Microsoft preparando o sistema operacional Windows 10 como um modelo SaaS 'Cloud PC' por meio da nuvem do Azure

janelas / Microsoft preparando o sistema operacional Windows 10 como um modelo SaaS 'Cloud PC' por meio da nuvem do Azure 2 minutos lidos A correção de bug do Windows Defender traz novos problemas

Windows 10



O sistema operacional Windows 10 pode ser mudando para a nuvem no próximo ano. A Microsoft parece estar evoluindo o sistema operacional para ser oferecido como um ‘Desktop-as-A-Service’. O ‘Cloud PC’ pode ser executado em servidores hospedados remotamente do Microsoft Azure, funcionar no modelo tradicional SaaS (Software as a Service) e ser oferecido com um preço de assinatura por usuário.

A Microsoft já possui um poderoso Windows Virtual Desktop. A empresa parece estar procurando expandir a oferta além do segmento empresarial. Em um futuro próximo, o que pode ser já no próximo ano, a Microsoft pode construir e implantar uma nova oferta de desktop como serviço baseada no Windows Virtual Desktop. Todo o pacote seria transmitido de servidores Microsoft Azure.



O sistema operacional Microsoft Windows 10 como PC na nuvem indica uma lista de empregos para solução Windows-as-a-Service para empresas:

A Microsoft está tentando criar uma verdadeira experiência virtualizada de PC com Windows, indica uma descrição de trabalho que procura um gerente de programa para a equipe de PC em nuvem da Microsoft. A descrição do Cloud PC não é detalhada ou específica, mas indica o que o trabalho dá direito,



“O Microsoft Cloud PC é uma nova oferta estratégica que se baseia no Windows Virtual Desktop para fornecer Desktop como um serviço. Em sua essência, o Cloud PC oferece aos clientes empresariais uma experiência moderna, elástica e baseada em nuvem do Windows e permitirá que as organizações se mantenham atualizadas de uma maneira mais simplista e escalonável. ”



Claramente, a Microsoft está chamando o próximo serviço de virtualização de “Cloud PC”. Parece que a iniciativa Cloud PC não substituirá o Windows instalado localmente e os principais aplicativos do MS Office. No entanto, ele pode ser oferecido como uma opção para clientes que desejam usar seus próprios PCs com Windows basicamente como thin clients, com Windows, Office e potencialmente outros softwares fornecidos virtualmente pela Microsoft.



A Microsoft poderia estar modelando o Windows 10 Desktop como um serviço nos moldes do Microsoft-365. Ele poderia ser gerenciado pela Microsoft e vendido por um preço fixo por usuário, indica a descrição. O preço do Windows Virtual Desktop geralmente gira em torno do tempo do servidor do Azure e do consumo de recursos. Nem é preciso acrescentar que o preço da assinatura por usuário terá que ser otimizado.

Microsoft vai oferecer o sistema operacional Windows 10 como PC em nuvem em servidores Azure no próximo ano?

A Microsoft atualmente possui diferentes licenças do MS Office disponíveis para clientes empresariais. Ele dá direito ao acesso a aplicativos do MS Office que são armazenados e executados a partir de servidores remotos em nuvem do Azure. Além disso, há também um Windows Virtual Desktop Service que permite às empresas executar aplicativos instalados na nuvem em PCs clientes.

A Microsoft também oferece Microsoft Managed Desktop (MMD). É uma oferta de assinatura sob a qual a Microsoft configura, atualiza e gerencia PCs com Windows 10 de usuários corporativos por uma taxa. A assinatura também dá aos clientes empresariais muitos pacotes de software Microsoft, bem como privilégios de serviço, suporte e atualização. Assim, o conceito central e mesmo a ideia de negócio, bem como planos de assinatura para produtos e softwares bastante semelhantes, já existem.

Falando sobre o cronograma para a disponibilidade de Windows 10 como um produto SaaS, relatórios indicam que a Microsoft pode começar a oferecê-lo já no próximo ano. Curiosamente, a Microsoft pode apenas nomear o serviço como ‘Windows 365’.

Tag windows 10