Quão seguros são os Chromebooks de Ransomware



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Com o recente aumento de ataques de ransomware, a segurança de sistemas operacionais populares tornou-se cada vez mais uma preocupação urgente. Os Chromebooks, de modo geral, são muito mais seguros do que outras máquinas rodando no Windows ou mesmo no Mac OS. Eles são relativamente menos numerosos e, portanto, não constituem o alvo principal dos invasores que procuram atacar o maior número possível de sistemas. Além disso, o Google construiu o Chrome OS para ter uma segurança brilhante e anuncia isso abertamente como um dos principais benefícios de ter o Chrome OS. No entanto, se você tiver o Modo de desenvolvedor habilitado para ajustar sua máquina ou se os Chromebooks se tornarem populares o suficiente para entrar no radar de atacantes de ransomware, quão seguro é o seu Chromebook?



O ransomware funciona criptografando o armazenamento local em seu dispositivo para torná-lo inacessível. Os Chromebooks armazenam a maior parte de seus dados na nuvem e, portanto, são relativamente seguros contra ataques de criptografia. A pasta local Downloads pode, em teoria, ser vulnerável à criptografia. Portanto, é recomendável fazer um backup da pasta Downloads, ou melhor ainda, armazene todos os seus downloads na nuvem diretamente .



No entanto, os arquivos do Google Drive também são armazenados localmente em seu Chromebook e são sincronizados com a nuvem regularmente. Portanto, o ransomware poderia criptografar os arquivos do Google Drive armazenados localmente, que seriam sincronizados automaticamente com a nuvem, estendendo o alcance do ransomware ao seu armazenamento na nuvem.



No entanto, não há razão para se preocupar com isso. O conteúdo do Google Docs (incluindo documentos, planilhas, apresentações e formulários) não será prejudicado. Esses arquivos armazenam apenas links para os arquivos localmente, e o conteúdo é seguro na nuvem. Se o ransomware criptografar seus links, eles serão quebrados, mas os arquivos estarão seguros. Quanto a outros arquivos, o Google Drive permite que você acesse versões anteriores de qualquer arquivo enviado. Portanto, se o ransomware criptografar determinados arquivos, você sempre poderá acessar os arquivos anteriores não criptografados por meio deste serviço. Caso você se encontre nessa situação, veja como acessar versões anteriores de arquivos no Google Drive.

Recuperar arquivos do Google Drive

Primeiro, vá para drive.google.com . No canto superior direito, há um botão ‘i’, onde i representa informações. Ao clicar nesse botão, você pode rastrear todas as alterações recentes em seus arquivos no Google Drive.



Caso o ransomware chegue aos seus arquivos, você verá sob esta barra lateral que certos arquivos foram adulterados. Agora, para recuperar as versões mais antigas de seus arquivos, selecione um arquivo específico que deseja recuperar no Google Drive.

Você verá que, após a seleção, a seção Atividade mostrará as mudanças específicas feitas naquele arquivo em particular. Se o arquivo foi criptografado por ransomware, você pode baixar uma versão mais antiga e não criptografada do arquivo. Primeiro, clique com o botão direito no arquivo para abrir o menu de opções. No menu de opções, você verá ‘Gerenciar versões’. (Se você não vir esta opção, isso significa que o arquivo tem apenas uma versão e provavelmente não foi afetado pelo ransomware)

Em ‘Gerenciar versões’, você verá uma lista de todas as versões anteriores do arquivo nos últimos 30 dias e poderá baixar qualquer versão anterior que esteja protegida contra criptografia.

Você terá que baixar as versões anteriores de cada arquivo individualmente, pois não há como baixá-los em lotes. Este é um processo longo e enfadonho, mas no final, pelo menos seus arquivos estarão seguros.

O Google Drive está protegido contra ransomware por enquanto. No entanto, ainda não é recomendado que você baixe gratuitamente qualquer arquivo suspeito ou abra um e-mail perigoso em seu Chromebook. Se nada mais, a precaução vai economizar algumas horas extras de download de arquivos. Na maior parte, porém, (graças ao Google Drive e à baixa popularidade), os Chromebooks são relativamente seguros contra vírus e ransomware.

3 minutos lidos