Intel está tendo problemas com seus nós de 10 nm - a tecnologia EUV pode levar vários anos para ser desenvolvida

Hardware / Intel está tendo problemas com seus nós de 10 nm - a tecnologia EUV pode levar vários anos para ser desenvolvida

7 nm pode ser adiada até 2021

1 minuto lido Intel

Intel



A Intel está entre as primeiras empresas a começar a desenvolver a tecnologia EUV na década de 1990. Mas a empresa não foi capaz de fornecer litografia ultravioleta extrema, dando pequenos avanços no campo.

De acordo com Mark Li, um engenheiro eletrônico e analista da Bernstein, Intel, a outrora maior fabricante de chips de computador está tendo problemas com seus chips de 10 nm mais uma vez.



A empresa não será capaz de implementar EUV tão cedo. A tecnologia está planejada para seus chips de 7 nm, que ainda estão longe, considerando que estão tendo problemas com 10 nm. Enquanto isso, as rivais Samsung e TSMC estão empurrando sua tecnologia e fazendo progressos para entregar EUV nos próximos dois anos. Analistas acreditam que a Intel perdeu seu toque e não é mais a líder em manufatura que era.



Mark Li acredita que a Samsung lançará 7 nm após o TSMC, mas contará com EUV.



O que aconteceu com o 10nm da Intel?

O problema da Intel começou com atrasos gerais enfrentados por sua linha de 10 nm. Demora vários anos para obter a fundição de um novo nó de processo em execução e colocar ferramentas adicionais online. Os planos são feitos com anos de antecedência por empresas de tecnologia para as características específicas de cada nó.

Pode-se adaptar um nó com nova tecnologia, mas o processo é caro e demorado. A Intel luta com 10nm desde 2015. O plano original de lançar 10nm em 2016 não deu certo.

7 nm estava programado para chegar em 2018-2019 com EUV implementado. Se a Intel fosse capaz de seguir sua linha do tempo, teríamos visto 7nm EUV da Intel até agora ou em algum lugar próximo ao lançamento dos nós da Samsung e TSMC. O primeiro 7nm da TSMC não usará EUV, mas o mais recente, 7FF +, vai.



A diferença entre 7FF e 7FF + é supostamente menor. A empresa (TSMC) não compartilhou nenhum detalhe além de dizer que o desempenho é 'superior' a 7FF.

Como está agora, o 7nm da Intel está supostamente atrasado até 2021 e isso também se a empresa puder administrar seus atrasos de produção.

Tag intel samsung