Como corrigir erro 99 da placa-mãe MSI



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários de PC que usam placas-mãe MSI não conseguem inicializar seus computadores. o código de erro 99 aparece no canto inferior direito da tela e não desaparece, independentemente das alterações de hardware que o usuário tenta fazer.



Erro 99 da placa-mãe MSI



Depois de investigar esse problema específico, descobrimos que existem vários cenários diferentes que podem causar esse código de erro específico. Aqui está uma lista de possíveis culpados:



  • Dados Temporários do Kernel Corrompidos - Acontece que você pode esperar ver esta mensagem de erro se o seu software de baixo nível contiver dados temporários corrompidos que são preservados entre as sequências de inicialização pela bateria CMOS. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema removendo temporariamente a bateria CMOS por tempo suficiente para permitir que o sistema 'esqueça' os dados temporários.
  • Inconsistência BIOS / UEFI - De acordo com alguns usuários afetados, esse problema também pode ocorrer quando uma configuração previamente aplicada (geralmente relacionada às tensões) está tornando o sistema tão instável que não é mais capaz de inicializar. Nesse caso, a solução mais rápida é retornar as configurações do BIOS / UEFI aos valores padrão.
  • PSU insuficiente - Se você estiver usando uma fonte de alimentação de baixo custo, é inteiramente possível que o motivo pelo qual você está vendo o código de erro 99 seja que seu sistema não é capaz de fornecer energia suficiente para satisfazer cada componente e periférico conectado. Nesse caso, você pode corrigir o problema desconectando periféricos não essenciais ou atualizando para um PSU mais poderoso.
  • Problema de E / S com portas USB - Caso você esteja usando um modelo MSI mais antigo que ainda tem Portas PS / 2 para teclado e mouse, é provável que você esteja lidando com uma falha bastante comum que ocorre quando periféricos baseados em USB são usados. Se este cenário for aplicável, uma solução rápida é conectar periféricos legados e remover seus equivalentes USB para superar o erro 99 da placa-mãe.
  • Problema de hardware - Sob certas circunstâncias, você também pode esperar ver esse erro quando um curto-circuito ou outro tipo de dano à placa-mãe estiver causando esse tipo de travamento crítico. Nesse caso, a única coisa que você pode fazer é enviar sua placa-mãe para conserto ou tentar obter uma substituição se você ainda estiver na garantia.

Método 1: limpar a bateria CMOS

Acontece que uma das razões mais comuns pelas quais você pode esperar ver o Código de erro 99 com placas-mãe MSI é uma inconsistência com as configurações de UEFI ou BIOS. Na maioria dos casos, esse problema ocorrerá devido a dados temporários que estão sendo preservados entre as inicializações pelo Bateria CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor).

Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema abrindo o gabinete do seu PC e removendo temporariamente a bateria CMOS para limpar qualquer informação que seja preservada entre as inicializações do computador.

Se você não sabe como limpar a bateria CMOS, siga as instruções abaixo para obter um guia passo a passo sobre como fazer isso:



Nota : As instruções abaixo aplicam-se apenas a PCs de mesa. Se você estiver enfrentando esse problema com um laptop MSI, remover a bateria CMOS é muito mais complicado e exigirá que você desmonte tudo antes de poder alcançá-la.

  1. Desligue o computador e desconecte-o da fonte de alimentação.
    Nota : Não é suficiente desligar o computador convencionalmente - Você também precisará desconectar o cabo de alimentação.
  2. Em seguida, remova a tampa lateral do seu PC e equipe-se com uma pulseira antiestática, se houver uma disponível.
    Nota : Uma pulseira estática o aterrará à estrutura do seu computador, o que é necessário se você deseja eliminar o risco de um curto-circuito que pode danificar as partes internas do seu computador. Uma pulseira irá aterrá-lo à estrutura do computador, o que uniformizará a energia elétrica propagada pelo PC.
  3. Depois de usar o equipamento adequado e conseguir abrir os gabinetes do computador, dê uma olhada na placa-mãe MSI e identifique a bateria CMOS. Ao vê-lo, use a unha ou um objeto não condutor para removê-lo do slot.

    Removendo a bateria CMOS

  4. Depois de remover com sucesso a bateria CMOS, espere 10 segundos ou mais para garantir que sua placa-mãe ‘esqueça’ as informações que a bateria CMOS estava ajudando a preservar.
  5. Após o período de tempo ter passado, insira a bateria CMOS de volta em seu slot e coloque a tampa lateral do seu PC de volta no lugar antes de reconectar a energia e inicializar o computador normalmente.
  6. Inicie o computador e veja se este método permite que você ultrapasse o código de erro 99 gerado pela placa-mãe MSI.

Se o mesmo problema persistir, vá para a próxima solução potencial abaixo.

Método 2: redefinindo BIOS / UEFI para o padrão (se aplicável)

Se o problema for intermitente (às vezes, permite que você passe da tela inicial), você pode consertar o problema redefinindo seu BIOS (sistema básico de entrada / saída) ou UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) configurações.

Se este problema for causado por uma falha de BIOS ou UEFI ou configuração que torna o sistema instável, você deve ser capaz de corrigir o problema redefinindo o BIOS / UEFI menu para os valores padrão. Essa correção potencial foi confirmada para ser eficaz por muitos usuários afetados.

No entanto, lembre-se de que dependendo do tipo de software de baixo nível que você está usando, as instruções para redefini-los serão diferentes.

