Monitores 21: 9 vs 16: 9: Qual é o melhor?

Periféricos / Monitores 21: 9 vs 16: 9: Qual é o melhor? 3 minutos lidos

Como a maioria dos monitores convencionais disponíveis atualmente tem a mesma proporção, a maioria dos consumidores não conhece o formato 21: 9. As pessoas se preocupam mais com a tecnologia de exibição, taxas de atualização e qualidade geral do painel. Mas se você é uma daquelas pessoas que não estão cientes da popularidade crescente do ultrawide, você pode estar perdendo um possível gamechanger.

Mas o que é 21: 9? 21: 9 ou “Ultrawide” como muitos o chamam, é basicamente uma proporção de aspecto mais ampla em comparação com o 16: 9 padrão. Já notou barras pretas nas partes superior e inferior enquanto assistia a um filme? Isso porque a maioria dos filmes é filmada em uma proporção de aspecto amplo de 21: 9 ou semelhante.

Mas além de ser basicamente uma proporção de aspecto mais ampla, quais benefícios reais o 21: 9 oferece? Você deve considerar fazer um upgrade para o mundo Ultrawide? Lidaremos com todas essas questões nesta rápida comparação com 16: 9.

Uma análise rápida das resoluções ultralargas:

Os monitores ultra-amplos têm mais pixels espalhados horizontalmente. Se um monitor 16: 9 tem uma resolução de 1920 x 1080, então um monitor 21: 9 semelhante teria uma resolução de 2560 x 1080. 2K ou WQHD tem uma resolução de 2560 x 1440, que seria 3440 x 1440 em um similar Monitor 21: 9. Resumindo, ambas as resoluções têm consideravelmente mais pixels espalhados horizontalmente. Pode ficar ainda mais louco com uma resolução próxima de 5K em 21: 9, mas esse tipo de coisa não é muito prático para a pessoa comum.

21: 9 vs 16: 9, qual é o melhor para jogar?

O Ultrawide tem crescido em popularidade há muito tempo. Portanto, muitos jogos agora suportam a proporção de aspecto 21: 9 de cara. Em muitos jogos, isso fornece conteúdo mais visível e geralmente parece mais atraente aos olhos. Jogos graficamente intensos têm uma aparência ainda melhor. Se estivermos falando apenas de recursos visuais, os jogos que têm suporte nativo de 21: 9 parecem sem dúvida melhores.

Mas e quanto aos jogos competitivos? Bem, pode ser uma experiência agridoce dependendo do jogo. Para jogos com boa otimização, 21: 9 pode fornecer uma vantagem real devido ao aumento de pixels horizontalmente. No entanto, muitos jogos competitivos ainda carecem de suporte 21: 9, então você pode ficar preso com barras pretas nas laterais em alguns jogos. Outra coisa a considerar é que os monitores 21: 9 podem ser mais difíceis de dirigir do que os monitores 16: 9. Eles exigem um pouco mais de potência da GPU. Portanto, se você tiver uma GPU inferior, isso pode afetar sua taxa de quadros.

No entanto, o número de 100 Hz e uma taxa de atualização ainda maior de monitores 21: 9 está aumentando. Se você tiver o poder gráfico para controlar esses monitores, poderá ter uma grande vantagem em jogos competitivos.

Infelizmente, esses monitores custam muito porque ainda é um padrão emergente. Comparados com monitores 16: 9 semelhantes, eles podem ser consideravelmente caros. No geral, dependendo do jogo, diríamos que para jogos competitivos, um monitor de taxa de atualização mais alta de 16: 9 pode ser uma opção mais barata e melhor. Ainda 21: 9 ainda é definitivamente mais agradável para jogos para um único jogador e se você estiver interessado em obter um novo monitor Ultrawide imediatamente, não se preocupe, pois já cobrimos o Monitores 21: 9 você pode comprar em 2019.

Outros benefícios de 21: 9

21: 9 não se trata apenas de fornecer melhores recursos visuais em videogames. Como você tem mais espaço horizontal para trabalhar, eles se mostram excepcionalmente úteis em tarefas de produtividade. Dependendo do tamanho e da resolução, você pode ter duas ou mais janelas de tamanho normal abertas para uma melhor multitarefa. O espaço extra da tela também é útil na edição de vídeo, onde você tem mais espaço para trabalhar.

Imagem: Viewsonic.com

Além disso, os filmes parecem absolutamente deslumbrantes. Felizmente, não vemos essas horríveis barras pretas aqui, já que todos os filmes são filmados em formato widescreen. O filme ocupa todo o espaço da tela e pode fornecer uma experiência muito mais agradável. Ainda assim, tenha em mente que muitos programas de TV são filmados em 16: 9, então você vai se deparar com o letterbox (barras pretas nas laterais).

Veredicto Final

As pessoas que gostam de jogar jogos para um único jogador e assistir a muitos filmes vão adorar o 21: 9. É óbvio que você pode encontrar conteúdo para 21: 9 parece muito melhor do que 16: 9. No entanto, existem algumas desvantagens que devem ser consideradas. Seu jogo favorito pode não ter suporte Ultrawide, o que pode impedi-lo. Mas se os jogos que você deseja desfrutar forem compatíveis, você terá uma experiência incrível.