Placas-mãe: Asus vs MSI

Para quem está montando um PC, seja para jogos ou para outras tarefas, a única coisa importante que todos devemos considerar é a placa-mãe. Agora, quando se trata de placas-mãe, você tem uma longa lista de opções disponíveis de incríveis parceiros de placas de expansão como Asus, MSI, Gigabyte, ASRock e muitos mais.



Imagem: Críticas confiáveis

MSI e Asus estão entre os mais famosos da lista de opções disponíveis e pelas razões certas. Por muito tempo, essas placas-mãe têm fornecido desempenho de primeira linha aos usuários com preços excelentes e competitivos.



No entanto, a comparação entre essas duas opções costuma ser o assunto do momento. Eles são semelhantes apenas com uma camada de tinta diferente ou existem algumas diferenças dominantes nessas placas-mãe? Essa é a questão desta peça, já que comparamos as placas-mãe MSI e Asus em termos de desempenho, aparência e alguns outros fatores.



Estética



A estética é importante nos dias de hoje, pois muitos jogadores estão correndo para a coordenação de cores perfeita. A coisa boa é que tanto a MSI quanto a Asus estão totalmente cientes da importância da estética e, portanto, tentando o seu melhor para fornecer a melhor estética possível que você possa imaginar.

As opções de cores são ótimas, e a MSI tem até uma linha dedicada de placas-mãe brancas chamadas placas-mãe da série Arctic. Como há uma diferença nas opções de cores disponíveis no mercado de qualquer um dos parceiros do quadro de expansão, encontrar o vencedor e declarar um não é algo facilmente possível.

Vencedor: nenhum.



atuação

Imagem: HardwareZone

No que diz respeito ao desempenho, ambas as placas-mãe têm proporcionado o melhor desempenho possível. Saiba que quando falamos de desempenho, estamos falando sobre estabilidade, e embora ambas as placas-mãe ofereçam grande estabilidade, a Asus tem toda uma história de ser insanamente estável.

Aliás, para agradar aos overclockers, eles estão até oferecendo as placas-mãe Apex voltadas para overclockers; amadores e profissionais. Tendo isso em mente, não podemos negar os esforços da MSI; suas placas-mãe de primeira linha não são negligentes quando se trata de grande estabilidade, no entanto, isso é algo apreciado principalmente pelas opções mais caras.

No geral, a Asus definitivamente leva o bolo quando se trata de desempenho.

Vencedor: Asus.

UEFA

UEFI ou Unified Extensible Firmware Interface é o que substituiu o BIOS e está causando ondas. Ele fornece uma ótima interface e, mais importante, controle granular sobre como você deseja controlar sua placa-mãe.

Ambas as empresas estão trabalhando incansavelmente para melhorar sua UEFI. No entanto, a Asus o tem matado por mais de 5 anos com uma das melhores experiências. Não se trata apenas da facilidade de acesso que ele oferece, mas também do quão granular ele é. Literalmente, tudo pode ser controlado por meio da UEFI da Asus, e a melhor parte é que você não precisa ter muito conhecimento sobre essas coisas, já que a maioria delas são facilmente definidas e tornarão sua experiência geral muito mais fácil também.

Portanto, no que diz respeito aos vencedores, a Asus assume a liderança.

Vencedor: Asus.

Programas

Houve um tempo em que o software nunca teria um papel importante em ajudar uma placa-mãe a se tornar o que é. No entanto, com o avanço da tecnologia, tanto o hardware quanto o software tornaram-se muito interconectados. Agora, qualquer hardware é tão bom quanto o software que o acompanha.

A Asus tem uma lista de seu próprio software e a MSI faz o seu próprio. No entanto, a Asus tem uma série de soluções de software importantes que você pode usar para realmente controlar sua placa-mãe quando inicializa o Windows. Quanto ao MSI, as soluções de software também estão lá, mas nenhuma delas oferece o controle granular que a Asus oferece.

O AI Suite 3 da Asus passa a ser uma das soluções de software mais granulares disponíveis no mercado, e a melhor parte é que ele realmente dá a você a liberdade de controlar como a placa-mãe e a maioria dos outros componentes conectados funcionarão em conjunto para lhe dar a experiência que você procura.

Vencedor: Asus

garantia

Quando se trata de garantia, a MSI oferece 1 ano de garantia para todas as opções de placa-mãe. Isso significa que tudo, desde a placa-mãe mais barata até a placa-mãe Divina mais cara, terá garantia de 1 ano.

No que diz respeito à Asus, a garantia é um pouco diferente para eles. A garantia padrão que a Asus oferece é de 3 anos em todas as placas-mãe, as placas-mãe das séries TUF e TUF Gaming vêm com 5 anos de garantia, as placas Tinker vêm com uma garantia de 1 ano e as placas-mãe Mining Expert têm garantia de 90 dias.

Não há como negar que, quando se trata de garantia, o vencedor claro aqui é a Asus, já que não só a garantia é mais longa, mas é diferente para as diferentes séries de placas-mãe, o que acreditamos ser excelente.

Vencedor: Asus.

Conclusão

Acredito que tirar uma conclusão não é uma tarefa difícil. A Asus ganha quando se trata de ser a melhor parceira de placa de expansão para placas-mãe. Porém, o importante sobre o qual falaremos aqui é que isso não significa que as placas-mãe MSI não sejam ótimas.

Na verdade, você encontrará várias placas-mãe excelentes da MSI no mercado. Mas a única diferença aqui é que, quando comparadas com as placas-mãe Asus, as placas-mãe MSI simplesmente não têm o mesmo nível de controle, personalização e granularidade que a Asus tem a oferecer. No final das contas, se você deseja adotar a plataforma Intel 9ª geração mais recente, verifique estes Z390 Motherboards revisado por nós!