Como excluir grandes blocos de texto no editor nano do GNU



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Embora haja uma guerra de editores, o editor nano continua a ser extremamente popular. É o editor de texto do console padrão em várias distribuições Linux diferentes neste ponto, e também se provou popular com alguns programadores. Não é fácil usar algumas das opções avançadas prontas para uso, no entanto, uma vez que elas são mapeadas para teclas usadas para outras funções em ambientes gráficos. Eles funcionarão facilmente para aqueles em terminais virtuais, mas não funcionarão tão bem para aqueles que executam algo como GNOME, LXDE ou KDE. Isso torna extremamente difícil extrair grandes blocos de texto que ocupam grande parte de um arquivo.



Felizmente, o software inclui alguns outros atalhos de teclado que devem funcionar em um shell gráfico. Para isso, vamos supor que você tenha o editor nano instalado e funcionando. Dito isso, existem instruções ligeiramente diferentes sobre como excluir esses grandes pedaços de texto, dependendo se você o executou a partir de um terminal virtual ou se está executando a partir de um shell gráfico.



Apagando texto ao final do arquivo no nano Editor do GNU

Você pode usar as setas do teclado para navegar pelos blocos de texto no editor nano. Comece posicionando o cursor bem na frente do texto que você gostaria de retirar do arquivo. Agora, se você estiver executando o programa em um console virtual, o que significa que você pressionou Ctrl, Alt e F2 para chegar a um ambiente de linha de comando de tela inteira, você pode simplesmente pressionar Alt e T ao mesmo tempo para excluir todo o texto o final do arquivo. Isso pode funcionar em ambientes xterm, rxvt e aterm muito tradicionais em um ambiente gráfico também.



Se você estiver executando em algo mais moderno como o Konsole do KDE ou o terminal xfce4, então Alt + T já é um atalho atribuído. Em vez disso, você deve pressionar e soltar a tecla Escape em seu teclado, que é mais do que provavelmente rotulada como Esc se seu teclado tiver rótulos. Depois de soltá-lo, você pode pressionar e soltar a tecla T. Isso pode parecer um pouco incomum no início, mas deve funcionar perfeitamente bem. Você notará que um grande pedaço de texto foi removido, de modo que tudo o que está após o cursor é repentinamente removido do arquivo. Dito isso, você ainda não salvou suas alterações.



Assim como você pressionou e soltou Esc antes de pressionar e soltar T, você pode fazer o mesmo para desfazer suas alterações. Pressione e solte a tecla Esc e, em seguida, pressione U para desfazer as alterações que você fez. Para refazer a ação uma segunda vez, pressione Esc e depois solte antes de pressionar a tecla E. Isso pode demorar um pouco para se acostumar, mas se torna mais fácil com um pouco de prática.

Os atalhos de teclado com os quais você deve estar familiarizado no mundo dos editores gráficos provavelmente não funcionam, pois eles também têm atribuições diferentes. Se estiver usando um terminal virtual ou um editor de terminal gráfico arcaico, você pode usar Alt + U para desfazer as alterações e Alt + E para refazê-las. Embora Alt + E esteja anexado ao menu Editar na maioria dos editores de terminal modernos, descobrimos que Alt + U realmente funcionava na instância do terminal xfce4 que usamos para tirar as capturas de tela deste artigo. Você pode querer tentar, já que é um pouco mais fácil do que usar a tecla Esc assim.

Contanto que você não esteja fazendo outras alterações, você pode continuar a repetir o processo de desfazer e refazer o corte até chegar a uma decisão permanente. Enquanto algumas pessoas insistem que ainda há uma guerra total de editores entre os vários editores de texto e embora prefiramos não tocar nisso, este truque torna o GNU nano um pouco mais útil para aqueles que editam grandes blocos de código.

Para valer a pena, o GNU nano na verdade tem muitos outros atalhos de teclado como este. Aqueles que usam terminais virtuais podem apertar a tecla F1 para obter uma lista completa que você pode percorrer com as teclas de seta. Mais uma vez, porém, há uma boa chance de que seu ambiente gráfico intercepte aquele pressionamento de tecla para que você possa usar o atalho Ctrl + G para obter exatamente o mesmo texto de ajuda. Pressione Ctrl + X para sair desta lista de recursos de usuário avançado. Mesmo que não traga o nano aos mesmos níveis de potência de alguns outros editores de texto, esses atalhos adicionais devem ajudar muito você nas tarefas diárias de edição de texto.

3 minutos lidos