[FIX] Amifldrv64.sys BSOD ao atualizar o BIOS no Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows estão enfrentando um BSOD (tela azul da morte) apontando para o amifldrv64.sys, sempre que tentam atualizar a versão do BIOS (no início do processo de flashing). Existem vários códigos de erro associados a este problema, mas o mais comum é0xc1erro.



BSOD Amifldrv64.sys ao atualizar BIOS



Caso você esteja tentando atualizar seu BIOS diretamente através de seu sistema operacional, tenha em mente que esta não é a melhor abordagem e este procedimento por si só pode acabar facilitando o aparecimento de vários BSOD devido a conflitos de dois drivers de terceiros. Se possível, tente atualizar a versão do BIOS de um Flash drive .



Ao que parece, uma das causas mais comuns que acabam por disparar um BSOD durante o processo de atualização da versão do BIOS é um utilitário chamado Verificador de Driver. Esta ferramenta embutida sobrecarrega o driver intencionalmente e alguns utilitários de flash do BIOS podem travar como resultado. Nesse caso, você pode resolver o problema desativando o Verificador de motorista enquanto o processo de atualização do BIOS está ocorrendo.

Se uma interrupção da máquina durante o BIOS tiver causado o problema, você pode resolver o problema usando o utilitário Restauração do sistema para retornar o computador a um estado saudável. Se isso não funcionar, considere realizar uma instalação de reparo.

Outro driver potencial que pode causar conflito é o driver WiFi (sem fio). Reinstalar resolveu o problema para alguns usuários afetados.



Método 1: Desativar verificador de driver

O Verificador de driver é uma ferramenta de diagnóstico integrada que está presente no Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10. Seu objetivo principal é verificar os drivers nativos da Microsoft e os drivers de terceiros. Funciona colocando os motoristas sob muito estresse, a fim de forçar o mau comportamento dos motoristas incompatíveis ou desatualizados.

Embora esse recurso seja bom para manter uma seleção saudável de drivers, ele tende a entrar em conflito com os utilitários de atualização do BIOS. Tenha em mente que BIOS utilitários flashing tendem a ser um pouco mais do que scripts básicos que não são atualizados com frequência pelos fabricantes de placas-mãe.

Por causa disso, a grande maioria dos BSODs que aparecem durante um procedimento de atualização do BIOS são, na verdade, causados ​​pelo Verificador de driver - especialmente se ele apontar para o Amifldrv64.sys.

Se este cenário for aplicável, a solução para o seu problema é simples - você precisará desativar o verificador de driver ao atualizar o firmware do BIOS e, em seguida, ativá-lo novamente após a conclusão do procedimento.

E como o procedimento é diferente de acordo com a versão do seu sistema operacional, apresentamos duas seções diferentes - uma para usuários que conseguem inicializar e outra para usuários que não conseguem passar da tela de login.

Use o primeiro guia se você puder acessar os menus do Windows, ou use o segundo se sua máquina não for mais capaz de inicializar para fazer isso a partir do Recuperação cardápio.

Como desativar e ativar o Verificador de driver por meio do Gerenciador de verificação de driver

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Verifier.exe’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Verificador de motorista Utilitário.

    Abrindo o utilitário Verificador de driver

    Nota: Se você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) janela, clique sim para conceder privilégios administrativos.

  2. Assim que estiver dentro do Gerente de verificação de driver janela, selecione Exclua as configurações existentes (em Selecionar uma tarefa) e clique Terminar.

    Excluindo configurações existentes

  3. Agora isso Verificador de motorista estiver desativado, reinicie o computador e tente atualizar o BIOS mais uma vez.
  4. Se você conseguir instalá-lo sem problemas desta vez, vá para as etapas abaixo para habilitar o verificador de driver novamente.
  5. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Verifier.exe’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Verificador de motorista Utilitário.

    Abrindo o utilitário Verificador de driver

  6. Depois de conseguir retornar ao utilitário Driver Verifier Manager, selecione o botão de alternância associado a Crie configurações personalizadas (para desenvolvedores de código) debaixo Selecione uma tarefa e clique Próximo para avançar para o próximo menu.

