Windows 10X como o primeiro sistema operacional da Web para streaming de aplicativos da nuvem e competir contra o Google Chrome OS?

janelas / Windows 10X como o primeiro sistema operacional da Web para streaming de aplicativos da nuvem e competir contra o Google Chrome OS? 2 minutos lidos

O Surface Neo: um dos primeiros dispositivos a oferecer suporte ao Windows 10X



O Windows 10X, a iteração leve do sistema operacional Windows 10, está sendo reposicionado como um sistema operacional “Web-First”. A plataforma funcionará como um sistema operacional na nuvem e transmitirá aplicativos de servidores remotos sem instalação local ou com instalação limitada.

Microsoft é aparentemente repensando a estratégia de implantação do Windows 10X . De acordo com novos relatórios, o sistema operacional será armazenado e transmitido de servidores hospedados remotamente, tornando-o um sistema operacional em nuvem. Deve haver alguns componentes principais instalados localmente para ajudar a inicialização do computador ou dispositivo de hardware, mas não haverá suporte para o aplicativo Win32 local. Todo o ecossistema de aplicativos, incluindo a instalação e operação de aplicativos, pode ocorrer a partir da nuvem.



A Microsoft está mantendo o Windows 10X ‘Lite’ em PCs locais com todo o processamento e aplicativos em execução na nuvem:

A Microsoft permaneceu em silêncio sobre o desenvolvimento do Windows 10X. Recentemente, a empresa indicou que o sistema operacional evoluir de dispositivos de tela dupla para dispositivos de tela única também . Isso significava que o Windows 10X poderia compete against Windows 10 OS . No entanto, parece que o principal rival do Windows 10X pode ser o Google Chrome OS. Ambos os sistemas operacionais podem residir principalmente na nuvem e podem ser transmitidos sob demanda.



Um componente importante do Windows 10X foi recentemente retirado das compilações internas mais recentes do sistema operacional. A Microsoft supostamente removeu o ContainerOS, (também conhecido como VAIL). A plataforma é crítica para virtualizar programas Win32 legados no Windows 10X. De acordo com relatos, a Microsoft fez a mudança deliberadamente para reposicionar o Windows 10X como uma plataforma projetada para competir no segmento inferior, frente a frente com os Chromebooks. Portanto, no futuro, o Windows 10X funcionaria principalmente com aplicativos da web e esses aplicativos hospedados remotamente seriam a frente e o centro do sistema operacional.

Basicamente, a revisão dinâmica da implantação e do hardware pretendidos do Windows 10X está sendo relatada como o motivo. Windows 10X, também conhecido como Santorini, Windows 10 Lite , foi originalmente planejado como um sistema operacional para PCs premium emblemáticos no espaço dobrável. No entanto, isso agora é apenas parte de toda a estratégia de implantação. No futuro, o Windows 10X também pode acabar em tablets e laptops de baixo custo projetados para os mercados educacional e empresarial.



Eliminar o ContainerOS e o suporte a aplicativos Win32 locais beneficiará o Windows 10X?

Aparentemente, a remoção de um componente extremamente importante do Windows 10X beneficiará o sistema operacional e o hardware. O ContainerOS não fará parte do Windows 10X nesses PCs de baixo custo devido ao desempenho do aplicativo e à vida útil da bateria. Dispositivos com hardware de nível básico geralmente são mal equipados para virtualizar aplicativos Win32 legados no Windows 10X. Forçando a plataforma a realizar virtualização terá um impacto negativo no desempenho e na vida útil da bateria.

Um sistema operacional Windows sem a capacidade de executar aplicativos do Windows não faz sentido. Portanto, a Microsoft está planejando oferecer a capacidade de executar aplicativos Win32 por meio de streaming de aplicativos legados usando a infraestrutura em nuvem. O atualmente existente Windows Virtual Desktop , um serviço empresarial que permite às empresas executar aplicativos instalados na nuvem em PCs clientes, pode ser um excelente exemplo, bem como um serviço utilizável no Windows 10X.

Mais um benefício de eliminar o suporte local do aplicativo Win32 seria a capacidade de executar o Windows 10X de maneira uniforme e confiável em várias arquiteturas de processador. Em outras palavras, o Windows 10X pode ser apenas o sistema operacional ideal para o projeto Windows on ARM (WoA). Até recentemente, o ContainerOS era o principal fator limitante forçando a Microsoft e o Windows 10 a permanecerem leais aos PCs baseados em Intel.

É importante observar que esses relatórios não são corroborados. A Microsoft não ofereceu nenhuma informação confirmando ou negando o roteiro do Windows 10X. Portanto, a empresa pode fazer algumas mudanças significativas no futuro.

Tag Microsoft janelas