Google lança seu lote com o projeto KaiOS baseado em Linux para se concentrar em mercados emergentes

Linux-Unix / Google lança seu lote com o projeto KaiOS baseado em Linux para se concentrar em mercados emergentes 1 minuto lido

Zhuanlan Zhihu



Embora o Google tenha a tendência de apoiar uma série de projetos às vezes incomuns, muitas pessoas não o consideram um grande investidor inicial. O gigante do mecanismo de busca está jogando seu peso no KaiOS, no entanto, e relatórios que sugerem que a empresa investiu cerca de US $ 22 milhões no sistema operacional leve.

Como o produto Android do próprio Google, o KaiOS é baseado no código do kernel Linux de código aberto. É muito mais leve, no entanto, o que o torna atraente para uso em mercados emergentes e em dispositivos móveis de baixo custo. Os desenvolvedores que operam em partes do mundo onde os semicondutores são proibitivamente caros podem considerar esta boa notícia, pois reduz drasticamente os requisitos de hardware para software móvel.



O Google afirmou que seu objetivo nos últimos meses tem sido colocar seus serviços em primeiro lugar. Eles queriam promover recursos de pesquisa e mapeamento em mercados emergentes, e um investimento na KaiOS parece ser bom por esse motivo.



Também parece sugerir que eles não estão se amarrando à plataforma Android. O KaiOS cresceu a partir do projeto Firefox OS da Mozilla, que foi outra bifurcação da base de código do Linux.



Em um ponto, teria sido impensável ver o Google comprando algo assim. Alguns podem não vê-lo mais como um concorrente, no entanto, porque foi projetado para funcionar em dispositivos com especificações inferiores ao do Android e porque ajuda a promover os serviços da web do Google.

KaiOS prometeu trabalhar na integração do motor de busca do Google e aplicativo de mapas em dispositivos que executam seu sistema operacional. Eles também trabalharão para incluir sua tecnologia de assistente de voz, bem como suporte nativo para o YouTube.

Os desenvolvedores anunciaram no início deste ano que os aplicativos do Google seriam implantados em alguns telefones Nokia com tecnologia KaiOS. O sistema operacional atualmente recebe suporte de hardware de vários fabricantes. Isso inclui Micromax e Alcatel, bem como Nokia.



Ao mesmo tempo, a empresa ainda parece estar trabalhando no Fuchsia. O Google anunciou esse sistema operacional, que não é baseado no kernel do Linux, em 2016. Eles alegaram que ainda estão apostando no projeto e recentemente ingressaram no conselho da Linux Foundation.

Como resultado, o Google pode se envolver com vários produtos de sistemas operacionais diferentes ao mesmo tempo nos próximos meses.

Tag Google