Como desativar o OneDrive do Windows 10

O OneDrive conquistou o mundo da nuvem como uma tempestade e estabeleceu uma base firme no sistema preferido para backup de arquivos em trânsito. Era anteriormente conhecido como SkyDrive e é propriedade e manutenção da própria Microsoft. Na versão mais recente do Windows, o OneDrive vem pré-embutido no sistema e possui uma pasta criada em seu diretório que corresponde à sua conta OneDrive registrada com seu e-mail de conta da Microsoft.

Apesar de quão útil esse recurso possa parecer, há casos em que você deseja que este aplicativo seja desinstalado do seu computador. O processo de desinstalação varia dependendo da versão do Windows instalada em seu computador. Dê uma olhada nos métodos abaixo.

Windows 10 Home

Os usuários domésticos do Windows 10 podem desinstalar o OneDrive com bastante facilidade, sem entrar em seus registros ou políticas de grupo. O programa é listado nos aplicativos como qualquer outro aplicativo. Você pode desinstalá-lo facilmente usando o gerenciador de aplicativos do Windows. No entanto, observe que isso removerá apenas o OneDrive do seu computador, mas a pasta ainda estará presente. Não será funcional, mas permanecerá lá. Se você concordar com isso, siga as etapas abaixo. Se você quiser remover a pasta também, execute a edição do registro.

1. Pressione Windows + R, digite “ appwiz. cpl ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Aqui, todos os aplicativos instalados em seu computador serão listados. Navegue por eles, localize OneDrive , clique com o botão direito e selecione Desinstalar .

1. Reinicie o seu computador após o processo de desinstalação. O OneDrive não funcionará agora.

Se você também quiser se livrar da pasta do seu Explorador de Arquivos, siga as edições do registro mencionadas abaixo. As edições do registro também podem ser seguidas por outras versões do Windows, mas a política de grupo é o método preferido para elas.

Nota: O editor de registro é uma ferramenta poderosa. Alterar chaves e valores dos quais você não tem idéia pode inutilizar seu PC. Também é aconselhável faça backup do seu registro antes de proceder.

1. Pressione Windows + R, digite “ regedit ”Na caixa de diálogo e pressione Enter. Uma vez no editor de registro, navegue até o seguinte endereço:
HKEY_CLASSES_ROOT  CLSID  {018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}

Clique duas vezes na tecla “ System.IsPinnedToNameSpaceTree ”Para editá-lo. Colocou o valor para 0 e pressione OK para implementar as alterações.

Se estiver usando uma versão de 64 bits do Windows, você terá que navegar até o local adicional listado abaixo e alterar a mesma chave para 0.

HKEY_CLASSES_ROOT  Wow6432Node  CLSID  {018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}

Depois de fazer as alterações necessárias, reinicie o computador corretamente. A pasta não ficará mais visível no seu Explorador de Arquivos e o OneDrive também será desinstalado.

Windows 10 Enterprise, Education e Professional

O método mais fácil para desativar o OneDrive quando você está executando uma dessas versões é usar o editor de política de grupo. Você precisará de uma conta de administrador para realizar as alterações e elas também passarão por todas as outras contas de usuário no seu computador.

1. Pressione Windows + R, digite “Gpedit.msc” na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez no editor de política de grupo, navegue até o seguinte caminho:
Configuração do computador> Modelos administrativos> Componentes do Windows> OneDrive
  1. Clique duas vezes na entrada de Impedir o uso de OneDrive para armazenamento de arquivos e altere a configuração para ativado . Pressione OK para salvar as alterações e sair.

Este método desabilitará completamente o OneDrive em seu computador. Ele ficará oculto no File Explorer e nenhum usuário poderá iniciá-lo. Você não conseguirá acessar o OneDrive nem mesmo a partir dos aplicativos da loja.

Evite desinstalar o OneDrive do painel de controle se você estiver usando este método. Isso fará com que uma pasta vazia seja mostrada no seu Explorador de Arquivos. Se você ainda vir o OneDrive mesmo depois de alterar a política de grupo, será necessário reinstalar o aplicativo da pasta principal do sistema do Windows. Uma vez feito isso, o módulo desaparece automaticamente.

Como ver qual versão do sistema operacional estou executando?

Se você não conseguir determinar a versão do Windows em execução em sua máquina, siga as etapas abaixo.

1. Pressione Windows + S, digite “ configurações ”Na caixa de diálogo e abra o aplicativo.
  2. Uma vez nas configurações, clique em Sistema .

1. Clique em Sobre no painel de navegação esquerdo e veja o Tipo de sistema presente no lado direito da tela. A partir daí, você pode determinar o tipo de sistema operacional.

Desvinculando OneDrive

Se não quiser remover completamente o OneDrive de seu computador, você pode tentar ‘desvincular’ sua conta. Isso removerá todas as informações da sua conta do OneDrive e será como quando estiver pronto para o primeiro uso.

1. Clique com o botão direito no ícone do OneDrive presente na barra de tarefas no canto inferior direito da tela e selecione Configurações .

1. Uma vez nas Configurações, clique no botão “ Desvincular este PC ”Botão presente na guia“ Conta ”.

1. O Windows confirmará suas ações antes de executar a instrução. Clique em ' Desvincular conta ”Quando surge o prompt.

1. Após alguns segundos, o Windows abrirá outra janela solicitando que você insira seu endereço de e-mail. Insira as informações necessárias e espere até que o processo de remoção seja concluído. Depois de um tempo, você será completamente desconectado do OneDrive do seu computador e qualquer outro usuário poderá inserir suas informações para usá-lo.