Google Reprogramando o mundo com material design, um navegador Chrome por vez

Android / Google Reprogramando o mundo com material design, um navegador Chrome por vez 3 minutos lidos

O princípio fundamental do design 3D por trás da linguagem do Material Design do Google. Créditos de imagem: Icons8

Opondo-se à moda de layouts 2D planos e elegantes que ainda são tendência em muitos dispositivos hoje, o Google lançou sua linguagem de design 3D baseada em grade, Design material , no verão de 2014. Desde então, é este ano que vemos o Google empregando-o como parte de uma grande reforma de seus servidores, nuvem, software e serviços. Parece que o Google está gastando 2018 atualizando seus produtos e integrando-os à linguagem do Material Design para produzir os aplicativos mais amigáveis ​​e satisfatórios para o consumidor na web. A nova linguagem também atinge um alto grau de uniformidade em todas as plataformas e dispositivos, independentemente da forma e do tipo de tela. Isso permite que os programadores criem aplicativos em uma linguagem padrão que se adaptam a quase todas as telas existentes e retêm todas as funcionalidades conforme pretendido. Esta é uma tarefa bastante difícil para desenvolvedores de aplicativos hoje em dia, e o Material Design acaba de torná-la muito mais fácil.

Os princípios subjacentes à linguagem seguem uma abordagem de priorização do usuário, estabelecendo o que o usuário deseja ver e traduzindo para um formato que é naturalmente decifrável da mesma forma para o olho humano. Não vemos objetos em 2D. A linha de visão humana vê comprimento, largura e profundidade, e o Material Design se baseia em todas essas três dimensões de visão, considerando que os locais em sua grade padrão também têm profundidade, o que determina como as camadas do design se sobrepõem. Incorporar profundidade à perspectiva da tela também adiciona uma sensação de peso aos objetos vistos. Isso torna os gestos mais realistas por parte do usuário e os comportamentos dos objetos na tela mais confiáveis.

A tendência do Flat Design vs. A Revolução do Material Design. Créditos de imagem: Greynium Information Technologies Unip. Ltd

Enquanto a tendência bidimensional foi e ainda é considerada um desenvolvimento prático no design de aplicativos conhecido por remover elementos periféricos, como sombras e espaços para permitir uma grade de tela melhor utilizada, a lenta reintrodução da terceira dimensão pelo Material Design do Google traz de volta as sombras tão importantes que de fato ajudaram o espectador a decifrar o que estava na tela. O motivo pelo qual uma abordagem 2D foi estabelecida tinha muito a ver com o fato de que a uniformidade em vários tamanhos de tela era difícil de conseguir com muitos desses itens periféricos na tela. O Google, no entanto, conseguiu encontrar uma maneira de manter esses periféricos e, de fato, expandir sua base de monitores ainda mais do que nunca. O Material Design é capaz de assumir as menores telas circulares dos relógios, bem como as maiores telas retangulares comerciais, tudo em um idioma.

O Google investiu muito tempo, esforço e mão de obra no desenvolvimento dessa linguagem porque, para eles, não se trata de um navegador da web ou de alguns smartphones diferentes. Na última década, o Google mergulhou em toda e qualquer tecnologia. Desde projetar assistentes inteligentes, condicionadores de ar inteligentes, televisores inteligentes, óculos inteligentes e janelas inteligentes até continuar a desenvolver smartphones, tablets e computadores pessoais de primeira linha, o Material Design define a linguagem padrão usada para programar qualquer coisa que o Google definir. A linguagem permite a comunicação perfeita entre todos os dispositivos e aplicativos do Google, ao mesmo tempo que torna mais fácil para os programadores padronizar seus aplicativos em um idioma para todo o Google.

Depois de atualizar seu Google Mail com Material Design no início deste ano, o Google decidiu desenvolver seu popular navegador da web, e a boa notícia é que começamos a jornada conforme a atualização se desenvolve. Há muito tempo, o Google Chrome tem um modo de desenvolvedor integrado em seu navegador para implementar continuamente os desenvolvimentos do navegador para testes em tempo real antes de serem lançados oficialmente no próprio navegador padrão. Embora as atualizações nesta versão estejam na fase beta e estejam sujeitas a mau funcionamento e travamentos, mudar seu Chrome para Canário pode permitir que você obtenha um assento na primeira fila para o processo de desenvolvimento do navegador da web. “Fique na vanguarda da web”, diz o Google, mas “Esteja avisado: o canário pode ser instável”. Ouvindo muitos entusiastas da tecnologia que comentaram sobre sua jornada com o Chrome Canary, podemos esperar que o navegador elimine muito do que bagunça nossas telas e apresente uma tela mais limpa e elegante que de alguma forma ainda está em linha com a filosofia de papel cartão da linguagem do Material Design.

Ideologia de cartões do Google sobre a qual o material design é construído. Créditos de imagem: Google Developers

Com essas recentes integrações do Material Design nos serviços do Google, especialmente o renomado sistema operacional Android, só podemos esperar ver mais em uma infinidade de outros dispositivos do dia a dia que o Google tem a oferecer. O material design parece ser a maneira do Google de programar o mundo perfeitamente em conjunto e não poderíamos estar mais felizes se for feito de uma forma que garanta o prazer de nossos olhos e como queremos ver nosso mundo.