Como habilitar e desabilitar uma webcam no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Um gerenciador de hardware gráfico decente é uma das poucas coisas que ainda faltam em muitas distribuições Linux convencionais, o que pode dificultar a ativação e desativação de uma webcam. Você pode pensar que o Linux se recusa a reconhecer a webcam interna do seu laptop quando, na verdade, ela está simplesmente desligada. Quase distribuições que possuem um diretório em permitem que você ligue e desligue sua câmera facilmente, simplesmente editando um arquivo de texto.



Você pode querer executar lsusb em um prompt de comando antes de prosseguir para se certificar de que seu sistema reconhece sua câmera. Você deve encontrar uma linha que fornece um número de ônibus com uma marca específica. Se você não conseguir encontrá-lo, reinicie e entre no BIOS ou no menu de configuração U / EFI. Geralmente, você precisa pressionar F2 para isso na maioria dos laptops modernos. Certifique-se de que a câmera esteja habilitada aqui se desejar que o Linux tenha acesso a ela. Você também pode desativá-lo aqui se quiser desligá-lo, mas por razões de segurança, é melhor ainda desativá-lo de dentro do sistema operacional.



Método 1: desabilitando a webcam

Usuários de distribuições com o irá descobrir que o processo para ativar e desativar a câmera é quase idêntico. Mantenha pressionada a tecla Super ou Windows e pressione R para abrir uma caixa de execução. Você também pode manter pressionados Ctrl, Alt e T para abrir um terminal ou selecionar Terminal no menu Ferramentas do sistema no painel pop-up do Dash, Whisker ou KDE. Os usuários do Ubuntu também podem desejar digitar terminal na pesquisa Dash ou manter pressionados alt e F2 para obter uma linha rápida do menu do aplicativo.



Existem algumas maneiras de editar o arquivo em questão, mas a mais fácil é digitar gksu mousepad e pressione Enter. Será solicitada sua senha de administrador. Se você for um usuário dos desktops MATE ou GNOME3 ou do Ubuntu, você desejará substituir o mousepad por gedit. Aqueles que usam a área de trabalho do KDE Plasma vão querer usar o kdesu em vez do gksu. Você pode preferir usar gvim, leafpad ou outro editor gráfico.

Seu editor de texto pode avisar que você está usando a conta root, mas isso é perfeitamente normal, pois você precisa de acesso root para desativar a webcam. Role até o final do documento e adicione uvcvideo à lista negra e pressione a tecla Enter para adicionar uma linha extra. Os usuários do Ubuntu podem ter uma linha na lista negra com alguns comentários, enquanto aqueles que usam o Fedora podem ter um conjunto totalmente diferente. Basta adicionar a linha abaixo de qualquer outro texto e salvar o arquivo. Certifique-se de fechar o editor de texto rapidamente para evitar fazer outras alterações.



Use Arquivo e Salvar para salvar o documento ou mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione S e feche o editor de texto. Se você não fez isso graficamente e, em vez disso, usou para editar o arquivo, pressione a tecla Escape e digite: wq para salvar e sair. O Linux desabilitará a webcam na próxima vez que você reiniciar, embora você possa digitar sudo modprobe -r uvcvideo no terminal para desabilitar o serviço imediatamente. Você pode forçar sua remoção com sudo rmmod -f uvcvideo se receber qualquer tipo de mensagem de erro.

Método 2: habilitando a webcam

Se você desativou a webcam na tela de configuração do BIOS ou UEFI, será necessário reiniciar e manter pressionada a tecla F2 ou outra tecla para acessar o menu. Altere a configuração “Câmera” para [Ativado] antes de salvar e sair. Você pode então inicializar o Linux normalmente. Você precisará carregar para edição novamente. Você pode usar qualquer um dos editores acima, ou você pode querer usar para uma experiência mais orientada para o teclado. Os usuários do editor de texto gráfico vão querer selecionar a função Localizar no menu ou manter pressionadas as teclas Ctrl e F. Aqueles que usam o nano devem manter pressionadas as teclas Ctrl e W. Em ambos os casos, digite blacklist uvcvideo para localizar a linha em que este código está. Coloque um caractere # na frente dele para comentá-lo antes de salvar o arquivo e fechá-lo.

O Linux habilitará sua câmera após a próxima reinicialização, embora você possa forçar o kernel a carregar o suporte para o hardware com sudo modprobe uvcvideo da mesma maneira como desativando. Você precisará reiniciar se receber uma mensagem de erro deste comando.

Se você descobrir que ainda não pode usar sua webcam no Skype após ativá-la e tiver certeza de que a ativou na tela do BIOS, abra o Skype Linux nativo. Você pode encontrá-lo na pasta Internet no menu Dash ou Whisker. Como alternativa, você pode iniciá-lo pesquisando o Skype ou usando o LXMenu, dependendo do ambiente de trabalho que estiver usando. Abra o menu Opções e selecione Dispositivos de vídeo. Certifique-se de que “Habilitar vídeo do Skype” esteja marcado. O retângulo preto acima de “Mostrar que tenho vídeo para…” deve então se transformar em uma exibição de sua webcam. Caso contrário, selecione sua webcam na caixa suspensa.

Você terá que reiniciar novamente se não for capaz de encontrar um. Abra as opções do Skype na segunda reinicialização e volte para Dispositivos de vídeo. Selecione sua webcam e pressione Aplicar para ativá-la. As videochamadas devem funcionar normalmente daqui em diante. Se estiver usando qualquer versão do Web Skype, você precisará clicar no botão de aprovação ao fazer sua primeira chamada de vídeo para permitir que o Skype assuma o controle de sua webcam. Este é um recurso de segurança que entra em ação depois que o Linux finalmente reconhece que sua webcam foi ativada novamente.

Se você estiver usando uma webcam externa, certifique-se de que ela esteja conectada corretamente e aguarde alguns minutos antes de iniciar o Skype novamente. Você pode verificar se o Linux o reconhece executando lsusb em uma linha de comando assim que estiver conectado, mas se lsusb parece travar, provavelmente ele está procurando por novos dispositivos para localizá-lo.

4 minutos lidos