O Razor e o Blazor da Microsoft oferecem ferramentas abrangentes de desenvolvimento da Web para desenvolvedores .Net que precisam fazer download do SDK do .NET Core 3.0 mais recente

janelas / O Razor e o Blazor da Microsoft oferecem ferramentas abrangentes de desenvolvimento da Web para desenvolvedores .Net que precisam fazer o download do SDK do .NET Core 3.0 mais recente 4 minutos lidos

Microsoft Blazor



Depois que o Razor da Microsoft se tornou uma linguagem de marcação bem recebida, o fabricante do sistema operacional Windows tem trabalhado no Blazor, uma alternativa poderosa para as populares estruturas de aplicativos de página única. Os desenvolvedores da Web que trabalham em aplicativos .Net agora têm uma estrutura de interface de usuário (IU) de front-end enxuta e eficaz. A plataforma funciona no navegador via WebAssembly e foi especificamente projetada e ajustada para funcionar de maneira confiável em qualquer navegador da web (ao contrário do Microsoft Silverlight). Isso concede aos desenvolvedores uma maneira de projetar, desenvolver e implementar rapidamente aplicativos de página única com a mais ampla compatibilidade e confiabilidade.

A Microsoft desenvolveu o Razor há alguns anos, e ele instantaneamente se tornou um sucesso entre os desenvolvedores, pois eles receberam uma linguagem de marcação do lado do servidor bem projetada. O Razor permitiu que eles trouxessem código do lado do servidor para páginas da web. Além disso, a sintaxe do Razor foi ajustada para ser simples de ler e entender e isso tornou o aprendizado e a adaptação muito fáceis. Desnecessário mencionar que vários novos desenvolvedores migraram para a linguagem de marcação, o que impulsionou significativamente a adoção e o uso do Razor. A Microsoft tem indicado rotineiramente que o Razor tem obtido aceitação constante.



Apesar do uso crescente do Razor, os desenvolvedores .Net ainda não tinham nenhuma alternativa poderosa que se opusesse diretamente ao framework JavaScript como Angular, React e Vue no frontend. Em outras palavras, o Razor permitiu aos desenvolvedores lidar com toda a lógica do lado do servidor usando .NET e trazer os dados para o lado do cliente, mas os desenvolvedores ainda não tinham um front-end robusto. Para preencher a lacuna e oferecer uma solução completa de back-end e front-end, os engenheiros da Microsoft desenvolveram o Blazor. Essencialmente, a estrutura de interface do usuário da web é um método poderoso para levar o poder do .NET para o lado do cliente.



Por que Razor, WebAssembly e Blazor são importantes para os desenvolvedores Microsoft .Net?

Quando os engenheiros da Microsoft estavam tentando desenvolver maneiras de trazer .Net para o lado do cliente, a solução mais óbvia e viável com perspectivas de longo prazo era o WebAssembly. WebAssembly ou como é popularmente conhecido como WASM é um novo tipo de código que pode ser executado em todos os navegadores da web modernos. Com seu formato binário compacto e eficiente, o WebAssembly pode ser executado com desempenho e eficiência quase nativos.



WASM é uma linguagem semelhante a assembly de baixo nível que fornece linguagens como C / C ++ e Rust com um destino de compilação. Essas linguagens, por sua vez, podem funcionar sem problemas na web. Curiosamente, embora o WASM seja uma alternativa ao JavaScript, ele pode ser considerado complementar e nem um pouco contraditório ao mesmo. Em outras palavras, os aplicativos da Web projetados com WASM podem funcionar junto com aqueles desenvolvidos com JavaScript.

O WebAssembly torna possível executar o código .Net em qualquer lugar em qualquer navegador moderno. Desnecessário mencionar que o código eliminou muitos problemas que os desenvolvedores .Net enfrentavam regularmente. Os desenvolvedores geralmente enfrentam problemas estranhos enquanto tentam garantir um desempenho confiável e ideal na maioria dos principais navegadores da web. Recentemente, o Mozilla Firefox, um dos navegadores mais populares, implantado sobre: ​​compat , um repositório que continha ajustes personalizados para garantir um desempenho ideal de sites selecionados no navegador. Com a implantação correta do Razor e WebAssembly, navegadores como Firefox e desenvolvedores não precisam encontrar soluções personalizadas para garantir que os sites funcionem sem falhas ou erros na maioria dos navegadores.