    Criar verificador de driver de configurações personalizadas

  7. Depois de avançar para o próximo menu, certifique-se de que as caixas associadas a Configurações padrão, registro IRP e Forçar solicitações de I / O pendentes estão habilitados. Então clique Próximo para avançar para a tela seguinte.

    Configurando o Verificador de Driver

  8. Na próxima tela, selecione a chave associada a Selecione o nome do motorista em uma lista e clique em Próximo para avançar para o próximo menu.

    Selecionando os nomes dos drivers na lista (Verificador do Driver)

  9. Depois de ver a lista de drivers, clique em Fornecedor uma vez para classificar a lista de acordo com seus fabricantes. Em seguida, comece a verificar cada driver que não é fornecido por Corporação Microsoft . Depois de terminar com a lista inteira, clique em Terminar e clique Está bem no prompt de confirmação final.

    Reiniciando o computador para salvar as alterações

  10. Reinicie seu computador. Depois que sua máquina for reiniciada, o Verificador de motorista deve ser reativado.

Como desativar e ativar o verificador de driver por meio da recuperação do Windows

  1. Insira a mídia de instalação compatível com a sua versão do Windows, reinicie o computador e pressione qualquer tecla quando for perguntado se deseja inicializar a partir da mídia de instalação. pressione uma tecla para entrar na configuração ou bios

    Pressione qualquer tecla para inicializar a partir da mídia de instalação

  2. Assim que chegar à primeira tela da Instalação do Windows, clique em Conserte seu computador (canto inferior esquerdo da tela). Isso o levará diretamente para o Menu de Recuperação .

    Selecione ‘Reparar meu computador’

    Nota: Lembre-se de que você também pode forçar o menu de Recuperação Avançada a aparecer sozinho (sem uma mídia de instalação), forçando 3 interrupções consecutivas da máquina - Reiniciando / desligando o computador durante o procedimento de inicialização.

  3. Assim que estiver dentro do Recuperação Menu, clique em Resolução de problemas, então clique em Opções avançadas na lista de subitens de solução de problemas.

    Opções avançadas na tela Solução de problemas

  4. No Avançado Menu de opções, clique em Prompt de comando para abrir um prompt CMD elevado.

    Clicar na opção do prompt de comando

  5. Em seguida, será solicitado que você escolha sua conta e digite a senha associada a ela.
  6. Depois de fazer isso, e você conseguir entrar no prompt de comando elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar a fim de desativar Verificador de motorista :
     verificador / reset 
  7. Feche o prompt elevado do CMD e reinicie o computador. Na próxima inicialização, siga o procedimento de acordo com o fabricante da placa-mãe para atualizar a versão do BIOS e veja se o procedimento agora é concluído sem problemas.
  8. Independentemente do resultado, siga as etapas abaixo para reativar o Verificador de driver e configurá-lo da mesma maneira que antes.
  9. Siga as etapas 1 a 4 para retornar ao Prompt CMD elevado. Desta vez, digite ‘Verificador’ e pressione Entrar a fim de abrir Verificador de motorista .
  10. Assim que estiver dentro do Gerente de verificação de driver janela, selecione Crie configurações personalizadas (para desenvolvedores de código) e clique em Avançar para avançar para a próxima janela.
  11. No próximo prompt, certifique-se de que as caixas de seleção associadas a Verificação de I / O, / Forçar solicitações de I / O pendentes (*) e Registro IRP (*) estão habilitados. Assim que todas as configurações essenciais estiverem ativadas, clique em Próximo para avançar para o próximo menu.

    Ativando todos os serviços individuais essenciais

  12. Ao chegar à próxima tela, selecione o botão de alternância associado a Selecione os nomes dos drivers em uma lista, então clique em Próximo para avançar para o próximo menu.

    Selecionando os nomes dos drivers da lista

  13. Depois de conseguir chegar à próxima tela, clique em Fornecedor para ordenar tudo em ordem alfabética, vá em frente e ative a caixa de seleção associada a cada driver que não está assinado por Corporação Microsoft . Assim que terminar, clique em Terminar para completar o processo.

    Incluindo todos os drivers relevantes

  14. Finalmente, você será solicitado a reiniciar o computador para permitir que as alterações tenham efeito. Faça isso clicando em Está bem, em seguida, espere que o computador reinicie.

