As 5 melhores ferramentas de gerenciamento de configuração e backup de rede

Na atual era digital, toda organização depende muito de sua rede para conduzir os negócios e as operações do dia a dia. Por esse motivo, qualquer tempo de inatividade da rede causado por falha de hardware ou pelas definições de configuração pode ter um impacto muito negativo na organização em termos de produtividade e ganho de dinheiro. É por isso que é fundamental que você tenha opções de recuperação sólidas que permitirão que você fique online no mais curto espaço de tempo.



É um hábito comum em muitas organizações dar mais atenção ao gerenciamento de servidores, principalmente porque é onde os dados de negócios mais confidenciais são armazenados. Então eles esquecem que os componentes de rede são tão importantes.

Gerenciamento de configuração de rede e backup



Portanto, hoje vamos falar sobre gerenciamento de configuração de rede e backup. Mais especificamente, examinaremos ferramentas que o ajudarão a automatizar as várias funções de configuração que ajudam a economizar tempo e também minimizar a possibilidade de cometer erros. Qualquer rede provavelmente pode ter centenas de dispositivos e é fácil ver porque a configuração manual não é prática. É por isso que você precisa de uma ferramenta dedicada de gerenciamento de configuração e backup de rede. Ele permite que você implemente facilmente arquivos de configuração em vários dispositivos de rede e também mantenha um backup das definições de configuração para ajudá-lo a restaurar os dispositivos para a condição de funcionamento ideal se houver um problema de rede resultante de configuração incorreta.



As outras maneiras em que as ferramentas de backup de rede e gerenciamento de configuração serão úteis incluem a auditoria dos dispositivos de rede para provar a conformidade e também a verificação para identificar alterações não autorizadas.



Seleção de um software de backup e gerenciamento de configuração

Normalmente, todo fornecedor de hardware possui propriedades software de gestão para seus dispositivos. Mas isso é um problema porque, em um ambiente de TI ideal, você terá que comprar componentes de diferentes fornecedores. É por isso que recomendo fornecedores terceirizados, pois suas ferramentas podem ser usadas para gerenciar todos os fornecedores múltiplos. Também é importante que você considere o quão escalonável o produto é. Provavelmente, você expandirá sua rede com o tempo. E quando chegar a hora, você precisa ter uma ferramenta que possa crescer com você. Caso contrário, você está de volta ao mercado.

Com tudo isso dito, agora vou apresentar minhas 5 melhores ferramentas de gerenciamento e backup de rede. Não foi uma tarefa fácil considerando o grande número de ferramentas disponíveis, mas após uma consideração cuidadosa, sinto que esses são os softwares de creme.

1. Ferramentas Kiwi Cat


Tente agora

O SolarWinds Kiwi CatTools é uma ferramenta realmente abrangente para backup e gerenciamento de rede, mas o que o destaca, ainda mais, é o preço justo. É inacreditável. A ferramenta permite que você defina backup automático para todos os seus dispositivos de rede, incluindo o roteador, switches e firewall. Também elimina todo o trabalho das configurações do dispositivo, permitindo a implantação em massa de alterações de configuração em sua rede.



O Kiwi CatTools também será um ótimo software de segurança. Ele pode ser usado para detectar quando os arquivos de configuração são alterados sem o seu conhecimento e, na verdade, enviará um alerta por SMS / e-mail. O fato de CatTools manter um registro de todas as suas configurações históricas permite que você volte facilmente para uma configuração de trabalho anterior e, assim, minimize as interrupções de produtividade e também economize o tempo que teria sido usado para reconfigurar.

Kiwi CatTools

Além disso, Kiwi CatTools fornece uma maneira fácil de comparar e analisar os arquivos de configuração entre dois dispositivos. Isso será importante ao solucionar problemas ou ao criar novas configurações para confirmar se você tem as configurações corretas. A ferramenta também permite criar relatórios para vários atributos de dispositivos de rede, como Porta, MAC, ARP, para que você tenha dados suficientes para gerenciar as alterações de configuração.

Logo de cara, o Kiwi CatTools pode ser usado para monitorar dispositivos IPv4 e IPv6 de todos os fornecedores populares.

