Como comprar a placa-mãe perfeita para seu próximo PC

Periféricos / Como comprar a placa-mãe perfeita para seu próximo PC 7 minutos lidos

Comprar uma nova placa-mãe para o seu próximo PC pode ser uma provação que pode acabar demorando muito. Já se foi o tempo em que comprar algo tão importante como uma placa-mãe era simples e fácil de fazer. Com as pessoas cada vez mais cientes das opções disponíveis no mercado e de como elas funcionam, pode ser uma experiência menos do que fácil para a maioria de nós.



Tendo isso em mente, devemos saber que sempre que estivermos no mercado em busca de uma placa-mãe, podemos precisar de alguma orientação sobre qual opção é a melhor. Se você realmente quer ir com a melhor placa-mãe possível do mercado, como as que vimos em nosso artigo principal sobre as melhores placas-mãe para o 9900k aqui , este guia apenas tornará tudo mais fácil para você.

O guia cobre quase todos os aspectos para que você não tenha problemas para comprar a placa-mãe certa. Portanto, não vamos perder tempo com as formalidades e começar a olhar para todos os fatores que fazem parte da compra da placa-mãe perfeita.





Determine quanto você pode gastar

Primeiras coisas primeiro. Você precisa ser capaz de determinar quanto pode gastar. Este é um dos fatores mais importantes a se considerar sempre que você comprar uma placa-mãe, simplesmente por causa da longa lista de opções disponíveis em faixas de preços variadas.



Só para dar um exemplo, você pode comprar uma placa-mãe por um preço tão baixo quanto $ 50 ou tão alto quanto $ 500; e se você gosta de construir PCs extremos, pode até ir mais alto se desejar. Abaixo está um pequeno detalhamento de quais diferentes faixas de preço vão te dar.

  • $ 100 e abaixo: Nesta linha, você pode encontrar algumas placas-mãe realmente boas tanto no lado da AMD quanto da Intel. Você pode até encontrar placas-mãe com suporte para overclock nesta faixa de preço se estiver montando um PC AMD, mas se estiver montando um PC baseado em Intel, talvez você tenha que procurar mais por chipsets Z370 nesta faixa de preço. Existem algumas opções disponíveis à venda que você sempre pode procurar.
  • $ 150 e abaixo: Se você está procurando placas-mãe Z370 ou Z390, terá algumas opções decentes disponíveis no lado Intel das coisas. O mesmo se aplica ao lado da AMD, já que você pode encontrar algumas placas-mãe realmente legais que oferecem os recursos que a maioria dos jogadores está procurando nos dias modernos.
  • $ 200 e abaixo: Nesta faixa de preço, você pode encontrar uma grande variedade de placas-mãe incríveis. Claro, pode ser um pouco difícil para você, porque conforme você sobe as etiquetas de preços, você encontra mais e mais opções que pode comprar e, em tais situações, há tantas opções que pode facilmente confundir pessoas.
  • $ 200 e acima: Esta faixa de preço está reservada para as melhores placas-mães disponíveis. Fale sobre os extensos recursos de overclocking, excelente I / O, aparência incrível, estética brilhante e todos os itens acima combinados em um único pacote. Você pode encontrar inúmeras placas-mães topo de linha nessa faixa de preço e a melhor parte é que você também não precisa procurar muito. Mais uma coisa que queremos conversar é que você também pode encontrar placas-mãe HEDT nessa faixa de preço. O que significa que é fácil comprar a melhor placa-mãe X299 ou AMD Threadripper nesta faixa de preço.

A CPU que você planeja usar

Depois de decidir o orçamento, a próxima etapa é escolher a CPU que você planeja usar com ele. Você só tem duas empresas para escolher, mas várias opções, para começar. Para começar, você pode ir com a Intel, mas então você terá que decidir se deseja o mainstream 8ºgen ou o 9ºgen. No entanto, se não é isso que você está procurando, então você sempre pode ir para os processadores HEDT da Intel que vão nos chipsets X299. Os principais processadores da Intel usam o soquete LGA 1151, enquanto o chipset HEDT usa o LGA 2066.

No lado da AMD, você também pode escolher entre os processadores mainstream e HEDT. Os processadores principais são executados no soquete AM4, enquanto o HEDT é executado no soquete TR4 ou Threadripper. Antes de tomar uma decisão, certifique-se de estar totalmente ciente do tipo de carga de trabalho que seu PC estará suportando, para que você não encontre problemas que possam comprometer sua experiência geral.



O tamanho da placa-mãe

Outro fator realmente e mais esquecido é o tamanho ou o formato da placa-mãe em que você deve investir. Com tantas opções disponíveis, você realmente precisa ir para uma placa-mãe que seja boa para você e que não crie problemas para você, ou. Afinal, você o instalará no gabinete, e escolher o tamanho de gabinete errado pode causar alguns problemas que podem atrapalhar.

