Como projetar um circuito de lâmpada noturna autônomo?

As técnicas de automação mais recentes são adotadas por poucas pessoas em suas casas. Nesta era moderna, as pessoas devem optar pelas técnicas de automação mais recentes para tornar sua vida mais fácil. Normalmente em nossas casas, ligamos e desligamos as luzes manualmente. Isso geralmente acontece à noite, quando vamos dormir. O aquecimento global é um problema sério nos dias de hoje e qualquer coisa que contribua para minimizar o aquecimento global deve ser incentivado. As lâmpadas economizadoras de energia usadas no passado produziam carbono que era perigoso para a saúde. Com o avanço da tecnologia, Diodos emissores de luz (LEDs) foram inventados e produziram menos carbono e, portanto, contribuíram para minimizar o aquecimento global. A demanda por LEDs está aumentando rapidamente hoje em dia porque eles não são muito caros e duram mais. Neste projeto, explicarei os circuitos e o princípio de funcionamento de uma lâmpada noturna que usará LEDs de alta potência. Os LEDs estão ligados EM à noite e eles são girados automaticamente FORA durante o dia.



Lâmpada noturna automática

Como montar um resistor dependente de luz com outros componentes eletrônicos?

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista de componentes e passar por um breve estudo desses componentes, porque ninguém vai querer ficar no meio de um projeto apenas por causa de um componente ausente. A placa PCB é preferida para montar o circuito no hardware porque se montarmos os componentes na placa de ensaio eles podem se desconectar dela e o circuito ficará curto, portanto, a PCB é preferível.



Etapa 1: componentes necessários (hardware)

  • Resistor dependente de luz
  • Capacitor 1uF
  • Resistor de 100k Ohm
  • Resistor de 1k Ohm
  • Potenciômetro
  • Transistor BC548
  • Transistor de potência TN2905A / MJE3055
  • Resistor de 470 Ohm (x4)
  • LEDs (x25)
  • Clipe de bateria
  • FeCl3
  • Placa de circuito impresso
  • Pistola de cola quente

Etapa 2: Componentes necessários (software)

  • Proteus 8 Professional (pode ser baixado de Aqui )

Depois de baixar o Proteus 8 Professional, projete o circuito nele. Incluí simulações de software aqui para que seja conveniente para iniciantes projetar o circuito e fazer as conexões apropriadas no hardware.



Etapa 3: estudar os componentes

Como agora conhecemos a ideia principal por trás do projeto e também temos uma lista completa de todos os componentes, vamos dar um passo à frente e fazer um breve estudo de todos os componentes.



Resistor dependente de luz: Um LDR é um resistor dependente de luz que varia sua resistência com a intensidade da luz. Um módulo LDR pode ter um pino de saída analógica, pino de saída digital ou ambos. a resistência do LDR é inversamente proporcional à intensidade da luz, o que significa que quanto maior a intensidade da luz, menor a resistência do LDR. A sensibilidade do módulo LDR pode ser alterada usando um botão de potenciômetro no módulo.

Resistor dependente de luz

Transistor de potência: Um transistor pode realizar duas tarefas. Em um circuito, pode funcionar como um amplificador ou como um switch. Se estiver funcionando como um amplificador, ele pega uma quantidade muito pequena de corrente do lado da entrada e amplifica essa corrente do lado da saída. Se estiver funcionando como um interruptor uma minúscula corrente elétrica que flui por uma parte do transistor pode fazer com que a corrente maior flua pela outra parte dele. Um transistor normal é usado em circuitos simples onde uma pequena quantidade de corrente é controlada e um transistor de potência é usado em circuitos complexos onde lidamos com uma grande quantidade de corrente. Um transistor de potência pode transportar grandes quantidades de corrente sem explodir. Normalmente, os transistores de potência possuem dissipadores de calor instalados neles para que possam absorver o calor excessivo e evitar o aquecimento do transistor.



2N3055 Transistor de potência

Placa de circuito impresso: A placa PCB é usada no projeto dos circuitos eletrônicos. Uma fina camada de folha de cobre está presente no topo do PCB que é responsável pela condutividade. O PCB pode ser unilateral, dupla face ou multicamadas. A gravação química que é explicada abaixo divide essa camada de cobre em linhas condutoras separadas chamadas vestígios . Um circuito é feito primeiro no software e, depois de obter a impressão desse circuito, é colado na placa do PCB com a ajuda do Ferro. O principal benefício de uma PCB é que os componentes são soldados na placa e não são desconectados dela até que sejam dessoldados manualmente.

Placa de circuito impresso

PARA BC547 é um transistor NPN. Portanto, quando o pino da base é mantido no solo, o coletor e o emissor serão invertidos e quando o sinal for fornecido à base, o coletor e o emissor serão polarizados para frente. O valor de ganho deste transistor varia de 110 a 800. A capacidade de amplificação do transistor é determinada por este valor de ganho. Não podemos conectar a carga pesada a este transistor porque a quantidade máxima de corrente que pode fluir pelo pino do coletor é quase 500mA. A corrente deve ser aplicada ao pino da base para polarizar o transistor, esta corrente (IB) deve ser limitado a 5mA.