SolarWinds Kiwi CatTools vs SolarWinds Network Configuration Manager

Essa é uma pergunta que confunde muita gente. Qual é a diferença entre Kiwi CatTools e o SolarWinds Network Configuration Manager ? Porque quando você olha suas características, eles parecem desempenhar as mesmas funções, com a única diferença sendo o preço.

Acontece que não é apenas o preço que difere. Além do backup básico e gerenciamento de configuração, o NCM também inclui outros recursos avançados, como descoberta automática de dispositivos, manutenção de inventário em seus dispositivos e bloqueio de dispositivos para que ninguém possa fazer alterações sem a sua aprovação. Esses são apenas alguns deles e, como você pode imaginar, eles tornam o NCM significativamente mais caro do que o Kiwi CatTools.

Kiwi CatTools vs Network Configuration Manager

No entanto, como este post é apenas sobre backup de rede e gerenciamento de configuração, achei que Kiwi CatTools merece mais o lugar. Embora haja uma razão pela qual eu recomendaria o NCM ao invés do Kiwi. E isso se você já estiver usando qualquer outra ferramenta baseada no SolarWinds Orion, como o Monitor de desempenho de rede. A razão para isso é porque eles podem ser integrados para dar a você mais visibilidade em sua rede, mas a partir de uma plataforma.

O Kiwi CatTools, por outro lado, é um software independente e, portanto, se você escolher, significa que estará lidando com dois aplicativos diferentes, cada um com seus próprios dados de desempenho a serem analisados. Conseqüentemente, isso exigirá mais esforço de sua parte ao tentar formar um relacionamento entre os dois tipos de dados.

2. ManageEngine Network Configuration Manager


Tente agora

ManageEngine é minha próxima escolha para automação de configuração de rede e backup. É muito semelhante ao SolarWinds NCM e, por esse motivo, será bem adequado para grandes organizações com infraestrutura de rede complexa. A ferramenta é compatível com todos os componentes de rede, como roteador, firewall e switches, independentemente de seus fornecedores.

Entre as primeiras coisas, você vai adorar o ManageEngine NCM é a descoberta automática de dispositivos de rede que evita que você tenha que configurá-los manualmente. Você pode então agendar backups para que possam ser carregados periodicamente. A ferramenta monitora mudanças de configuração em tempo real e irá notificá-lo imediatamente se houver qualquer alteração. Melhor ainda, permite rastrear a atividade do usuário para que você tenha todas as informações sobre quem, o quê e quando as alterações de configuração foram feitas.

ManageEngine Network Configuration Manager

Essa ferramenta também será excelente para comprovar a conformidade com os regulamentos de segurança. Isso ocorre porque ele permite que você defina quais são as práticas padrão e, em seguida, verifique se há violação de seus dispositivos de rede. A partir daqui, torna-se muito fácil garantir a conformidade.

Semelhante ao Kiwi CatTools, esta ferramenta pode ser usada para aplicar alterações de configuração em massa. Ele também economiza tempo valioso, automatizando todas as tarefas repetitivas de gerenciamento de configuração.

O ManageEngine Network Configuration Manager foi integrado ao banco de dados PostgreSQL, onde todas as configurações, nomes de usuário, senha, e-mails e quaisquer outros dados confidenciais são armazenados. O banco de dados é então criptografado para evitar que os dados sejam acessados ​​por invasores.

A incorporação de um aplicativo iOS é um recurso útil que ajuda a gerenciar seus dispositivos de rede enquanto se desloca. Esta ferramenta está disponível como software gratuito e pago. No entanto, a edição gratuita só pode ser usada para monitorar 2 dispositivos e você não terá acesso ao suporte.

3. Ponto de restauração


Tente agora

Restorepoint é um gerenciamento de configuração de rede relativamente desconhecido, mas que possui todos os recursos de que você precisa para a função. Mais importante ainda, elimina a necessidade de usar scripts para executar o gerenciamento de configuração como a maioria dos métodos tradicionais exige. A ferramenta tem suporte para mais de 100 fornecedores e oferece uma opção de recuperação com um clique para restaurar seus dispositivos a um estado de funcionamento anterior. Todos os dispositivos de rede, como roteador, proxies e balanceadores de carga, são compatíveis.

