Correção: Erro de Restauração do Sistema 0xc0000022

1. A Restauração do sistema será iniciada, então tente executar o processo de restauração agora. Se der certo, você pode sair do artigo e continuar usando o seu computador normalmente, pois provavelmente era o seu antivírus que estava impedindo o processo. Se o mesmo erro aparecer novamente, continue seguindo o artigo e o método abaixo.
  2. Execute várias análises de segurança, como CHKDSK, SFC e diagnóstico de memória do Windows. Aqui estão nossos artigos sobre Como executar o CHKDSK , Como executar a varredura SFC . Para executar o Diagnóstico de Memória do Windows, basta pesquisar este termo no menu Iniciar, clicar no primeiro resultado, seguir as instruções na tela e aguardar a conclusão do processo.

1. Depois de concluir o procedimento acima, inicialize no Modo de segurança novamente e tente executar a Restauração do sistema. Deve ser um sucesso agora.

Solução 2: Desinstale o tempo de execução C compartilhado para x64 da McAfee

Embora esse método pareça estranho, funcionou para alguns usuários que têm o McAfee instalado em seus computadores. A verdadeira explicação de por que esse aplicativo específico causou esse erro de sistema é desconhecida, mas você definitivamente deve tentar fazer isso se estiver recebendo esse erro e se tiver o McAfee instalado.

1. Clique no menu Iniciar e abra o Painel de Controle procurando por ele. Como alternativa, você pode clicar no ícone de engrenagem para abrir as configurações se estiver usando o Windows 10.
  2. No Painel de Controle, selecione Exibir como: Categoria no canto superior direito e clique em Desinstalar um Programa na seção Programas.

1. Se você estiver usando o aplicativo Configurações, clicar em Aplicativos deve abrir imediatamente uma lista de todos os programas instalados em seu PC.
  2. Localize o tempo de execução C compartilhado para x64 da McAfee no Painel de controle ou Configurações e clique em Desinstalar.
  3. Seu assistente de desinstalação deve abrir com duas opções: Reparar e Remover. Selecione Remover e clique em Avançar para desinstalar o programa.
  4. Uma mensagem aparecerá perguntando “Deseja remover completamente o tempo de execução C compartilhado para x64 da McAfee para Windows?” Escolha sim.
  5. Clique em Concluir quando o desinstalado concluir o processo e reinicie o computador para ver se os erros ainda aparecerão.

Solução 3: se o erro foi causado por malware

Às vezes, os usuários são infectados por vários aplicativos maliciosos e tentam usar a Restauração do sistema para voltar ao ponto em que não havia infecção. No entanto, certas ferramentas maliciosas impedem a ativação da Restauração do sistema e este erro é lançado em seu lugar. Nesses casos, a única maneira de se livrar do problema é remover os programas maliciosos de seu computador.

A melhor aposta é se livrar do malware usando o Malwarebytes Anti-Malware, que é um ótimo scanner com uma versão de teste gratuita. Felizmente, você não precisará do programa depois de resolver este problema, então certifique-se de baixar a versão gratuita em aqui .

1. Localize o arquivo que você acabou de baixar e clique duas vezes nele.
  2. Selecione onde deseja instalar o MBAM e siga as instruções na tela para concluir o processo.

1. Abra o MBAM e selecione a opção Scan disponível na tela inicial.
  2. A ferramenta iniciará seu serviço de atualização para atualizar seu banco de dados de vírus e então continuará com a verificação. Por favor, seja paciente até que termine.

1. Reinicie o computador após o término do processo.

Nota : Você também deve usar outras ferramentas se puder dizer com certeza o tipo de malware que tem no seu PC (ransomware, junkware, etc.)

Solução 4: Desative a proteção contra adulteração do produto Norton

Alguns programas de segurança simplesmente impedem que você execute a Restauração do sistema, pois não permitem que o processo altere seus arquivos pessoais. Isso pode ser difícil de descobrir para os usuários. No entanto, às vezes, simplesmente desativar o antivírus ainda não é suficiente e você pode precisar realizar etapas extras.

Quando se trata de usuários do Norton, desativar a proteção contra adulteração do produto Norton certamente resolverá o problema, portanto, tente o seguinte:

1. Abra a interface de usuário do Norton clicando duas vezes no ícone localizado na bandeja do sistema (parte inferior direita da tela) ou localizando-o no menu Iniciar.
  2. Clique em Configurações e localize a opção Configurações administrativas, na qual você também deve clicar.

1. Na seção Segurança do produto e na linha Proteção contra adulteração do produto Norton, mude o controle deslizante para Desligado e clique em Aplicar. Escolha a duração mais longa desejada, já que você sempre pode reativá-la manualmente.
  2. Verifique se o problema foi resolvido.