Transistor BC547

Etapa 4: Compreendendo o princípio de funcionamento

O circuito é alimentado por uma bateria de 9 V DC. No entanto, um adaptador CA para CC também pode ser usado para alimentar este circuito porque nosso requisito é 9 V CC. O transistor BC547 está funcionando em modo de saturação neste circuito. Eles são usados ​​para fins de comutação neste circuito e são responsáveis ​​por ligar e desligar os LEDs. Existem vinte e cinco LEDs de alta potência no circuito, portanto, um transistor de potência é usado aqui porque pode lidar com uma grande quantidade de corrente e um dissipador de calor está instalado nele para que o calor seja dissipado no ar através desse dissipador de calor e o transistor não está aquecido. O brilho desses LEDs de alta potência equivale a uma lâmpada fluorescente que basta e ilumina o ambiente. O circuito será montado em placa de circuito impresso e os LEDs deverão ser colocados a uma distância razoável para que não haja chances de curto-circuito e a luz fique muito bem distribuída na sala.

Etapa 5: Funcionamento do circuito

O circuito é projetado de forma que os LEDs de alta potência sejam responsáveis ​​por controlar a intensidade da luz do circuito. O resistor dependente de luz desempenha um papel vital no circuito. É responsável por girar EM e FORA os LEDs. O LDR segue o princípio da fotocondutividade. A resistência do LDR varia quando a luz incide sobre ele. Quando a luz incide sobre o LDR, sua resistência diminui e quando é colocada no escuro, sua resistência aumenta. Portanto, a comutação dos LEDs depende da resistência do LDR. Vinte e cinco LEDs são usados ​​no circuito. Na primeira conexão, cinco LEDs são dispostos em série e, junto com isso, cinco conexões paralelas são feitas e cada conexão tem cinco LEDs dispostos em série.

Etapa 6: Simular o circuito

Antes de fazer o circuito, é melhor simular e examinar todas as leituras em um software. O software que vamos usar é o Suíte Proteus Design . Proteus é um software em que circuitos eletrônicos são simulados:

  1. Depois de baixar e instalar o software Proteus, abra-o. Abra um novo esquema clicando no ISIS ícone no menu.

    ISIS

  2. Quando o novo esquema aparecer, clique no P ícone no menu lateral. Isso abrirá uma caixa na qual você pode selecionar todos os componentes que serão usados.

    Novo Esquemático

  3. Agora digite o nome dos componentes que serão usados ​​para fazer o circuito. O componente aparecerá em uma lista do lado direito.

    Selecionando Componentes

  4. Da mesma forma, como acima, pesquise todos os componentes. Eles aparecerão no Dispositivos Lista.

    Componentes

Etapa 7: Diagrama de Circuito

Depois de montar os componentes e ligá-los, o diagrama do circuito deve ficar assim:

Diagrama de circuito

Etapa 8: Fazendo um Layout PCB

Como vamos fazer o circuito de hardware em um PCB, primeiro precisamos fazer um layout de PCB para este circuito.

  1. Para fazer o layout do PCB no Proteus, primeiro precisamos atribuir os pacotes do PCB a cada componente do esquema. para atribuir pacotes, clique com o botão direito do mouse no componente que deseja atribuir ao pacote e selecione Ferramenta de embalagem.
  2. Clique na opção ARIES no menu superior para abrir um esquema de PCB.

    Design ARIES

  3. Na Lista de componentes, coloque todos os componentes na tela em um desenho que você deseja que seu circuito se pareça.
  4. Clique no modo de trilha e conecte todos os pinos que o software está dizendo para você conectar apontando uma seta.

Etapa 9: montagem do hardware

Como agora simulamos o circuito no software e ele está funcionando perfeitamente bem. Agora, vamos seguir em frente e colocar os componentes no PCB. Um PCB é uma placa de circuito impresso. É uma placa totalmente revestida com cobre de um lado e totalmente isolante do outro lado. Fazer o circuito no PCB é comparativamente um processo demorado. Depois que o circuito é simulado no software e seu layout PCB é feito, o layout do circuito é impresso em papel manteiga. Antes de colocar o papel manteiga na placa PCB, use um raspador para esfregar a placa de modo que a camada de cobre na placa seja diminuída do topo da placa.

Removendo a camada de cobre

Em seguida, o papel manteiga é colocado na placa PCB e passado a ferro até que o circuito seja impresso na placa (leva aproximadamente cinco minutos).

Passando a placa de PCB

Agora, quando o circuito é impresso na placa, ele é mergulhado no FeCl3solução de água quente para remover o cobre extra da placa, apenas o cobre sob o circuito impresso será deixado para trás.

Gravura PCB

Depois disso, esfregue a placa PCB com o raspador para que a fiação fique proeminente. Agora faça os furos nos respectivos locais e coloque os componentes na placa de circuito.

Perfuração de furos na placa PCB

Solde os componentes na placa. Finalmente, verifique a continuidade do circuito e se ocorrer descontinuidade em algum lugar, desosolde os componentes e conecte-os novamente. Aplique uma pistola de cola quente nos terminais do circuito para que a bateria não se solte se for aplicada qualquer pressão.

Verificando a continuidade do circuito

Etapa 10: Testando o circuito

Agora, nosso hardware está totalmente pronto. Coloque as ferragens em local adequado sobre a mesinha de cabeceira da cama e observe o funcionamento do circuito durante a noite. Se os LEDs forem trocados EM no escuro, isso significa que nosso circuito está funcionando corretamente. Este hardware também pode ser fixado na parede ou em qualquer local apropriado perto da cama para que haja bastante luz no quarto e se alguém quiser verificar as horas no celular, pode fazê-lo facilmente. A vida útil da bateria pode diminuir após algum tempo, portanto, ela deve ser monitorada continuamente e deve ser substituída quando secar!