Os tamanhos mais comuns são ATX, micro-ATX e mini-ITX. Essas placas-mãe têm o maior suporte em termos de gabinetes disponíveis no mercado. No entanto, se você está optando por placas-mãe realmente topo de linha ou placas-mãe HEDT, talvez precise investir em algo como uma placa-mãe E-ATX para uma experiência adequada.

As portas na placa-mãe

Esta é na verdade uma consideração rudimentar, mas sempre que você comprar uma placa-mãe moderna, você deve sempre verificar as portas, porque você não quer acabar com portas faltando, ou portas que não planeja usar.

Tendo isso em mente, abaixo estão algumas das portas que você certamente deve procurar.

  • USB 3.0 / 3.1: Esta é uma das portas mais importantes, pois a maioria dos periféricos do mercado vem com suporte para esta porta. A maioria das placas-mãe topo de linha disponíveis no mercado tem até 8 dessas portas.
  • USB Tipo C: Outra porta importante que você deve procurar é a USB Type-C. Não é tão novo quanto costumava ser, mas como a maioria dos telefones e até mesmo alguns teclados e mouses suportam isso, é melhor tê-lo. A maioria das placas-mãe que vêm com essas portas oferece carregamento rápido para os dispositivos compatíveis, bem como taxas de transferência mais rápidas, o que é sempre um ponto positivo.
  • Thunderbolt 3: Este é um recurso bastante raro que você verá na maioria das placas-mãe do mercado, mas é extremamente importante. Especialmente quando você percebe que um único Thunderbolt 3 pode acionar dispositivos de última geração e fornecer taxas de transferência de até 40 gigabits por segundo. Algo que você não deve tomar levianamente.

Além das portas que mencionamos acima, certifique-se de que a placa-mãe que você está comprando tenha a mistura usual de portas, como as de áudio e de vídeo, caso você precise.

O número de slots de RAM que você precisa

Outra coisa importante que você deve sempre considerar é o número de slots de RAM necessários. Essa pode ser uma decisão conflitante para a maioria das pessoas. No entanto, as placas-mãe ATX mais comuns vêm com 4 slots de RAM, se você for com placas-mãe HEDT, elas têm 8 slots de RAM, e se você for com placas-mãe ITX ou mini ITX, você terá dois slots na maioria dos casos.

Existem algumas placas-mãe HEDT raras que estão disponíveis no formato mini-ITX e podem oferecer até 8 slots, mas como mencionei, elas são raras.

Os slots de expansão necessários

Outra coisa que você deve considerar sempre que for comprar uma placa-mãe é que os slots de expansão são muito importantes. Na maioria das vezes, acabamos pagando um prêmio pela maioria das placas-mãe disponíveis no mercado, porque temos a impressão de que ter slots de expansão extras é uma coisa boa e, embora isso seja verdade, uma coisa importante que você deve saber é que você vai pagar caro por slots de expansão extras.

Simplificando, sempre escolha a placa-mãe que tenha os slots que você deseja usar e planeja usar. Não aqueles que estão desnecessariamente disponíveis.

O chipset certo para usar

Isso é algo que muitas vezes acaba confundindo a maioria dos desenvolvedores de PC experientes. O chipset é um dos fatores que podem fazer ou quebrar sua experiência.

Para começar, no lado da Intel, você pode escolher entre H370, Q370, B360, H310 e Z370. O melhor do grupo é o Z370 porque oferece benefícios de todos os outros chipsets em um único pacote, mas só é bom se você estiver comprando um processador com SKU K para que também possa fazer overclock dele facilmente.

No lado da AMD, você tem a opção de escolher entre B450, B350, B300, X370 e X470. A coisa boa é que a maioria deles suporta overclock, então você realmente não precisa se preocupar com nada que possa entrar em seu caminho.

Estética

A última coisa que eu quero que todos vocês considerem quando forem comprar uma placa-mãe, preste atenção à estética. Considerando como você provavelmente está construindo um PC para jogos, a estética desempenha um papel importante e certamente o ajudará a comprar a melhor placa-mãe possível disponível no mercado também.

Felizmente, existem tantas placas-mãe disponíveis de diferentes fabricantes que cuidam bem da estética. Portanto, você pode comprar facilmente aquele que se adapta às suas necessidades de cores.

Conclusão

Comprar uma placa-mãe não é nada difícil. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser um processo tedioso para muitas pessoas. Na verdade, muitas pessoas se encontram em situações em que acabam gastando muito tempo procurando a placa-mãe certa.

Com este guia de compra, pretendemos tornar as coisas mais fáceis para quem está procurando uma boa placa-mãe para comprar e esperamos que tenha ajudado você a comprar a placa-mãe perfeita.