Além da descoberta automática de dispositivos, Restorepoint também permite importar dispositivos de uma planilha de gerenciamento de ativos (arquivo CSV) que você provavelmente já possui. Em seguida, ele usa métodos diferentes, como ping, mensagens SNMP, cabeçalhos HTTP e impressão digital para determinar os tipos de dispositivo.

Ponto de restauração

Esta ferramenta de gerenciamento de configuração e backup de rede fornece várias verificações, como soma de verificação MD5, tamanho e conteúdo de arquivos, e verificações de corrupção de arquivo para garantir que os arquivos de backup estejam completos. Todos os dados armazenados são criptografados usando criptografia AES para mantê-los protegidos de hackers. O backup regular e o armazenamento criptografado das definições de configuração ajudam no cumprimento dos padrões regulatórios, como PCI, GDPR e NERC. Esta ferramenta também permite exportar os arquivos de configuração para armazenamento em outros servidores usando FTP / SFTP / CIFS e armazenamento em nuvem.

Uma coisa que torna a recuperação de uma falha de hardware ou erro de configuração tão fácil ao usar o Restorepoint é que ele armazena apenas versões exclusivas de suas configurações de rede. Isso, portanto, significa que você pode percorrê-los rapidamente identificando as alterações que ocorreram.

4. rConfig


Tente agora

O rConfig não é tão cheio de recursos quanto as outras ferramentas mencionadas acima, mas tem uma grande vantagem. É um código aberto. Isso significa que é totalmente gratuito. Mas ainda melhor do que o preço é a flexibilidade do software. Você tem a capacidade de desenvolvê-lo atualizando seu código-fonte para que incorpore recursos adicionais para melhor atender às suas necessidades de rede.

No entanto, se você não tiver essas habilidades de programação, não precisa se preocupar. O rConfig já vem com tudo de que você precisa para gerenciar as configurações de rede. Periodicamente, ele tira instantâneos das configurações em execução dos diferentes dispositivos de rede, tabela de roteamento, mac e tabelas arp para que você possa acompanhar facilmente qualquer alteração. Isso é ainda mais aprimorado pela mudança rápida de configuração e recurso de comparação.

Gerenciamento de configuração de rede rConfig

Você também deve avaliar até que ponto este software pode facilitar a vida de um administrador de rede. Ele pode automatizar tarefas de rotina que seguem o mesmo padrão de execução todos os dias e também pode ser usado para implementar mudanças de configuração em massa.

E, como esperado, o rConfig será excelente para provar a conformidade. No entanto, é importante dizer que o software de código aberto geralmente requer muita paciência e habilidades. Ao contrário dos produtos comerciais que o orientam usando opções simples de apontar e clicar, os projetos de código aberto são mais técnicos. Mas com o rConfig, existe a opção de adquirir suporte. Isso fornecerá orientação operacional e também prioridade na adição de novos recursos à instalação.

5. Caixa traseira


Tente agora

Backbox é outra ferramenta em que você pode confiar quando se trata de automatizar o backup de rede e outras tarefas de gerenciamento de configuração, como armazenamento e restauração de arquivos de configuração. Isso, juntamente com a centralização do gerenciamento, ajuda a economizar tempo e reduzir o risco de erros manuais. Você pode até mesmo encadear uma série de tarefas automatizadas para executar uma função complexa.

Todos os dados coletados são armazenados com segurança e podem ser facilmente restaurados com apenas um clique. Os backups agendados passam por uma verificação em 5 etapas para garantir que foram atualizados com êxito para evitar arquivos corrompidos ou incompletos.

Backbox

Para ainda mais simplicidade, o Backbox oferece uma representação visual de todos os seus dispositivos de rede que serve como uma maneira fácil de gerenciar todos eles. Essa ferramenta também pode ser usada para verificar a integridade de seus dispositivos e, em seguida, correlacionar essas informações com a configuração para estabelecer se há uma conexão.

Além disso, o Backbox pode ser usado para realizar o gerenciamento de inventário para todos os seus dispositivos de rede. Ele permite que você acesse informações de inventário dinâmico em tempo real, como hardware e informações de licenciamento e SO e versão de atualização.

Ao contrário das outras ferramentas da nossa lista, o pagamento da licença para o gerenciador de configuração é determinado pelo número de dispositivos que você monitorará.