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, mesmo depois de desativar o Verificador de driver, vá para baixo para obter uma alternativa para corrigir o amifldrv64.sys BSOD.

Método 2: usando a restauração do sistema

Tenha em mente que amifldrv64.sys normalmente está associado ao agente de atualização MSI Live e um BSOD (Tela Azul da Morte) associado a ele normalmente aparece após uma atualização do BIOS com falha.

Se isso aconteceu em seus cenários, é provável que você não consiga mais inicializar o computador corretamente. Nesse caso, uma correção viável é usar o utilitário de restauração do sistema para trazer de volta o seu computador a um estado anterior à tentativa de atualização do BIOS.

Para fazer isso, você pode seguir este artigo aqui . Ele irá mostrar como usar um ponto de restauração criado anteriormente e como abrir o Restauração do sistema utilitário caso você não consiga passar da sequência de inicialização inicial.

Caso você já tenha tentado isso sem sucesso ou não tenha um instantâneo de restauração apropriado, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 3: Desinstalar o programa MSI Live Update

Se o BSOD aponta para o amifldrv64.sys ou NTIOLib_X64.sys arquivos, mas o BSOD não acontece na inicialização (você pode passar pela sequência de inicialização), é muito provável que as falhas aleatórias do BSOD sejam causadas pelo Programa de atualização MSI Live .

Vários usuários afetados que também estamos lutando para resolver esse problema relataram que finalmente conseguiram impedir que o BSOD ocorresse após desinstalar o programa Live Update.

Livrar-se disso significa que você perderá a capacidade de atualizar drivers de BIOS e chipset automaticamente, mas se isso permitir que você obtenha estabilidade, é melhor do que travamentos frequentes do BSOD.

Aqui está um guia rápido sobre como desinstalar o programa MSI Live Update:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Na próxima tela, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar a fim de abrir o Programas e características cardápio.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Assim que estiver dentro do Programas e características menu, role para baixo na lista de aplicativos instalados e localize o MSI Live Update Program .
  3. Quando você vê-lo, clique com o botão direito nele e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido para se livrar dele.

    Desinstalando o aplicativo MSI Live Update

  4. Dentro do assistente de desinstalação, siga as instruções na tela para concluir o processo de desinstalação, reinicie o computador e veja se os BSODs frequentes param na próxima sequência de inicialização.

Caso você ainda esteja enfrentando esse problema, passe para o próximo método abaixo.

Método 4: Criação de um USB de atualização de BIOS inicializável

Se você estiver recebendo este BSOD enquanto tenta fazer o flash do BIOS no seu sistema operacional, é provável que você tenha que usar o método do utilitário do flash drive para concluir o procedimento sem receber o erro.

Atualizar o BIOS em seu sistema operacional é definitivamente um procedimento mais fácil, também é conhecido por causar muitos problemas e pode até interromper a capacidade de inicialização do seu PC.

Se esse cenário for aplicável, você deve conseguir corrigir o problema criando um USB inicializável contendo a atualização do BIOS e instalá-lo a partir da tela inicial.

Lembre-se de que cada fabricante tem suas próprias atualizações de BIOS de acordo com seus vários modelos e as etapas de instalação serão ligeiramente diferentes. Embora não haja uma maneira universal de atualizar um BIOS via USB, criamos algumas etapas gerais que devem apontar a direção certa.

Importante: Consulte a documentação oficial fornecida pelo fabricante sobre como atualizar a versão do BIOS via USB.

Veja como criar USB de atualização de BIOS inicializável:

  1. Certifique-se de que você tenha uma unidade flash USB em branco pronta. Se já contiver dados, faça backup e clique com o botão direito do mouse na unidade flash e escolha Formato no menu de contexto recém-exibido.

    Formatando a unidade USB

  2. Dentro da tela Formatar, defina o Sistema de arquivo para FAT32 e marque a caixa associada a Formatação rápida . Clique Começar assim que estiver pronto para formatar a unidade.

    Formatando o drive

  3. Assim que o processo for concluído, vá em frente e baixe o Atualização de BIOS que você deseja instalar do site do fabricante e copiá-lo na unidade flash USB.

