janelas / MacOS, ChromeOS agora aumentam os alvos para anunciar malware, ataques de phishing e outras ameaças junto com o Windows 10 indica novo relatório 2 minutos lidos

Microsoft

O Microsoft Windows ainda é o sistema operacional mais usado no mundo e, portanto, o mais ativa e comumente visado pelos criadores de vírus. No entanto, um novo relatório indica outro sistemas operacionais menos usados , incluindo o macOS da Apple e até mesmo o ChromeOS do Google começou a sofrer ataques. Aliás, o ataques a esses sistemas operacionais não são especificamente criados.

O Microsoft Windows tem sido tradicionalmente o sistema operacional mais visado. Hackers, criadores de software de malware, RATs e sites de phishing são projetados para atrair usuários desavisados ​​e desprotegidos do sistema operacional Windows. No entanto, um novo relatório indica claramente outros sistemas operacionais, incluindo macOS, ChromeOS, etc. agora estão sendo direcionados também . Simplificando, anunciar malware não está atingindo apenas os usuários do Windows. Os usuários de ChromeOS e MacOS estão agora cada vez mais em risco de anunciar malware em sites.

Microsoft Windows mais direcionado, mas os usuários do macOS e do ChromeOS estão em risco crescente online:

De acordo com a empresa de segurança cibernética Devcon, 61% dos anúncios maliciosos que eles observaram entre 11 de julho e 22 de novembro de 2019 eram direcionados a usuários do Windows. Os anúncios maliciosos são essencialmente campanhas on-line massivas “projetadas para redirecionar o usuário a sites maliciosos ou para enganar o usuário para que baixe um malware”

A alta porcentagem pode ser facilmente atribuída ao fato de que O sistema operacional Windows tradicionalmente domina o mercado . Conseqüentemente, o software malicioso ou código criado para obter controle ilegal do computador ou das informações tem uma chance muito maior de ser bem-sucedido no sistema operacional Windows do que o código malicioso criado para outros sistemas operacionais.

Isso explica por que, por mais de 30 anos, os criadores de malware raramente olharam além do sistema operacional Windows. No entanto, o novo relatório da Devcon indica uma mudança interessante e preocupante.

Os criadores de campanhas publicitárias de malware têm cada vez mais como alvo outros sistemas operacionais. De acordo com a Devcon, 22 por cento dos anúncios maliciosos visavam atacar usuários do ChromeOS, seguidos por 10,5 por cento do macOS, 3,2 por cento dos usuários do iOS e 2,1 por cento dos usuários do Android.

Como esperado, os usuários do Linux continuam sendo amplamente ignorados pelos criadores de malware e vírus. De acordo com o relatório, apenas 0,3 por cento dos computadores atacados estavam executando Linux. Mais importante, esses sistemas estavam sendo usados ​​como servidores.

A maioria dos anúncios com malware pode ser rastreada até apenas três redes de anúncios:

Cada plataforma de anúncios que está sendo usada atualmente será atacada em algum ponto, e os hackers tentarão usar essas redes para lançar campanhas massivas. Diversas redes de anúncios estão constantemente lutando contra abusos e melhorando continuamente suas medidas de segurança, mas algumas parecem ser passivas. Simplificando, algumas plataformas de entrega de anúncios parecem ser muito tolerantes com criadores ou abusadores de campanhas publicitárias de malware.

De acordo com um relatório publicado na semana passada pela empresa de segurança de anúncios Confiant, quase 60 por cento de todos os anúncios maliciosos que registrou no terceiro trimestre de 2019 vieram de apenas três plataformas de anúncios sozinho. A empresa analisou mais de 120 bilhões de impressões de anúncios publicados no terceiro trimestre de 2019 (de 1º de julho a 30 de setembro de 2019) por meio de 75 redes de publicidade.

Algumas das plataformas de anúncios, comumente chamadas de Plataformas de Fornecimento ou SSPs, são bastante conhecidas. A Confiant descobriu que “um único SSP pode ser responsável por quase 30%” do malware de publicidade. A empresa não divulgou publicamente os nomes das três plataformas de entrega de anúncios. No entanto, ele afirmou veementemente que um SSP deve ser capaz de detectar rapidamente que sua plataforma está sendo abusada por anúncios de malware.

Aparentemente, esses anúncios são bastante “barulhentos”, o que basicamente significa que as campanhas aparecem como picos de dados e impressões de anúncios. A Confiant afirmou que a publicidade de malware depende do poder dos números e, portanto, essas campanhas, embora de curta duração, podem ocupar cerca de 14 por cento de todas as impressões de anúncios de uma plataforma.

Tag linux Mac OS Microsoft Segurança janelas