Como obter versões anteriores de aplicativos Android

O Android não seria tão popular hoje em dia se não houvesse milhões de aplicativos disponíveis para ele. A Play Store cresce diariamente com todos os tipos de aplicativos, de soluções de produtividade a jogos casuais. Se você estiver usando o Android, provavelmente notou que todos os aplicativos são atualizados automaticamente para as versões mais recentes. É assim que você sempre terá acesso aos recursos mais recentes.

Isso é perfeitamente normal, mas às vezes você pode não gostar de atualizar todos os seus aplicativos para as versões mais recentes. Por quê?

Você pode ter um dispositivo mais antigo e executar as versões mais recentes de seus aplicativos favoritos diminuiria significativamente o desempenho do dispositivo. Além disso, alguns desenvolvedores retiraram recursos de suas versões mais recentes do aplicativo, o que pode ser útil. Esses tipos de cenários fazem com que você queira fazer o downgrade de alguns de seus aplicativos para suas versões anteriores. Mas isso é possível?

Sim, ele é. Pode não ser tão direto quanto o processo de atualização, mas é simples o suficiente para que você possa fazer o downgrade de qualquer um de seus aplicativos por menos de 5 minutos. Fique comigo pelo resto do artigo, e você aprenderá como obter versões anteriores de aplicativos Android.

Preparando seu dispositivo Android

O processo de downgrade de seus aplicativos para versões anteriores envolve baixar os arquivos APK de uma fonte externa e, em seguida, enviá-los para o seu dispositivo para instalação. Para tornar esse processo possível, você deve permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Para fazer isso, vá para as configurações do seu dispositivo, abra a seção Segurança e, em seguida, habilite “Permitir instalação de fontes desconhecidas” Se você está lendo nossas postagens regularmente, provavelmente já o ativou.

Baixe os arquivos APK

Baixar os arquivos APK é tão simples quanto baixar qualquer arquivo da internet. Existem muitos sites onde você pode encontrar versões mais antigas de aplicativos Android. Nesse caso, usaremos APKMirror e você também pode usá-lo. Este site é constantemente atualizado com os arquivos APK para quase todos os aplicativos populares. Você só precisa entrar no site APKMirror e pesquise o aplicativo que deseja baixar. Depois de encontrar o aplicativo que está procurando, clique nele e role para baixo até a seção “Todos os lançamentos”. Lá você pode escolher a versão que deseja obter. Agora vá para a seção “Download” e escolha um dos arquivos oferecidos, depois baixe o arquivo.

Instalando os arquivos APK

Abra o arquivo APK de seus downloads, clique em instalar e pronto. Agora você pode aguardar a conclusão da instalação.

Desativar atualizações automaticamente

Você preparou seu aplicativo, mas antes de começar a usá-lo, certifique-se de que o recurso de atualização automática da Google Play Store esteja desativado. Porque, se não for, ele pode atualizar novamente o aplicativo para a versão mais recente.

Abra a Google Play Store e vá para as Configurações. Agora clique na seção “Atualizar aplicativos automaticamente” e escolha a opção “Não atualizar aplicativos automaticamente”. Finalmente, você pode começar a usar o aplicativo cujo downgrade acabou de fazer.

Embrulhar

O procedimento de downgrade de aplicativos Android não é limitado e você pode fazer isso em muitos aplicativos. Mas, lembre-se de que ainda recomendamos o uso das versões mais recentes de todos os aplicativos Android. Isso porque os lançamentos mais recentes trazem os patches de segurança mais recentes em seu dispositivo, essenciais para manter seus dados protegidos. No entanto, se você realmente precisa usar uma versão anterior de algum aplicativo Android, pode tentar este procedimento e não se envergonhe de compartilhar suas ideias conosco.