A diferença: fontes de alimentação com classificação ouro e bronze

Escolher e instalar uma fonte de alimentação para um PC de jogos não é realmente uma tarefa difícil. A primeira coisa a fazer é fazer uma estimativa aproximada de quanta energia você realmente precisa para o seu sistema. A regra geral é ter um pouco de espaço livre e uma fonte de alimentação um pouco maior do que suas necessidades. Isso é puramente para fins de segurança futura. Mas você deve ter visto emblemas diferentes em várias fontes de alimentação. Eles geralmente têm rótulos como 80+ com algum tipo de nome para certificação. Os mais comuns são 80+, 80+ bronze, ouro e prata.



Imagem: sapphirenation.net

Mas o que significam todos esses emblemas e certificações? E deve ser uma preocupação real para o consumidor médio? Isso é o que vamos discutir hoje. Este breve guia explicará as diferenças nas classificações de PSU e de qual você realmente precisa.



O que é certificação para mais de 80 anos?

Primeiro, vamos esclarecer algumas confusões. Uma fonte de alimentação de consumo que oferece a eficiência nominal o tempo todo simplesmente não existe. Isso é para economizar energia quando o sistema está ocioso. Suponha que você tenha uma fonte de alimentação de 400 W e ela consuma 475 W de energia da parede. Isso significa que os 75 W restantes não são utilizados e são simplesmente convertidos em calor. Portanto, sua eficiência é 475W / 400W. Isso equivale a 80% de eficiência.



Simplificando, PSUs mais eficientes geram menos calor e desperdiçam menos energia. Se uma fonte de alimentação fornece 80% de eficiência em 20% da carga, 50% da carga ou 100% da carga, provavelmente tem uma certificação 80+. Definitivamente, você deve procurar esta certificação se estiver pensando em instalar a PSU em um novo sistema.



Fontes de alimentação com classificação ouro vs bronze

Todos os mais de 80 PSUs certificados oferecem eficiência de 80% em uma carga especificada (mencionada acima). Mas existem mais algumas variações para isso. Outra coisa a se notar é que mais de 80 PSUs também têm marcas adicionais, como 80+ bronze, prata, ouro, titânio e platina. A diferença entre todos eles é que alguns possuem uma eficiência maior com carga de 20%, 50% e 100%. Os mais comuns que vemos os fabricantes lançando são 80+ bronze e 80+ ouro.

PSUs com classificação de bronze

Imagem: lummyshop.com

Mais de 80 fontes de alimentação Bronze são mais do que suficientes para o consumidor médio. Essas PSUs fornecem uma eficiência consistente de 80% em 20%, 50% e 100%. O que significa que se o sistema for gradualmente colocado sob carga, uma fonte de alimentação classificada em bronze sempre terá uma eficiência de 80%.



Mais de 80 PSUs com classificação Bronze têm sido uma das fontes de alimentação mais populares para montagens de classe de consumidor. Eles geralmente são muito acessíveis e têm uma longa vida útil. Eles ainda são bastante confiáveis ​​(pelo menos para PCs convencionais). Portanto, se você não está muito animado para comprar uma fonte de alimentação, mais de 80 bronze provavelmente será o suficiente.

PSUs com classificação ouro

Imagem: Rosewill.com

Fontes de alimentação 80+ Gold são comercializadas no segmento premium do mercado. Honestamente, isso é mais do que a maioria das pessoas precisará. Ir mais alto do que isso simplesmente não faz sentido para muitas pessoas. Dar uma olhada nas especificações deve mostrar o porquê. Com carga de 20%, eles oferecem eficiência de 87%. Com 50% da carga, fornecem 90% de eficiência. Finalmente, com 100% de carga, eles podem ir até 87% de eficiência.

Além de serem obviamente mais confiáveis, eles têm um desempenho visivelmente melhor do que as PSUs classificadas em bronze. Outra coisa interessante a se notar é que mais de 80 PSUs Gold geralmente têm a melhor relação preço / desempenho. Então, se você puder desembolsar um pouco mais de dinheiro, é um bom investimento. Você terá paz de espírito com seu sistema por muitos anos.

Pensamentos finais

Felizmente, agora você está ciente das diferenças entre as classificações de PSU. Resumindo, se você está com um orçamento apertado, 80+ Bronze ainda é muito bom. No entanto, 80+ Gold é definitivamente mais confiável e um melhor investimento geral para proteção futura. Ainda há muitas coisas que precisam ser feitas para descobrir uma fonte de alimentação. Como o ventilador usado, qualidade de construção e confiabilidade geral. A diferença entre eles é importante e é sempre uma boa ideia obter uma fonte de alimentação com classificação superior, se possível. No entanto, se você estiver interessado em comprar um novo PSU para seu computador de jogos, não se preocupe, pois já postamos um guia especializado do melhores fontes de alimentação você pode obter em 2019.