Como analisar e monitorar a carga da CPU em tempo real nos roteadores Cisco?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Neste mundo em evolução, existe uma rede em todos os lugares. Tudo o que tentamos acessar pela Internet existe em uma rede onde vários dispositivos estão se comunicando continuamente; enviar e receber dados. Todas essas redes são configuradas e monitoradas por administradores de rede, mas você já sabe disso. Você também sabe que existem vários dispositivos em uma rede que inclui roteadores, switches e muito mais equipamentos. Os administradores de TI precisam monitorar sua rede para compreender melhor o que está acontecendo em sua rede e manter um controle de todos os dispositivos.



Com o que eles se preocupam mais? A resposta óbvia seria o desempenho da rede. Se houver interrupções ou períodos de inatividade na rede, será basicamente um pesadelo para os administradores de rede.



Carga da CPU do roteador



Uma das coisas importantes que precisam ser monitoradas para manter o desempenho da rede ideal. As redes estão fadadas a ter problemas e questões. Alguns desses problemas estão relacionados ou são causados ​​pela utilização da CPU. A utilização da CPU dos roteadores na rede. Isso inclui os roteadores e muitos outros dispositivos de rede.

Portanto, monitorar a carga da CPU dos roteadores Cisco na rede é muito importante. Isso ocorre porque se os dispositivos estiverem utilizando mais largura de banda da CPU do que deveriam ou se um dispositivo não for capaz de utilizar memória suficiente, a rede apresentará um comportamento estranho que inclui tempos de resposta lentos. Ter tempos de resposta lentos ou alta latência é basicamente inaceitável neste mundo competitivo, pois isso definitivamente dá aos seus concorrentes uma vantagem, especialmente se você for um negócio online.

Para evitar tais problemas, a utilização dos núcleos da CPU na rede deve ser monitorada. Quão? Nós iremos guiá-lo.



Como monitorar a carga da CPU em roteadores Cisco?

Obviamente, você não pode monitorar o número de processos que estão sendo executados pela CPU na rede manualmente. Assim, deverá utilizar ferramentas que foram desenvolvidas para o efeito pelas empresas. A Solarwinds é um grande nome no campo de gerenciamento de rede e sistema devido à qualidade dos produtos que desenvolve. Solarwinds Engineers Toolset ( baixe aqui ) não é exceção aqui.

Engineers Toolset, como fica óbvio pelo nome, é um produto desenvolvido pela Solarwinds que inclui mais de 60 ferramentas que se provam muito úteis e úteis para administradores de rede. Com a ajuda dessas ferramentas, você será capaz de monitorar a disponibilidade e a latência dos dispositivos de rede (link para o artigo aqui), solucionar problemas de rede por meio das ferramentas de diagnóstico incluídas no conjunto de ferramentas, bem como gerenciar logs de rede e muito mais. Sem dúvida, ele traz as melhores ferramentas e utilitários para administradores de rede.

É por isso que usaremos o ETS (Engineers Toolset) neste guia para mostrar como monitorar a utilização da CPU. Portanto, baixe a ferramenta do link fornecido e instale-a em seu sistema. Felizmente, o Solarwinds oferece um período de avaliação de 14 dias durante o qual você pode usar o produto em todo o seu potencial e, em seguida, decidir por si mesmo se vale a pena.

Monitorando a carga da CPU do roteador

Solarwinds Router CPU Load é uma ferramenta que está contida no Engineers Toolset com a qual você será capaz de monitorar a utilização. Para reduzir problemas recorrentes e melhorar o desempenho geral da rede, os administradores de TI precisam monitorar e analisar a carga da CPU nos dispositivos de rede. A ferramenta permite monitorar a carga em vários roteadores Cisco em tempo real, bem como registrar o nível de pico da CPU junto com o tempo de ocorrência.

Uma barra horizontal é usada para exibir a carga atual da CPU para um roteador Cisco em relação à carga máxima da CPU. Uma grande característica da ferramenta é que se a utilização de memória ultrapassar um valor definido, você será avisado por meio de cores diferentes. Se o valor satisfizer um valor limite definido para aviso, a cor da barra mudará para amarelo enquanto a cor vermelha representa o nível crítico.

Analisando e monitorando a carga da CPU em tempo real

Agora que concluímos tudo isso, podemos entrar na essência deste artigo e mostrar como analisar e monitorar a utilização da CPU em dispositivos Cisco em tempo real. Isso é muito fácil de fazer com a ferramenta certa. Então, sem mais delongas, vamos entrar nisso.

  1. Em primeiro lugar, abra o Plataforma de lançamento do conjunto de ferramentas de engenheiros abrindo o Menu Iniciar e procurando por ele.
  2. Depois de aberto, no lado esquerdo, vá para Monitoramento de Rede e clique no botão Lançamento botão para Carga da CPU do roteador ferramenta. Alternativamente, você pode simplesmente pesquisar a referida ferramenta usando o campo de pesquisa fornecido e, em seguida, abri-la.

    Iniciando a carga da CPU do roteador

  3. Depois que a ferramenta for aberta, você terá que adicionar seu dispositivo à ferramenta. Para fazer isso, clique no Barra opção na barra de menu e clique no Adicionar nova barra de carga da CPU opção.
  4. Proporciona a endereço de IP do dispositivo de destino e, em seguida, acompanhe com o Credenciais SNMP . Você pode criar uma nova credencial clicando na opção fornecida e especificando os detalhes solicitados. Depois disso, clique Está bem para salvar suas credenciais.

    Adicionando Novo Dispositivo

  5. Certifique-se de escolher o Tempo real para o Tempo de votação opção e, em seguida, especifique o número de segundos após o qual o dispositivo deve ser consultado.
  6. Finalmente, clique Está bem para adicionar o seu dispositivo. Assim que o dispositivo for adicionado, será mostrado o status da carga da CPU.

Definir alerta personalizado sobre picos de uso da CPU do roteador

Usando a carga da CPU do roteador, você pode configurar limites e definir alertas para que seja notificado sempre que a utilização exceder um valor ou porcentagem definida. Para fazer isso, siga as instruções passo a passo abaixo:

  1. Clique no Configurações menu suspenso na barra de menus e selecione Configurações .
  2. Para definir os limites, mova o controle deslizante fornecido e ajuste-o de acordo com sua necessidade. Você também pode alterar o texto do limite do nível de vermelho. Aqui, amarelo nível significa Atenção e nível vermelho representa crítico .

    Limiar de ajuste

  3. Para ser notificado, vá para o Notificações aba. Lá, você tem três opções. Sempre que um alarme é disparado, você pode optar por ter um som ou um pop-up ou ambos. Além disso, você também pode configurá-lo para que seja exibido o texto personalizado, escolhendo o Abrir janela de notificação em alarme opção.
  4. Finalmente, você também pode ter a carga da CPU registrada em um arquivo. A carga da CPU do roteador registra a carga da CPU dos dispositivos e pode armazená-la nos dispositivos se você quiser. Para fazer isso, marque o Registro ativado opção.

    Registro de carga da CPU

  5. Depois disso, forneça o período de tempo após o qual a carga da CPU deve ser registrada. Em seguida, forneça um local para o arquivo de log onde ele deve ser salvo. Esses registros são salvos como delimitado por vírgulas arquivos.
Tag carga da CPU do roteador 5 minutos lidos