muitos recursos do sistema, você pode removê-lo com segurança junto com o aplicativo pai para resolver o problema.

Lembre-se de que excluir apenas o executável principal ( zam.exe ) sem desinstalar o aplicativo provavelmente não resolverá o problema. Nesse caso, há uma grande chance de que a instalação principal do aplicativo gere novamente o executável, mesmo que você acabe excluindo-o.

Sua melhor opção aqui é desinstalar o zam.exe junto com o pedido de patente para garantir que o consumo excessivo de recursos seja interrompido. Aqui está um guia rápido para fazer isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite “Appwiz.cpl” e pressione Entrar para abrir o Programas e características janela.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Assim que estiver dentro do Programas e características janela, role para baixo através da lista de aplicativos e localize o aplicativo pai de zam.exe .
  3. Quando você vê-lo, clique com o botão direito nele e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido.

    Desinstalar o aplicativo Intel Update Manager

  4. Uma vez dentro da tela de desinstalação, siga as instruções na tela para concluir a operação e reinicie o computador.
5 minutos lidos