Por causa disso, reunimos 2 sub-guias diferentes que irão guiá-lo através deste processo, independentemente se você estiver usando BIOS ou UEFI:

A. Redefinindo as configurações do BIOS para o padrão

  1. Ligue o seu PC e pressione repetidamente o Chave de inicialização (chave de configuração) imediatamente após ver a primeira tela de inicialização. Se você não sabe qual é a sua chave de inicialização, normalmente ela deve ser exibida na parte inferior da tela.

    Pressionando a tecla Setup para entrar nas configurações do BIOS

    Nota : Se a tela de configuração não for exibida na tela, procure online pela chave de inicialização que é específica para o seu modelo de placa-mãe. Na maioria dos casos, a configuração (tecla de inicialização) é a Tecla Del (computadores Dell) , a Esc chave, ou um dos Teclas F (F1, F2, F4, F8, F12) .

  2. Quando você finalmente estiver dentro do BIOS configurações, procure um menu chamado Padrões de configuração ( Restaurar ao padrão, Configuração padrão , ou Padrão de fábrica ) Em seguida, use o Carregar configurações padrão opção para reverter suas configurações de volta aos valores padrão.

    Carregar configuração de sistema padrão

  3. Salve as alterações feitas antes de sair das configurações do BIOS e aguarde a próxima inicialização ser concluída.

B. Redefinindo as configurações de UEFI para o padrão

  1. Se você não conseguir passar da tela inicial, force 3 sequências de inicialização consecutivas (desligue seu PC durante a inicialização) para forçá-lo a entrar no Recuperação cardápio.
  2. Assim que o seu computador finalmente inicializar no Recuperação menu, vá para Solucionar problemas> Avançado e clique em Configurações de firmware UEFI.

    Acessando as configurações de firmware UEFI

  3. Por fim, clique no Reiniciar botão e confirme sua escolha. Depois de fazer isso, o computador será reiniciado diretamente no Menu UEFI .

    Reiniciando o computador diretamente no UEFI Setup

  4. Em seguida, seu computador inicializará diretamente nas configurações UFI. Assim que estiver finalmente dentro, olhe em volta para o Restaurar menu e escolha Restaurar padrão. Lembre-se de que o local e o nome padrão dessa opção variam dependendo do tipo de UEFI e do fabricante da placa-mãe.

    Restaurar as configurações de UEFI para os padrões

  5. No prompt de confirmação, confirme a redefinição das configurações de UEFI e veja se a próxima inicialização ocorrerá sem o mesmo código de erro 99.

Se você já tentou redefinir as configurações do BIOS ou UEFI e ainda está vendo o mesmo código de erro da placa-mãe MSI, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Removendo periféricos (se aplicável)

O código de erro 99 com placas-mãe MSI é frequentemente associado a um erro relacionado a dispositivos USB com falha conectados via portas do painel frontal (teclados sem fio, discos rígidos, impressoras, hubs USB, etc.)

E, ao que parece, alguns usuários afetados que também estavam lutando contra esse problema conseguiram consertar o problema depois de desconectar alguns periféricos desnecessários. Alguns usuários afetados confirmaram que o problema desapareceu depois que eles desconectaram um HDD / SSD externo, enquanto outros conseguiram evitar o código de erro 99 desconectando seus fones de ouvido alimentados por USB.

O fato de que essas soluções alternativas foram eficazes parece sugerir que você também pode estar lidando com um problema de E / S (entrada / saída) ou pode ser um caso clássico de um PSU (unidade de fonte de alimentação) que é incapaz de fornecer energia suficiente para todos os componentes que estão atualmente conectados ao seu PC.

PSU

Se você não quiser atualizar sua PSU para uma nova unidade com uma capacidade maior, nossa única opção é desconectar todos os dispositivos não essenciais que atualmente estão utilizando energia fornecida por sua PSU.

Se você já tentou remover todos os dispositivos não essenciais que estão conectados ao seu PC e ainda está enfrentando o mesmo erro 99, vá para o próximo método.

Método 4: conectando o mouse e / ou teclado via portas PS / 2

Lembre-se de que se você estiver usando uma placa-mãe MSI mais antiga que ainda tem slots PS / 2, pode estar lidando com um problema de E / S causado por periféricos conectados via USB. Estranho o suficiente, alguns usuários afetados conseguiram corrigir o problema desconectando seu USB e teclado e conectando periféricos mais antigos através da porta PS / 2 legada.

Slots PS / 2

Isso pode parecer uma solução estranha, mas há muitos relatórios de usuários confirmando que esse método permitiu que eles ultrapassassem o código de erro 99 acionado pelas placas-mãe MSI.

Portanto, se você tiver slots PS / 2 na placa-mãe e ainda tiver periféricos legados para conectá-los aos slots, faça isso e veja se consegue evitar o código de erro 99 totalmente.

Por outro lado, se esse cenário não for aplicável, vá para a correção potencial final abaixo.

Método 5: envie para substituição (se aplicável)

Se nenhum dos métodos acima funcionou para você, deve começar a considerar o fato de que você pode estar lidando com um curto-circuito que acabou atrapalhando suas partes internas.

Vários usuários que se encontram em uma situação semelhante conseguiram corrigir o problema, enviando sua placa-mãe (ou PC inteiro) para substituição se ainda estiverem na garantia.

Caso sua garantia tenha expirado e você tenha uma placa-mãe diferente que seja compatível com sua CPU, GPU e RAM, você pode movê-los para a outra placa-mãe e ver se seu computador inicializa sem problemas.

Tag MSI 6 minutos lidos