Android / Chipset Samsung Exynos 880 destinado a smartphones Android 5G de médio alcance e preços acessíveis. Indica especificações e recursos 3 minutos lidos

Foto de John Tekeridis de Pexels

A comunicação móvel de última geração e a tecnologia de transmissão de dados foram limitadas a alguns smartphones Android premium de última geração. No entanto, a Samsung propôs agora um novo chipset destinado a telefones celulares Android de gama média e acessível com 5G. O Samsung Exynos 880 SoC (Sistema em um Chip) é um chipset compatível com 5G com especificações e recursos decentes que serão integrados em dispositivos que devem ter preços atrativos.

O Samsung Exynos 880 é o SoC móvel da própria empresa, desenvolvido internamente, capaz de se comunicar com a rede 5G em rápido crescimento em todo o mundo. A principal intenção da Samsung por trás do Exynos 880 é oferecer recursos de rede 5G em dispositivos que não ostentam preços emblemáticos. A Samsung não revelou qual de seus telefones será movido pelo novo Exynos 880 SoC. No entanto, já existem alguns smartphones Android específicos de região com Exynos 880.

Especificações e recursos do Samsung Exynos 880:

O Samsung Exynos 880 é um SoC de gama média. Ele fica abaixo do carro-chefe Exynos 990 e Exynos 980 SoC. O chipset é fabricado no novo processo FinFET de 8 nm. O SoC ainda é um processador bastante poderoso, consistindo em dois núcleos Cortex-A77 com clock de 2.0GHz. Existem seis núcleos Cortex-A55 de ‘Eficiência’ adicionais, e eles têm uma freqüência ligeiramente inferior a 1,8 GHz. Nem é preciso acrescentar que a configuração é mais voltada para a eficiência do que para a potência.

A Samsung incorporou a GPU Mali-G76 MP5, que é um bom processador gráfico de gama média. O Samsung Exynos 880 também recebe um NPU integrado, que deve auxiliar no desempenho de IA em smartphones. O SoC oferece suporte a LPDDR4X RAM e UFS 2.1, bem como armazenamento eMMC 5.1.

Vindo com as especificações dos smartphones que o Samsung Exynos 880 suportará, o SoC será capaz de lidar com monitores até FHD + (2520 x 1080). Em outras palavras, sem telas de smartphones com resoluções mais altas com o Exynos 880.

[Crédito da imagem: Samsung via XDA-Developers]

As mesmas especificações de médio alcance continuam no departamento de imagem ou câmera. Enquanto várias empresas de smartphones estão incorporando 3 ou até quatro câmeras na parte traseira, o Samsung Exynos 880 será capaz de suportar três sensores simultaneamente. No entanto, a Samsung garantiu que o Exynos 880 será capaz de suportar cinco sensores individuais. A resolução máxima do conjunto total de sensores da câmera é limitada a 64 MP. Isso significa que os fabricantes terão que incorporar uma configuração de câmera dupla de 20 MP + 20 MP ou uma única lente com resoluções de 64 MP. Pode haver a possibilidade de sensores triplos de câmera com resolução inferior.

O Samsung Exynos 880 SoC será capaz de suportar gravação de vídeo 4K a 30 FPS e oferecer reprodução na mesma resolução e taxa de quadros. Além disso, será capaz de oferecer reprodução para codecs HEVC, H.264 e VP9. Essas especificações de ponta já foram limitadas a smartphones Android premium.

Samsung Exynos 880 5G e outros recursos de rede sem fio:

Chegando aos recursos mais críticos do Samsung Exynos 880, que é a rede móvel 5G e transmissão de dados. O SoC oferece suporte a 5G NR Sub-6 GHz com download máximo de 2,55 Gbps e upload de 1,28 Gbps. Para LTE, os usuários obtêm Cat.16 com 5CA para download de até 1 Gbps e Cat.18 com 2CA para upload de até 200 Mbps. Além do 5G, a outra rede sem fio e protocolos que o Samsung Exynos 880 suporta incluem Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11ac, Rádio FM e para sistemas de satélite GPS, GLONASS, BeiDou e Galileo.

A Samsung apenas mencionou a existência do Exynos 880 para smartphones Android de gama média e ofereceu algumas especificações. A empresa não confirmou quais aparelhos Android serão equipados com o novo Exynos 880 SoC. Curiosamente, o Vivo Y17s, bem como os smartphones Android Vivo Y70s estão confirmados para serem alimentados pelo chipset. O aparelho Vivo está atualmente restrito à venda na China , mas um lançamento global é esperado.

Tag samsung