Como aplicar pasta térmica da maneira certa

Se você explorou o reino da construção de PCs, não há dúvida de que ouviu boatos sobre a pasta térmica mágica. Essa forma espessa de material também é conhecida como material de interface térmica (TIM), gel térmico, pasta de CPU, pasta de calor e graxa térmica.

Quer você o chame de material térmico ou pasta térmica, o fato é que aplicá-lo corretamente pode reduzir significativamente as temperaturas da CPU e garantir que seu processador funcione perfeitamente.

Mas a questão é: como aplicar a pasta térmica da maneira certa? Se você é um daqueles entusiastas de PC, então você está no lugar certo na hora certa.

Por que você precisa aplicar pasta térmica?

As pastas térmicas são integradas quando você instala uma solução de resfriamento. Esteja você instalando um novo cooler de CPU ou aplicando soluções personalizadas de refrigeração a água de reposição à sua GPU, você integra a solução térmica.

Com isso em mente, é evidente que a pasta térmica é um material vital que protege sua CPU do calor intenso e seu dinheiro de virar fumaça. Embora a forma correta de aplicar uma pasta térmica seja importante, também é fundamental comprar o tipo correto de solução térmica, se você está confuso, verifique algumas opções confiáveis aqui .

Há uma grande chance de que você tenha encontrado diferentes técnicas de aplicação de pasta térmica, o que lhe causou muita confusão. Não se preocupe, estamos aqui para orientar você e, contanto que você aplique a quantidade certa no lugar certo, você está pronto para prosseguir.

Como Aplicar Pasta Térmica

Agora que cobrimos nossas bases, vamos pular direto para como você pode aplicar pasta térmica da maneira certa.

• Etapa 1: remover pasta térmica velha

Esta é a etapa mais básica de todas. Para aplicar uma nova pasta térmica, é necessário remover qualquer solução térmica previamente integrada do dissipador de calor e do processador.

Removendo pasta térmica pré-aplicada.

Use a extremidade plana do perfurador para raspar o máximo de pasta térmica velha que puder. Em seguida, remova a pasta térmica restante usando uma toalha de papel, pano de microfibra ou um filtro de café com álcool isopropílico - de preferência com concentração de 90% para limpar o resíduo restante. Quando terminar, deixe secar antes de ir para a próxima etapa.

• Etapa 2: Cooler da CPU

Mesmo que você tenha aplicado a pasta térmica corretamente, o que acontecerá se o cooler do seu processador, por algum motivo, não estiver funcionando corretamente?

Aplicando o cooler da CPU da maneira certa.

Muitas pessoas ignoram esta etapa porque acreditam que o cooler do processador está pronto para funcionar. Portanto, antes de começar a aplicar a solução térmica, verifique se o cooler do seu processador está funcionando e pronto para instalar. Certifique-se de que possui todas as ferramentas necessárias e um manual de instruções para consultar.

• Etapa 3: Aplicar pasta térmica

Se você seguiu corretamente as duas etapas acima, a etapa três será um passeio no parque. Para aplicar a pasta térmica, recomendamos usar o método proposto pelo fabricante do seu processador. Existem quatro maneiras de aplicar pasta térmica: método de espalhamento de superfície, método do ponto do meio, método da linha horizontal e método da linha vertical. Eu pessoalmente prefiro o método do ponto do meio e é isso que irei recomendar.

Aplicação de pasta térmica.

O método de espalhamento de superfície requer que você envolva o dedo com um pedaço de plástico. Depois disso, coloque um pouco de pasta térmica no processador e, em seguida, use o dedo para espalhar suavemente a pasta pelo (s) núcleo (s) do processador.

Os métodos de linha horizontal e vertical são exatamente como parecem, colocando a tira de pasta térmica horizontal ou verticalmente. Esses são métodos muito comumente usados, mas requerem um alto nível de concentração. Se você aplicar muito, a pasta pode vazar, o que pode danificar seu hardware.

Depois de aplicar a pasta térmica, vá para a próxima etapa!

• Etapa 4: Cooler da CPU

Na quarta etapa, tudo que você precisa fazer é colocar o cooler da CPU em cima do IHS do processador e aplicar uma leve pressão (no caso do cooler original da Intel).

Reinstalando um Cooler Intel CPU

Quando você ouvir um clique, isso significa que o cooler da CPU está no lugar certo. Por último, se você tiver qualquer outro cooler de reposição instalado, certifique-se de recorrer ao manual para obter as instruções de reinstalação adequadas.

• Etapa 5: mantenha a calma e verifique novamente seu trabalho

Depois de instalar o cooler da CPU, verifique se tudo está no lugar certo. Certifique-se de que a pasta térmica não esteja vazando das bordas da CPU. Se você encontrar qualquer pasta térmica na placa-mãe, significa que aplicou pasta demais.

Seria melhor se você limpar qualquer pasta que esteja fora de sua CPU, pois pode danificar seu hardware. Lembre-se, é apenas uma pasta térmica, não entre em pânico. Trabalhe em um ambiente calmo para garantir que você esteja totalmente concentrado na aplicação da pasta térmica.

Se o seu refrigerador não se move e tudo parece limpo, então você, meu amigo, fez um trabalho fantástico.

Veredicto Final

A pasta térmica é um componente crucial para a construção de PCs e, se você souber como aplicar a pasta térmica da maneira correta, poderá aumentar a vida útil da CPU ou GPU.

Agora que você sabe como aplicar pasta térmica, pode facilmente maximizar o uso da CPU e obter o melhor desempenho.

Então, o que você está esperando? Se as temperaturas de sua CPU estiverem altas e seu sistema estiver congestionando, aplique pasta térmica imediatamente!