    Baixando a última versão do BIOS

    Nota: Dependendo do fabricante da placa-mãe, pode ser necessário criar alguns arquivos específicos para os arquivos para permitir que eles os instalem a partir de um drive USB.

  4. Após os arquivos de inicialização serem copiados para a unidade flash USB, reinicie o computador e pressione a tecla necessária (tecla de configuração) na próxima inicialização para inserir as configurações do BIOS.

    Pressione [tecla] para entrar na configuração

    Nota: Normalmente, a tecla de configuração é Esc, Del ou uma das teclas F (F2, F4, F6, F8, F12). Caso você não consiga encontrá-lo sozinho, procure online as etapas específicas para acessar as configurações do BIOS de acordo com o modelo da placa-mãe.
  5. Quando estiver dentro das configurações do BIOS, procure uma opção chamada Atualizar BIOS do sistema (ou similar).

    Atualizando o BIOS do sistema via flash USB

  6. Em seguida, será solicitado que você confirme o processo e selecione a unidade que contém a atualização do BIOS. Depois de selecionar a unidade apropriada e confirmar, o processo de atualização do BIOS será iniciado automaticamente.

    Atualizando BIOS via flash USB

  7. Assim que o procedimento for concluído, reinicie o computador e aguarde a inicialização. Neste ponto, você pode remover com segurança o disco flash USB do seu computador.

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo ou o problema começou a ocorrer depois que você conseguiu instalar a atualização do BIOS, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 5: Reinstalar o adaptador WiFi

Se você começou a encontrar o problema imediatamente após concluir uma atualização do BIOS (ou após uma tentativa falhada), você também deve investigar o driver do adaptador sem fio. Acontece que uma atualização malfeita do BIOS também pode afetar o driver WLAN.

Conseguimos identificar vários relatórios de usuários que confirmam que esse culpado em particular estava causando o problema em seu caso - Em todos os casos, o problema foi resolvido reinstalando o driver do adaptador WiFi por meio do Gerenciador de dispositivos.

Aqui está um guia rápido sobre como reinstalar o driver do adaptador WiFi através do Gerenciador de Dispositivos, a fim de parar qualquer BSOD apontando para amifldrv64.sys ou NTIOLib_X64.sys:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Devgmt.msc’ e pressione Entrar para abrir o Gerenciador de dispositivos. Quando solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim abrir Gerenciador de Dispositivos com acesso de administrador.

    Execute devmgmt.msc

  2. Assim que estiver dentro do Gerenciador de Dispositivos , role para baixo na lista de dispositivos instalados e expanda o menu suspenso associado aos adaptadores de rede.
  3. Em seguida, na lista de subitens disponíveis, clique com o botão direito do mouse na entrada associada ao seu driver WiFi e selecione Propriedades no menu de contexto recém-exibido.

    Acessando a tela Propriedades do seu driver de rede

  4. Assim que estiver dentro da tela Propriedades de seu driver Wi-Fi, selecione o Motorista guia no menu na parte superior e clique em Desinstalar dispositivo para removê-lo do seu computador.
  5. Quando for solicitado pelo prompt de confirmação, clique em Desinstalar mais uma vez para confirmar o processo e aguarde a sua conclusão.

    Desinstalando o driver wireless

  6. Assim que o processo estiver concluído, reinicie o computador para permitir que o sistema operacional substitua o driver WIFI ausente por um equivalente genérico. Na segunda reinicialização (assim que sua conexão com a Internet estiver funcionando novamente), o Windows atualizará o driver WiFi para a versão mais recente de acordo com o fabricante da placa-mãe.
  7. Depois que o driver WI-Fi for reinstalado, repita a ação que estava causando o BSOD para ver se o problema foi resolvido.

Caso o problema persista, vá para o método final abaixo.

Método 6: Executar uma instalação de reparo

Se nenhuma das instruções acima funcionou para você, é provável que você precise atualizar todos os componentes do sistema operacional para substituir as instâncias corrompidas.

A maneira mais eficiente de fazer isso é fazendo uma reparar instalar . Mas lembre-se de que você precisará de uma mídia compatível para concluir o processo.

Veja como criar mídia de instalação compatível para Windows 7 ou Windows 10 .

Tag janelas 10 minutos lidos