Como instalar e configurar o servidor da Web Apache no Ubuntu / Debian



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Nenhum outro pacote de servidor Web está nem perto de ser tão popular quanto o Apache. Atualmente, estima-se que pouco mais da metade de todos os sites online servem a partir de um pacote Apache. Ubuntu e Debian são distribuições Linux populares para sistemas de servidor, e ambos vêm com pacotes especiais apenas para servidor. Isso torna o Apache e o Debian ou Ubuntu uma combinação vencedora na maioria das configurações. Embora existam muitos outros pacotes de servidor para escolher, o Apache é útil por causa de quantas rotinas diferentes são compatíveis com ele.



2016-11-24_223222



Embora o Debian e o Ubuntu construam os pacotes Apache da mesma maneira, isso difere de algumas outras estruturas de servidor. O openSUSE e a maioria das distribuições comerciais do Linux têm suas próprias maneiras de construí-lo. Se você está familiarizado com o esquema de gerenciamento de pacotes DEB, então pode já estar familiarizado com algumas das técnicas usadas para instalar esta arquitetura de servidor popular.



Instalando e configurando os pacotes Apache

A tecnologia de servidor Ubuntu e Debian geralmente vem sem nenhum ambiente de desktop carregado. Provavelmente, você trabalhará com uma interface Bash CLI pura, embora possa instalar outro interpretador de comando, se desejar. Para esta discussão, assumiremos que você está trabalhando em um console virtual com uma conta de usuário. Você pode alternar entre consoles virtuais mantendo pressionado CTRL e pressionando F1-F6. A tecla CTRL + F7 é reservada para um servidor XFree86, que você provavelmente não possui nesta configuração.

Comece fazendo login em sua conta. Depois de chegar ao prompt $, você pode começar a instalar o Apache Web Server. Emita os seguintes comandos seguidos de pressionar return:

sudo apt-get update



2016-11-24_222915

sudo apt-get install apache2

2016-11-24_222945

Dependendo de sua instalação, você pode receber uma tonelada de saída ou quase nenhuma. Se você receber algum aviso sobre os pacotes já instalados, tente emitir man apache2. Se você obtiver uma página de manual adequada, ela já está instalada. Se estiver escrito “Nenhuma entrada man para apache2,” então você vai querer tentar instalar novamente.

Assim que os pacotes forem instalados, você já estará executando um servidor Web funcional. Testar se o Apache está funcionando corretamente requer um navegador da web. Acesse o endereço IP do seu VPS digitando-o na barra de endereços de um navegador gráfico ativo conectado à Internet em outra máquina ou vá para um navegador CLI como o Lynx e faça o mesmo.

Você receberá uma página muito básica que lê seu nome de domínio ou o endereço IP de seu servidor, se estiver funcionando corretamente. Isso significa que você tem o servidor em execução, mas ainda não adicionou nada à sua página. Agora você pode iniciar a configuração, se desejar. Use o comando cd para ir para o diretório Apache digitando 2016-11-24_223145e digite ls para obter uma lista de diretórios. Se o seu servidor não fornecer saída em cores, use dir –color ou ls –color para ver quais entradas são arquivos de texto simples e quais diretórios. O que está na lista dependerá de qual versão dos pacotes Apache instalados. Vários lugares na estrutura do arquivo são de particular importância:

- ports.conf: hosts virtuais ouvem as portas registradas dentro deste arquivo. Certifique-se de que as informações estejam atualizadas para oferecer suporte ao seu sistema SSL. Se você usa SSL, experimente sudo nano conf.d para verificar a configuração SSl e os padrões de segurança.

- apache2.conf: A maioria das opções de configuração são definidas neste arquivo, e o binário apache2 sempre verificará este arquivo primeiro para ver se uma opção específica foi definida. Digite sudo nano apache2.conf quando estiver no diretório para editar este arquivo. Você percebe que este arquivo apresenta três seções separadas. O primeiro permite que você altere os processos do servidor Apache em um nível global. As configurações padrão do servidor são todas colocadas na segunda seção e os hosts virtuais são definidos na terceira. Distribuições baseadas em Debian, incluindo Ubuntu, requerem a maioria das configurações na parte inferior usando as diretivas de inclusão. Existem várias configurações de inclusão na parte inferior do arquivo.

- sites-available & sites-enabled: estes são subdiretórios dentro do diretório. O primeiro define qual conteúdo é servido, independentemente de quais configurações estão ativas. O segundo define as definições do host virtual e contém principalmente links simbólicos para arquivos armazenados no primeiro.

Você pode receber um erro durante a configuração que diz:

O programa ‘nano não está instalado atualmente. Você pode instalá-lo digitando:

sudo apt install e3

Isso significa que a instalação do seu servidor Ubuntu ou Debian não inclui, na verdade, o editor de texto nano. Você pode instalá-lo emitindo o comando selecionado ou substituir a palavra nano por vi na maioria dos seus comandos. Algumas formas de vi ou vim geralmente serão incluídas em seu pacote. Essa também é uma boa ideia se você preferir o vi ao nano.

Ao examinar as linhas de inclusão e outras configurações, você pode encontrar algumas das principais que deseja alterar. O Apache define um parâmetro de tempo limite de 300, o que significa que seu servidor tem 300 segundos para atender a cada solicitação. A maioria das pessoas gosta disso em menos de um minuto. KeepAlive geralmente assume como padrão off, o que força cada solicitação a carregar uma nova conexão. Ativá-lo permite que as conexões permaneçam abertas para que os clientes possam emitir várias solicitações. Se você ajustar isso, defina um número personalizado na seção MaxKeepAliveRequests. Esta linha diz ao Apache quantas solicitações individuais uma conexão trata antes de morrer. Defini-lo como 0 forçará o Apache a atender a solicitações ilimitadas para cada conexão. Você também pode eliminar as conexões definindo um número limite de tempo limite em segundos na linha KeepAliveTimeout.

Se você quiser verificar quais módulos foram compilados em seu pacote Apache, volte ao prompt da CLI e emita este comando:

apache2 -l

Você pode ver prefork.c, http_core.c, mod_so.c e muitas outras opções. O código http_core.c mais do que provavelmente teve que ser incluído para que seu pacote Apache funcionasse corretamente. Os pacotes Debian e Ubuntu instalados através do sistema apt tendem a ter todos os módulos necessários compilados de quando foram feitos.

4 minutos lidos