O Blazor evoluiu do Razor como uma alternativa ideal para estruturas de aplicativos de página única:

A Microsoft experimentou pela primeira vez com ‘Silverlight’, mas essa estrutura de IU encontrou vários obstáculos técnicos. Ainda assim, o Silverlight pode ser considerado um passo evolutivo importante para a criação do Blazor. A nova estrutura de UI dependente de .Net é uma alternativa competitiva às populares estruturas de aplicativo de página única. Os desenvolvedores que trabalharam em .Net devem se sentir bastante à vontade ao trabalhar com o Blazor.

Essencialmente, o Blazor combina a marcação familiar do Razor com coisas como vinculação de dados e injeção de dependência. Além disso, o framework permite até mesmo chamadas de e para JavaScript através da interoperabilidade JavaScript, aumentando significativamente as ferramentas disponíveis, confiabilidade, diversidade e conjunto de funcionalidades disponíveis para desenvolvedores web. Com o Blazor como parte do conjunto de ferramentas, os desenvolvedores podem aproveitar de forma rápida e eficiente seu conhecimento adquirido e desenvolvido de C # no lado do servidor e do cliente. Blazor concede a eles acesso ao .Net e suas bibliotecas.

Curiosamente, os aplicativos Blazor são baseados em componentes. Essa flexibilidade e versatilidade permitem que os aplicativos Blazor sejam aninhados e reutilizados com pequenos ajustes. O resultado de uma aplicação web desenvolvida com Razor e Blazor são apps que funcionam com alta confiabilidade, velocidade e eficiência. Sem mencionar que a estrutura permite o desenvolvimento de uma interface de usuário rica que é processada como HTML e CSS.

Antes do Blazor, o Microsoft Silverlight era a única estrutura viável. No entanto, faltava muito suporte de plataforma. Isso restringiu significativamente a adoção do Silverlight. O WebAssembly, por outro lado, é projetado especificamente para garantir a compatibilidade ideal com todos os principais navegadores, incluindo o navegador Safari da Apple que funciona no iOS. O que isso significa simplesmente é que o WebAssembly agora é um competidor ou uma alternativa valiosa ao JavaScript e às estruturas concorrentes de aplicativos de página única. Embora sempre haja muitos desenvolvedores que continuarão fiéis ao JavaScript e suas estruturas, os desenvolvedores .Net experientes podem adotar o WebAssembly rapidamente.

Limitações do Razor And Blazor:

Razor é certamente uma linguagem de marcação poderosa e o Blazor ganha com a longa história do .Net. Não há dúvida de que os desenvolvedores que têm trabalhado com a plataforma .Net podem preferir essas plataformas. No entanto, o Blazor ainda está evoluindo. Em outras palavras, ainda é insuficiente em certas áreas, que podem ser consideradas altamente restritivas.

Uma das limitações mais visíveis no Blazor é em relação à depuração. Os desenvolvedores precisarão adicionar registros extensivos a seus códigos para rastrear bugs. A segunda consideração mais importante é o alto impacto da carga inicial. Em outras palavras, os aplicativos Blazor trazem consigo um tamanho de aplicativo consideravelmente alto. Um aplicativo Blazor básico pode carregar de 2 a 3 MB. Embora possa não ser visto como um tamanho grande pelos usuários finais comuns, é considerado uma carga pesada no mundo dos aplicativos da web. Curiosamente, o armazenamento em cache simples reduz substancialmente os dados durante as recargas subsequentes.

Apesar do pequeno número de limitações, Razor e Blazor, com sua rica história .Net, com certeza serão uma das ferramentas preferidas. Os desenvolvedores da Web, que há muito trabalham com JavaScript e lutam com suas estruturas, certamente apreciariam uma linguagem única e abrangente para o desenvolvimento do lado do cliente e do lado do servidor. Os desenvolvedores interessados ​​precisam começar com a instalação do SDK do .NET Core 3.0 mais recente . Depois disso, eles devem instalar os modelos do Blazor. A Microsoft ofereceu um conjunto abrangente de instruções em seu site .