Diferença: Unix vs Linux vs BSD



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Aprender as diferenças de como usar a terminologia Unix vs Linux é uma ótima maneira de começar uma guerra de insultos. Algumas pessoas consideram essas questões extremamente importantes do ponto de vista político. Novos usuários certamente vão querer algumas informações básicas, então é seguro dizer que o Unix é uma família de sistemas operacionais que foram originalmente planejados para uso pelo Sistema Bell. Linux é um kernel de sistema operacional que, quando combinado com outro software como uma distribuição Linux, atua como um clone do Unix. É justo dizer que o Unix é um sistema operacional e GNU / Linux é um sistema operacional semelhante ao Unix. Se você quiser saber mais sobre a diferença entre Unix e Linux, continue lendo.



O Unix Original

Idade é certamente uma das maiores diferenças entre o Unix e o Linux. O sistema operacional Unix original deveria ser uma plataforma na qual diferentes programadores trabalhando em software pudessem desenvolver e trazer seu código para qualquer sistema que os usuários estivessem mais acostumados a trabalhar. O desenvolvimento começou em 1969 e, desde então, muitas outras formas de Unix foram desenvolvidas.



O Open Group atualmente detém a marca comercial para UNIX, que é escrita em todas as letras maiúsculas quando usada como marca comercial. Eles propuseram um padrão denominado Single UNIX Specification (SUS), que define certos padrões que os sistemas operacionais devem seguir se quiserem ser classificados como uma verdadeira implementação UNIX.



A filosofia Unix dita a maioria desses padrões. Os dados são frequentemente armazenados em texto simples que é distribuído em um sistema de arquivos hierárquico. Tudo é classificado como um arquivo, portanto, até mesmo os dispositivos conectados ao computador são tratados como arquivos. Várias ferramentas de software são oferecidas a um operador, que pode encadear comandos por meio da linha de comando usando tubos. Todas essas opções de design ajudam um sistema operacional a aderir à Especificação Única do UNIX.

GNU / Linux entra em cena

Dennis Ritchie reescreveu quase todo o sistema operacional Unix na linguagem de programação C em 1973. Isso tornou relativamente fácil portar o sistema operacional para diferentes plataformas de computador. Avance para 1991, quando um estudante da Universidade de Helsinque chamado Linus Torvalds ficou frustrado com a licença educacional de outro sistema operacional construído em tecnologia Unix chamado MINIX e começou a escrever o que se tornou o kernel Linux. Embora ele quisesse chamar sua criação de Freax, as pessoas começaram a chamá-lo de Linux em homenagem a Linus e Unix.

Tecnicamente, porém, o Linux é meramente um kernel do tipo Unix e não um sistema operacional completo. A Free Software Foundation prefere o termo GNU / Linux, pois grande parte do sistema operacional vem do Projeto GNU. Richard Stallman começou a clonar o Unix enquanto trabalhava no laboratório de IA do MIT. Ele anunciou publicamente o Projeto GNU, que é um acrônimo recursivo que significa GNU's Not Unix, em 27 de setembro de 1983. Naturalmente, isso foi bem antes de Linus Torvalds começar a trabalhar no que se tornou o Linux.



Stallman acreditou tanto em seu projeto que largou o emprego para que o laboratório de IA não interferisse no lançamento do GNU. Mais tarde, ele fundou a Fundação para o Software Livre. Como muitas das ferramentas do Linux, incluindo o compilador GCC e o shell bash, vêm do Projeto GNU, provavelmente é mais preciso dizer GNU / Linux do que meramente Linux.

O animal gnu também é um animal real, que Stallman usou como mascote porque o nome é pronunciado da mesma forma. Muitas pessoas se referem ao animal real não como um gnu, mas como um gnu.

O Linux tem seu próprio mascote animal, assim como o animal gnu, que é um pinguim chamado Tux.

Como BSD se encaixa

Ao debater a questão do Unix vs Linux, você não deve se esquecer do enorme papel que o BSD desempenha também. O Berkeley Software Distribution (BSD) é um derivado do Unix que o Grupo de Pesquisa de Sistemas Computacionais da Universidade da Califórnia, Berkeley publicou de 1977-1995. O termo BSD agora é usado para se referir a vários descendentes desse sistema operacional, muitos dos quais estão entre os mais livres quando se trata de sistemas operacionais do tipo Unix.

Você deve se lembrar que o Unix original foi desenvolvido na Bell Labs. Em 1975, um engenheiro e hacker original chamado Ken Thompson tirou uma licença do Bell Labs para dar uma palestra em Berkeley. Ele estava trabalhando em uma implementação da linguagem de programação Pascal para a versão 6 do Unix e deixou uma boa parte do código para que outros hackers examinassem.

Bill Joy e Chuck Haley pegaram o código Pascal de Thompson e escreveram um editor de texto aprimorado que chamaram de ex. Joy também codificou o editor de texto vi no início. O BSD cresceu dessas raízes humildes para se tornar um sistema operacional muito popular e estável. Dito isso, as distribuições BSD modernas também incorporam muitas das ferramentas GNU. Essas ferramentas não são especificamente projetadas para funcionar com qualquer implementação particular do Unix ou qualquer sistema operacional semelhante ao Unix, então hackers e programadores as transferiram para plataformas diferentes.

Conformidade POSIX

As regras POSIX (Portable Operating System Interface) permitem a interoperabilidade entre diferentes sistemas operacionais, e Richard Stallman sugeriu o nome para essas regras na década de 1980. Quase todas as implementações Unix e sistemas operacionais semelhantes ao Unix aderem a esses padrões em pelo menos algum grau. Você pode esperar que um sistema operacional listado como uma implementação de versão SUS oficial do Unix siga as regras POSIX.

A ironia é que muito poucas versões do Linux e BSD se aplicam às qualificações do SUS, então o The Open Group geralmente não tem o hábito de listá-las como versões oficiais do Unix. É por isso que muitas pessoas preferem o Unix, já que um sistema operacional como GNU / Linux não é Unix estritamente. O que pode ser surpreendente é o fato de que o macOS Sierra e as versões anteriores da plataforma OS X da Apple realmente são qualificados como tal. Neste ponto, o macOS tem a maior base instalada de qualquer implementação oficial do Unix. Servidores populares e pacotes industriais como Solaris também são implementações oficiais do Unix.

Licenças diferentes para Unix vs Linux

O Unix original e algumas implementações modernas como macOS e iOS têm componentes proprietários que não são totalmente gratuitos. GNU / Linux é um sistema operacional livre, mas é licenciado sob a GNU Public License. Isso significa que os trabalhos derivados devem ser distribuídos sob os mesmos termos, tornando as versões distributivas do GNU / Linux também software livre, sem quaisquer componentes proprietários não-livres adicionados à distribuição. Também existe uma família de licenças de software livre extremamente permissivas chamadas licenças BSD que impõem apenas restrições mínimas. Os sistemas operacionais do tipo Unix que usam essas licenças nem sempre têm os mesmos termos de distribuição que as licenças GNU.

4 minutos lidos